Azar tira Portugal da final

Seleção Sub-17

A Equipa das Quinas perdeu, este domingo, nas grandes penalidades, diante da França e fica pelo caminho no Campeonato da Europa da categoria.

CONSULTE AQUI O MEDIA GUIDE

A Seleção Nacional sub-17 perdeu nas grandes penalidades, este domingo, diante da França, em jogo a contar para a meia-final do Campeonato da Europa da categoria, após um empate a dois golos no tempo regulamentar.

Na disputa por um lugar na final, foram os franceses a procurar de forma mais afincada o golo, embora sem criar grande perigo para a baliza portuguesa. Poder-se-á mesmo dizer, que na primeira verdadeira chance de golo, a formação gaulesa inaugurou o marcador, por intermédio de Zaire Emery, com um tiro do meio da rua (8').

A reação surgiu quatro minutos depois, através do inevitável Afonso Moreira (12'), com um tiro indefensável já dentro da área, após passe de Ussumane Djaló. Um grande golo do extremo português que o coloca igualado com outros dois atletas na primeira posição da lista dos melhores marcadores da prova.

O jogo estava aberto e o golo podia cair para qualquer lado, ou não estivessem em campo os dois melhores ataques do Campeonato da Europa. No minuto seguinte ao golo português, Diogo Fernandes com uma boa intervenção negou o segundo aos franceses.

O minuto 20' traria o magia pura vinda da bota de Dário Essugo. Sem pressão em zona frontal, o número 16 da Equipa das Quinas sentiu-se confiante, puxou o pé atrás e marcou aquele que, certamente, será considerado o melhor golo do Campeonato da Europa. Portugal estava em vantagem pela primeira vez na partida.

Portugal era um perigo à solta a aproveitar os espaços deixados pela congénere francesa, mas também de bola parada. Afonso Moreira (31'), na cobrança de uma falta que o próprio sofreu, tenta surpreender o guarda-redes com um chapéu e a bola bate na barra da baliza. 

A resposta francesa surgiu ao minuto 37' por Tel, também com a bola a bater nos ferros, desta feita no poste esquerdo da baliza portuguesa. 

Antes do intervalo, a França viria a reestabelecer o empate, desta feita beneficiando de uma infelicidade de João Muniz (45+2') que viu o seu desvio ir parar à própria baliza.

A segunda parte começou com duas oportunidades para a França, aos 54' e aos 61', apesar de o equilíbrio ser a palavra de ordem no encontro. Portugal procurava arranjar forças nas suas entranhas e a França ia-se mostrando melhor fisicamente força do cerca de dia e meio que teve a mais para recuperação. 

Ao minuto 64', momento arrepiante no Estádio Netanya com Ivan Lima a chocar com Sarr e a sair lesionado, em maca, após vários minutos de assistência médica. O jogador teve, naturalmente que sair, e Portugal ficava privado de um dos elementos em melhor forma nesta prova.

A França ia pressionando e Diogo Fernandes foi chamado a intervir ao minuto 73', com uma boa intervenção.

Portugal também ia tentando fazer mossa sempre que possível e Vivaldo Semedo esteve a milímetros do golo (78'), quando cabeceou ao primeiro poste, após um canto marcado do lado esquerdo do ataque luso.

Os minutos finais decorreram sem as equipas arriscarem em demasia e o empate persistiu até ao final do tempo regulamentar, obrigando a equipa portuguesa a decidir a passagem à final nos penalties. Aí, a França levou a melhor e garantiu a passagem à final do Europeu.

Uma campanha que termina este domingo, mas que não apaga o brilhante registo que a Equipa das Quinas realizou e que já foi reconhecido pelo Presidente da FPF, Fernando Gomes.

Diogo Monteiro, capitão da Seleção Nacional, em discurso direto:

"A França teve muita sorte. Nós estivemos muito bem no jogo, mas acho que se notou o nosso cansaço. Tivemos menos um dia de recuperação, tivemos que mudar de hotel, tudo coisas que a França não teve que passar por isso. Mas quero salientar este grupo de trabalho, estou muito orgulhoso de todos, somos mesmo uma família. 

A nossa equipa sempre mostrou união e sempre acreditámos até ao fim. Estávamos muito cansados, é verdade, mas lutámos até ao fim e nos penalties, a sorte faz parte, e hoje ela não quis nada connosco."

Dário Essugo, jogador da Seleção Nacional, em discurso direto:

"O golo teria sabido melhor se tivéssemos ganho. Mas sinceramente, mais do que tristeza, hoje sinto um enorme orgulho neste grupo de trabalho. Este grupo mostrou hoje aqui aquilo que vale, o esforço que fizemos hoje, a capacidade de sacrifício que demonstrámos depois de apenas dois dias de recuperação e em inferioridade temporal em relação ao adversário, acho que só podemos estar orgulhosos. Conseguimos demonstrar que merecíamos estar na final. Podia ter dado tanto para um lado como para o outro, mas os penalties são assim e volto a dizer: estou extremamente orgulhoso deste grupo. Dou-lhes os meus parabéns e também à França, por ter chegado à final. 

Acho que neste torneio ficou demonstrado que há talento e isso é muito bom para nós, para Portugal, e essa é a imagem que fica, que deixamos no torneio."

José Lima, Treinador Nacional, em discurso direto:

"O nosso objetivo não foi alcançado. Estamos muito tristes, mas estou muito orgulhoso desta equipa e da prestação que todos tiveram. Terminámos a primeira parte extremamente fatigados, abordámos o jogo da mesma forma, mas tivemos menos um dia de recuperação e ainda tivemos que mudar de hotel. Nestes jogos, depois de tantos minutos seguidos, tem alguma influência. Mentalmente, a equipa ao intervalo conseguiu recuperar. Fizemos uma segunda parte de grande entrega e atitude. Depois, nas grandes penalidades tivemos azar. A quinta grande penalidade da França vai bater na barra e depois bate nas costas do nosso guarda-redes e entra. Caso não tivesse batido, seríamos nós a estar na final. A seguir, não concretizámos. Temos que dar os parabéns à seleção francesa, foi mais competente do que nós, marcaram mais uma grande penalidade do que nós, mas devo dizer mais uma vez: grande orgulho nesta equipa, grande orgulho nestes jovens jogadores que deram tudo por eles, pelo país, pelos clubes que representam e eu, como treinador deles, volto a dizer, estou muito muito orgulhoso.

Ainda não sabemos como está o Ivan, mas espero que esteja o melhor possível e não seja nada de grave. Ficámos muito apreensivos, mas os jogadores, apesar de na altura terem ficado muito combalidos, conseguiram mesmo assim manter o discernimento e continuarem a acreditar. Se conseguíssemos passar à final, era dedicado ao Ivan."

Eis as principais informações da partida:

Ficha de Jogo
Meias-finais do Campeonato da Europa 
Estádio Netanya - Netanya

Árbitro: Dario Bel (Croácia)
Árbitros assistentes: Luka Pusic (Croácia) e Daniel Vasilevski (Macedónia do Norte)
4.ª Árbitro: Igor Stojchevski (Macedónia do Norte)

FRANÇA - PORTUGAL (2-2 ao intervalo)

FRANÇA (11 inicial): Olmeta, Kumbedi, Sarr (Mawissa, 67'), Bitshiabu, Zaire Emery, E. Atangana (Gueguin, 80'), Tel - Cap., Byar, Belocian, Doué (Diallo, 86') e Saettel (Kabamba, 86').  
Suplentes: Raveyre, Vangi, Zidane, Aiki e Ndiaye.
Treinador: José Alcocer
Golos: Zaire Emery (8') e João Muniz (a.g. 45+2')
Disciplina: cartão amarelo a Kumbedi (30') e a Olmeta (durante as grandes penalidades).

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Fernandes, João Conceição (Martim Fernandes, 85'), Diogo Monteiro - Cap., João Muniz, Leonardo Barroso, Dário Essugo, João Veloso (João Vasconcelos, 85'), Ussumane Djaló, Afonso Moreira (Vivaldo Semedo, 56'), Ivan Lima (Manuel Mendonça, 69') e Rodrigo Ribeiro (Dinis Rodrigues, 68').
Suplentes: Francisco Silva, Luís Gomes, Rafael Luís e Tiago Andrade.
Treinador: José Lima
Golos: Afonso Moreira (12'), Dário Essugo (20')
Disciplina: nada a assinalar.

Confira a convocatória:

Guarda-redes: Diogo Fernandes (FC Porto) e Francisco Silva (Sporting CP);
Defesas: Diogo Monteiro (Servette FC), João Muniz (Sporting CP), João Conceição (SL Benfica), Leonardo Barroso (Sporting CP), Luís Gomes (FC Porto) e Martim Fernandes (FC Porto);
Médios: Dário Essugo (Sporting CP), João Veloso (SL Benfica), João Gonçalves (SC Braga), Manuel Mendonça (Sporting CP), Rafael Luís (SL Benfica) e Ussumane Djaló (SL Benfica);
Avançados: Afonso Moreira (Sporting CP), Ivan Lima (SL Benfica), José Rodrigues (SC Braga), Rodrigo Ribeiro (Sporting CP), Tiago Andrade (FC Porto) e Vivaldo Semedo (Sporting CP);

Eis os jogos de Portugal até ao momento:

17 de maio de 2022
Escócia 1-5 Portugal 

20 de maio de 2022 
Portugal 4-2 Suécia

23 de maio de 2022
Portugal 1-3 Dinamarca

26 de maio de 2022
Espanha 1-2 Portugal

29 de maio de 2022
França 2-2 (6-5 g.p) Portugal 


;

Notícias