Continuar a escrever mais uma página na história

Seleção Sub-17

Em nove participações em Europeus sub-17, Portugal passa a fase de grupos pela sexta vez.

A Seleção Nacional sub-17 disputa, na próxima quinta-feira, os quartos de final do Campeonato da Europa sub-17.

A Equipa das Quinas chega a esta fase da competição, depois de ter garantido a segunda posição no Grupo D, em igualdade pontual com a formação que terminou na liderança, a Dinamarca. 

Registo goleador assinalável

Analisando os quatro grupos da prova, os comandados de José Lima apresentam ainda um registo muito interessante, especialmente do ponto de vista ofensivo. Portugal é atualmente o segundo melhor ataque da prova, com 10 golos, apenas atrás da França, que tem 11 golos marcados e, que, curiosamente, também terminou em segundo lugar do seu grupo.

Um vasto leque de goleadores

A nível individual, João Veloso tem-se destacado, com três golos, o que faz dele, um dos nomes a ocupar as primeiras posições da tabela dos melhores marcadores da prova. Também Afonso Moreira, Ivan Lima e Rodrigo Ribeiro têm sido nomes em destaque do ponto de vista dos golos marcados. Os três atletas levam já dois tentos cada um. Dinis Rodrigues também já marcou.

Uma vez mais na fase seguinte

Além do registo goleador a nível coletivo e individual, há ainda a destacar a participação portuguesa de uma forma geral. 

Portugal está a realizar a nona participação no Campeonato da Europa sub-17, a terceira de forma consecutiva e já igualou a melhor fase de sempre no que a participações seguidas diz respeito. Contudo, sendo o primeiro Europeu da categoria disputado há 20 anos, podemos perceber que a partir de 2014, fruto também da mudança de paradigma implementada recentemente, Portugal começou a ser presença muito mais frequente nesta competição, registando melhorias nos resultados obtidos.

No cômputo geral, nas oito participações, Portugal acabou eliminado na fase de grupos em três delas (duas delas antes de 2014). Desde então, a Equipa das Quinas vai já na 5.ª participação em nove anos - um registo superior às quatro dos 12 anos anteriores - e já se tornou vencedor (2016) e chegou a umas meias-finais da prova (2014). Nesta edição, tenta superar o feito de 2019.

Portugal procura agora atingir, frente à Espanha, as meias-finais, etapa onde já chegou por quatro ocasiões (2003, 2004, 2014 e 2016). 

A verdade é que, independentemente do que aconteça na 5.ª feira, diante da Espanha, nos quartos-de-final, a Seleção Nacional já conseguiu, pela sexta vez na história, a passagem à fase seguinte da prova. Isso é sempre assinalável e sinal da aposta forte que a FPF tem realizado no futebol de formação, pois trata-se do futuro da Seleção Nacional A. 

Confira todas as participações portuguesas em Campeonatos da Europa sub-17:

2002 - Fase de grupos 
2003 - Vencedor
2004 - 3.º lugar
2010 - Fase de grupos
2014 - Meias-finais
2016 - Vencedor
2018 - Fase de grupos
2019 - Quartos de final
2022 - (a decorrer)

Espanha traz boas memórias

Este Campeonato da Europa tem sido recheado de coincidências felizes para a Seleção Nacional. 

Além de estar a ser realizado em Israel, local onde Portugal já conquistou um título europeu de sub-16, Portugal tem encontrado adversários de boas memórias, sendo a Espanha mais um deles. 

A Equipa das Quinas estreou-se diante da Escócia, um adversário que esteve igualmente na fase de grupos em 2014 (Portugal chegou às meias-finais) e em 2016, ano da última conquista da Equipa das Quinas. Também a Dinamarca já tinha sido adversária numa fase de grupos. Foi na edição de 2003, edição essa que terminou também com... título português. Contudo, dessa vez, Portugal tinha levado a melhor.

Das equipas que a Seleção Nacional já defrontou, apenas a Suécia era uma equipa que trazia más recordações ao nosso país, dado ter vencido neste escalão em 2018 e ter impedido o conjunto português da altura de seguir em frente na fase de grupos. 

Segue-se agora a Espanha. Nas oito edições que contaram com participação portuguesa, a formação das Quinas já encontrou a congénere de 'nuestros hermanos' por três ocasiões: uma na fase de grupos em 2010 (onde perdeu) e duas na final (2003 e 2016). A história desses encontros, já se sabe qual foi. 

O historial joga a favor de Portugal, mas o passado pouco importa. Tudo se resolverá dentro das quatro linhas, na próxima quinta-feira, pelas 18h00 (horas de Portugal continental), no Estádio Netanya, recinto que irá acolher, uns dias depois, a final do Europeu.


;