Portugal está nos quartos-de-final

Seleção Sub-17

A Equipa das Quinas perdeu na derradeira jornada da Fase de Grupos, diante da Dinamarca, mas garantiu o apuramento. Segue-se o embate com a Espanha.

CONSULTE AQUI O MEDIA GUIDE

A Seleção Nacional sub-17 defrontou, esta segunda-feira, a Dinamarca, na terceira e última jornada do Grupo D do Campeonato da Europa sub-17, a disputar-se em Israel. A partida terminou com uma vitória dinamarquesa por 3-1.

Ao contrário dos dois primeiros jogos da Seleção Nacional, foi o adversário a tomar conta do controlo do jogo nos primeiros minutos. A Dinamarca não deixava Portugal jogar em ataque organizado e a Equipa das Quinas era forçada a manter-se na maioria do tempo no seu meio-campo defensivo. O domínio dinamarquês obrigou Diogo Fernandes (13') a aplicar-se, com uma excelente mancha, para evitar o inaugurar do marcador. 

Portugal procurava sair em transições rápidas e a velocidade de Ivan Lima era arma forte nesse momento do jogo. Nasceram dessa característica as primeiras grandes oportunidades portuguesas, que Dinis Rodrigues (20') e Rafael Luís (28') não conseguiram concretizar.

No entanto, não há duas sem três e após um passe magistral de Leonardo Barroso para a direita, Ivan Lima arrancou com a bola e esta só parou no fundo das redes dinamarquesas, num verdeiro golaço do camisola 11 português (30').

A resposta da Dinamarca foi praticamente imediata, mas Nartey, em posição privilegiada, atirou a bola por cima da barra da baliza portuguesa, ao minuto 32', e dez minutos volvidos Hansborg-Sorensen atirou ao lado.

A segunda parte assumiu uma toada morna e as oportunidades de golo tardavam em chegar mas apareciam. Rodrigo Ribeiro (58' e 60') e Leonardo Barroso (62') poderiam ter dilatado a vantagem portuguesa após três boas oportunidades de golo. 

Como se diz no futebol, quem não marca arrisca-se a sofrer e foi isso que aconteceu. Numa boa jogada dinamarquesa, Nartey (62') surge em posição privilegiada e atira a contar para o fundo das redes portuguesas. 

Galvanizada pelo golo, a Dinamarca foi em busca do segundo, pois apenas a vitória lhe poderia dar aspirações de passar à fase seguinte. Hansborg-Sorensen (70') com um remate forte à saída de Diogo Fernandes deu essa tranquilidade à formação dinamarquesa. 

O resultado servia ambas as formações, mas Portugal, já se sabe, nunca se dá por satisfeito com uma derrota, mesmo que a margem mínima ainda permitisse à Equipa das Quinas terminar no primeiro posto. Vivaldo Semedo (84') tem uma oportunidade soberana para reestabelecer a igualdade, mas dois minutos depois é a vez de Diogo Fernandes brilhar a um remate de Hansborg-Sorensen.

Ao minuto 90, numa bola parada, uma infelicidade de Luís Gomes colocou o resultado em 3-1, a favor dos dinamarqueses.

Com este resultado, Portugal termina a fase de grupos em segundo lugar do Grupo D e marca agora encontro diante da congénere espanhola, na próxima 5.ª feira.

Dário Essugo em discurso direto:

"Queríamos passar em primeiro, isso era óbvio. Não conseguimos, a Dinamarca foi superior a nós, há que lhes dar mérito. Cometemos alguns erros, vamos tentar corrigi-los e vamos encarar os quartos de final com máxima seriedade. 

Sabemos que a Espanha é um adversário difícil, mas vamos encarar esse jogo como se fosse outra equipa qualquer. O nosso foco está em nós. Vamos procurar melhorar o que não conseguimos fazer neste jogo. Queremos dar uma boa resposta nos quartos-de-final, é nisso que estamos a pensar agora."

João Vasconcelos em discurso direto:

"A Dinamarca foi claramente superior a nós. Houve muito demérito nosso e mérito deles, também. O primeiro lugar não é nosso, como queríamos, mas vamos agora para os quartos de final e vamos encarar o jogo com a Espanha da mesma forma como encararíamos se jogássemos com a Sérvia. 

A mentalidade é sempre a mesma, quer necessitemos só de um empate ou de uma vitória. Jogamos todos os jogos para ganhar. Foi isso que aconteceu na fase de grupos e é isso que vai continuar a acontecer. Vamos com mentalidade vencedora e vamos dar o máximo para ganhar à Espanha."

José Lima, Treinador Nacional, em discurso direto:

"Já tínhamos jogado com a Dinamarca e já sabíamos que são uma equipa muito difícil. Não conseguimos contrariar a sua zona ofensiva, pegar no jogo, jogámos muito no nosso meio-campo e claro que isso foi favorável à equipa dinamarquesa. Ainda assim fomos a ganhar para o intervalo, por 1-0. Não passámos a ser os piores agora, tal como antes não éramos os melhores. Contínuamos a ser uma equipa equilibrada e forte, mas temos que dar os parabéns à Dinamarca e à forma como eles encararam o jogo. Foram melhores. 

Nunca sabemos se é mais forte ou não [a Espanha em relação à Sérvia]. À partida será sempre mais forte porque é um candidato ao título, no entanto hoje ambas as equipas empataram. Vai ser um jogo muito difícil, já os defrontámos, vamos agora limpar as cabeças, melhorar o astral da equipa e preparar o melhor possível esse jogo. Dando o nosso máximo, poderemos atingir esse objetivo, sabendo de antemão que será muito difícil."

Eis as informações do encontro: 

Ficha de Jogo
3.ª jornada da Fase de Grupos do Campeonato da Europa 
Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan

Árbitro: Igor Stojchevski (Macedónia do Norte)
Árbitros assistentes: Daniel Vasilevski (Macedónia do Norte) e Khachatur Hovhannisyan (Arménia)
4.ª Árbitro: Juxhin Xhaja (Albânia)

PORTUGAL 1-3 DINAMARCA (1-0 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Fernandes, João Conceição, Diogo Monteiro - Cap., Luís Gomes, Leonardo Barroso, Dário Essugo, Rafael Luís (João Vasconcelos, 78'), João Veloso, Rodrigo Ribeiro (Afonso Moreira, 66'), Ivan Lima e Dinis Rodrigues (Vivaldo Semedo, 66').
Suplentes: Francisco Silva, Martim Fernandes, João Muniz, Manuel Mendonça e Tiago Andrade.
Treinador: José Lima
Golos: Ivan Lima (30')
Disciplina: cartão amarelo a Dinis Rodrigues (43') e a Leonardo Barroso (90').

DINAMARCA (11 inicial): Sander, Grosso, Vraa-Jensen, Nybo, Beck - Cap., Fraulo (Bakhit, 66'), Nartey, Sahsah, Hojlund (Byskov, 66'), Hansborg-Sorensen e Hojlund (Simmelhack, 81'). 
Suplentes: Andresen, Bondergaard, Wagner, Jensen, Kvist, Munck.
Treinador: Kenneth Madsen
Golos: Nartey (62'), Hansborg-Sorensen (70') e Luís Gomes (a.g. 90')
Disciplina: nada a assinalar

Confira a convocatória:

Guarda-redes: Diogo Fernandes (FC Porto) e Francisco Silva (Sporting CP);
Defesas: Diogo Monteiro (Servette FC), João Muniz (Sporting CP), João Conceição (SL Benfica), Leonardo Barroso (Sporting CP), Luís Gomes (FC Porto) e Martim Fernandes (FC Porto);
Médios: Dário Essugo (Sporting CP), João Veloso (SL Benfica), João Gonçalves (SC Braga), Manuel Mendonça (Sporting CP), Rafael Luís (SL Benfica) e Ussumane Djaló (SL Benfica);
Avançados: Afonso Moreira (Sporting CP), Ivan Lima (SL Benfica), José Rodrigues (SC Braga), Rodrigo Ribeiro (Sporting CP), Tiago Andrade (FC Porto) e Vivaldo Semedo (Sporting CP);

Eis os jogos do Grupo D (horários locais):

17 de maio de 2022
Dinamarca 1-2 Suécia 
Escócia 1-5 Portugal 

20 de maio de 2022
Dinamarca 3-1 Escócia 
Portugal 4-2 Suécia

23 de maio de 2022
20h00: Portugal x Dinamarca (Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan)
20h00: Suécia x Escócia (Estádio Municipal de Lod, Lod)

Eis o calendário da competição:
Quartos-de-final: 25/26 de Maio
Meias-finais: 29 de Maio
Final: 1 de Junho

Eis a estrutura da fase a eliminar:

Quartos-de-final (25 e 26 de Maio)
QF1: Alemanha - França
QF2: Países Baixos - Itália
QF3: Espanha - Portugal
QF4: Dinamarca - Sérvia

Meias-finais (29 de Maio)
MF1: Vencedor QF1 - Vencedor QF3
MF2: Vencedor QF2 - Vencedor QF4

Final (1 de Junho)
Vencedor MF1 - Vencedor MF 2

Lista de recintos que irão acolher os jogos:

Estádio Municipal de Netanya, Natanya (Quartos-de-final, meias-finais, final)
Estádio Haberfeld, Rishon Lezion (Fase de grupos, quartos-de-final)
Estádio Municipal de Ness Ziona, Ness Ziona (Fase de grupos, quartos-de-final)
Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan (Fase de grupos)
Estádio Municipal de Lod, Lod (Fase de grupos)


;

Notícias