Estamos nas meias-finais!!

Seleção Sub-17

A Equipa das Quinas venceu a Espanha por 2-1 e está nas meias-finais do Campeonato da Europa. Segue-se a França!

VEJA AS MELHORES IMAGENS DA PARTIDA

CONSULTE AQUI O MEDIA GUIDE

A Seleção Nacional sub-17 está nas meias-finais do Campeonato da Europa sub-17, ao vencer a Espanha, por 2-1, em jogo a contar para os quartos de final. Segue-se, agora a França, no jogo que separa os comandados de José Lima da final.

Portugal chegou a esta fase da competição depois de terminar em 2.º lugar do Grupo D, com seis pontos (vitórias sobre Escócia e Suécia e derrota perante a Dinamarca). Já a congénere espanhola tinha vencido o grupo C.

A partida começou com maior pendor para a Espanha, que nos primeiros três minutos dispôs de duas boas oportunidades de golo, mas Portugal respondeu rapidamente aos 5' por Afonso Moreira, num remate a passar perto do poste esquerdo de Nono.

O primeiro aviso português estava dado e à segunda, Afonso não perdoou. Antecipação do extremo-direito na grande área espanhola, recuperação de bola e remate a contar. Estava inaugurado o marcor no Estádio Netanya, aos 9 minutos.

A Espanha não se deixou abalar pelo golo e ao minuto 17', Boñar ganhou de cabeça a Leonardo Barroso e atirou para o fundo das balizas portuguesas. 

O jogo estava aberto e o golo poderia aparecer a qualquer altura para qualquer uma das equipas, mas o empate persistiu até ao intervalo.

A segunda parte abriu com um momento de enorme azar para a Equipa das Quinas. Decorria o minuto 54' quando João Veloso com um passe magistral isola Dinis Rodrigues. O ponta-de-lança português pica a bola sobre o guarda-redes espanhol e esta vai embater no poste da baliza. No minuto seguinte, foi Ivan Lima a ficar perto do golo.

As oportunidades para Portugal sucediam-se e Ivan Lima voltou a falhar uma boa oportunidade de golo, aos 60 minutos. Contudo, diz o ditado que 'água mole em pedra dura tanto bate até que fura' e foi isso que aconteceu. Afonso Moreira rematou contra um defesa espanhol que colocou a mão à bola, não deixando dúvidas ao árbitro em assinalar castigo máximo. Na conversão, Dinis Rodrigues não tremeu e colocou, uma vez mais, Portugal em vantagem.

A Espanha respondeu de imediato, mas Portugal queria mais. Dinis Rodrigues esteve perto do bis ao minuto 69', por duas ocasiões. Ivan aos 70' e Dário Essugo aos 71' também poderiam ter marcado.

Nos minutos finais, Portugal começou a procurar sobretudo fechar-se e não sofrer o golo, pois a pressão espanhola ia-se intensificando, fruto também das substituições operadas pela formação vizinha. Contudo, sempre que podia, a Equipa das Quinas saía em contra-ataque, criando situações de perigo como as de Vivaldo (90+1') e Ivan Lima (90+2').

O resultado não mais se alterou e Portugal venceu por 2-1, continuando em prova e somando mais uma meia-final ao belo historial que já detém nesta competição.

João Muniz, jogador da Seleção Nacional, em discurso direto:

"É isto que define as grandes equipas, a capacidade de mostrar reação a seguir a um momento menos bom. A seguir ao jogo com a Dinamarca, levantámos a cabeça, focámo-nos naquilo que tínhamos que fazer e quisemos mostrar a nossa verdadeira imagem, porque aquela que tínhamos mostrado no último jogo não era a verdadeira imagem. A imagem da garra, da dedicação, sempre até ao último minuto.

Viemos para aqui com um objetivo e numa competição muito curta, temos que festejar estes passos que damos, mas amanhã já estamos a preparar o jogo com a França. Vamos encarar o jogo de cabeça limpa e vamos colocar em campo a mesma dedicação e empenho que mostrámos no jogo de hoje."

Dinis Rodrigues, jogador da Seleção Nacional, em discurso direto:

"Claro que a derrota contra a Dinamarca não foi boa, mas ainda bem que veio naquele momento, serviu para "acordarmos". O primeiro da fase a eliminar já está e queremos continuar assim. 

O penalty é um momento de concentração máxima, só estava focado para onde é que ia bater a bola e como é que ia bater. Depois passaram muitas emoções, foi um sentimento incrível e fico feliz por ter marcado e ajudado a equipa a ganhar."

José Lima, Treinador Nacional, em discurso direto:

Acho que abordámos o jogo muito bem, estrategicamente estivemos muito bem. Os jogadores acreditaram sempre, não foi fácil o jogo contra a Dinamarca, queríamos ganhar e não conseguimos, não estávamos ainda apurados, mas neste caso era um jogo que quem perdesse ficava afastado da prova, nós interpretámos muito bem o jogo, os jogadores tiveram uma atitude fantástica. Ganhámos, mas a forma como ganhámos foi esclarecedora. Fizemos uma primeira parte muito boa, fizemos uma segunda parte ainda melhor.

Agora todas as seleções que estão têm o objetivo de serem campeãs da Europa. O nosso grande objetivo agora, para já, é o jogo com a França, sabendo que a França é uma equipa muito difícil, como foi a Espanha. Vê-se até pelo comportamento dos jogadores, quando acabou o jogo, que acreditavam que poderiam também fazer mais, mas hoje fomos superiores. Agora é descansar, recuperarmos e pensarmos depois no jogo com a França, sabendo que vai ser difícil mas que vamos dar o nosso máximo para vencermos e estarmos na final."

Eis as principais informações da partida:

Ficha de Jogo
Quartos de final do Campeonato da Europa 
Estádio Netanya - Netanya

Árbitro: Christian-Petru Ciochirca (Áustria)
Árbitros assistentes: Maximilian Weiss (Áustria) e Isaak Elias Bashevkin (Noruega)
4.ª Árbitro: Juxhin Xhaja (Albânia)

ESPANHA 1-2 PORTUGAL (1-1 ao intervalo)

ESPANHA (11 inicial): Nono, Boñar - Cap., Gasiorowski, Keddari, M. Carvalho (Fortuny, 56'), Hernandez (Youssef, 88'), Dani Pérez (Álvaro Ginés, 77'), Dani Rodríguez (Mella, 56'), A. Moreno, Iker Bravo e Garriel (V. Moreno, 88').
Suplentes: Quetglás, Soogorb, Susoho, Mendoza.
Treinador: Julen Guerrero
Golos: Boñar (17')
Disciplina: cartão amarelo a Hernandez (21'), a Iker Bravo (37') e a Gasiorowski (62').

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Fernandes, Martim Fernandes, Diogo Monteiro - Cap., João Muniz, Leonardo Barroso, Dário Essugo, João Veloso (João Vasconcelos, 90'), Ussumane Djaló, Afonso Moreira (Vivaldo Semedo, 90'), Ivan Lima (Manuel Mendonça, 90+4') e Dinis Rodrigues (Rodrigo Ribeiro, 79').
Suplentes: Francisco Silva, João Conceição, Luís Gomes, Rafael Luís e Tiago Andrade.
Treinador: José Lima
Golos: Afonso Moreira (9'), Dinis Rodrigues (63')
Disciplina: cartão amarelo a Martim Fernandes (85').

Confira a convocatória:

Guarda-redes: Diogo Fernandes (FC Porto) e Francisco Silva (Sporting CP);
Defesas: Diogo Monteiro (Servette FC), João Muniz (Sporting CP), João Conceição (SL Benfica), Leonardo Barroso (Sporting CP), Luís Gomes (FC Porto) e Martim Fernandes (FC Porto);
Médios: Dário Essugo (Sporting CP), João Veloso (SL Benfica), João Gonçalves (SC Braga), Manuel Mendonça (Sporting CP), Rafael Luís (SL Benfica) e Ussumane Djaló (SL Benfica);
Avançados: Afonso Moreira (Sporting CP), Ivan Lima (SL Benfica), José Rodrigues (SC Braga), Rodrigo Ribeiro (Sporting CP), Tiago Andrade (FC Porto) e Vivaldo Semedo (Sporting CP);

Eis os jogos de Portugal até ao momento:

17 de maio de 2022
Escócia 1-5 Portugal 

20 de maio de 2022 
Portugal 4-2 Suécia

23 de maio de 2022
Portugal 1-3 Dinamarca

Eis o calendário da competição:
Quartos-de-final: 25/26 de Maio
Meias-finais: 29 de Maio
Final: 1 de Junho

Eis a estrutura da fase a eliminar:

Quartos-de-final (25 e 26 de Maio)
QF1: Alemanha - França
QF2: Países Baixos - Itália
QF3: Espanha - Portugal
QF4: Dinamarca - Sérvia

Meias-finais (29 de Maio)
MF1: França - Portugal
MF2: Países Baixos - Sérvia

Final (1 de Junho)
Vencedor MF1 - Vencedor MF 2

Lista de recintos que irão acolher os jogos:

Estádio Municipal de Netanya, Natanya (Quartos-de-final, meias-finais, final)
Estádio Haberfeld, Rishon Lezion (Fase de grupos, quartos-de-final)
Estádio Municipal de Ness Ziona, Ness Ziona (Fase de grupos, quartos-de-final)
Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan (Fase de grupos)
Estádio Municipal de Lod, Lod (Fase de grupos)


;

Notícias