Taça de Portugal Feminina de Futsal

GCR Nun’Álvares faz história em Sines

Futsal Fem. - Taça de Portugal

Fafenses vencem Benfica e conquistam Taça de Portugal inédita. Fernando Gomes saúda Nun´Álvares.

O GCR Nun’Álvares fez, este domingo, história ao conquistar a Taça de Portugal Feminina de Futsal pela primeira vez, depois de vencer o SL Benfica, na marcação de grandes penalidades, por 4-1, na final da competição disputado no Multiusos de Sines.

As duas equipas tinham empatado no tempo regulamentar e no final do prolongamento a uma bola. Inês Fernandes marcou aos 30' para as águias, enquanto Cátia Morgado empatou a partida aos 39'. No prolongamento, a formação de Fafe deu muito trabalho a Ana Catarina, mas o jogo foi para penáltis. Nas decisões, o Nu'Álvares foi mais forte e venceu por 4-1.

O Presidente da FPF, Fernando Gomes, já parabenizou o Nun´Álvares pela conquista da Taça de Portugal Feminina de Futsal :

"Felicito o GCR Nun’Álvares pela conquista da Taça de Portugal de futsal feminino, a primeira da sua história e que, por isso mesmo, tem um significado extraordinário.

Para esta notável proeza contribuíram jogadoras, treinadores, dirigentes e um staff dedicado a quem endereço as minhas vivas felicitações.

Saúdo também o SL Benfica digno vencido que soube valorizar uma final memorável. 

Sublinho igualmente a participação abnegada e entusiasta de FC Águias de Santa Marta e Novasemente GD Cavalinho numa final four que fica na memória dos desportistas e apaixonados pela modalidade.

Agradeço naturalmente à Câmara Municipal de Sines e à Associação de Futebol de Setúbal que tão prestimosa colaboração deram na realização deste evento."

Pedro Nobre, treinador do Nun'Álvares, em discurso direto:
"Jogo difícil, o Benfica é uma grande equipa, muito organizada, com grandes valores individuais. Tal como todos os jogos ao longo da época com o Benfica, foram divididos, hoje também foi, empatámos na ponta final, depois levámos o jogo para o prolongamento e podíamos, também ali, ter acabado com o jogo. Depois, nos penaltis, a gente sabe que é 50:50, felizmente caiu para nós. Uma palavra ao Benfica, porque valorizou a nossa vitória, fizemos um excelente campeonato, e para nós é uma vitória fantástica. Eu tive a oportunidade de ganhar a primeira Taça de Portugal da história, ao serviço do Benfica, e agora voltei a ganhar a Taça, ao serviço do Nun’Álvares. É fantástico, tenho a certeza absoluta que vamos ter uma receção brutal, naquela cidade pequena, mas onde as pessoas nos acolhem muito bem, e fazer uma viagem espetacular para cima".

Luís Estrela, treinador do Benfica, em discurso direto:
"No desporto não há questão de justiça ou injustiça. Penso que fizemos, na globalidade, uma primeira parte excecional. Fomos claramente a melhor equipa em campo, fomos para intervalo com um resultado extremamente curto para aquilo que nós produzimos. Podíamos ter ido com outra vantagem, tivemos N situações de finalização, fomos a melhor equipa, a mais pressionante, mais estável e, penso que, claramente, na primeira parte, devíamos ter tido outro tipo de eficácia. Na segunda parte, penso que também continuámos muito bem no jogo. O nosso golo surgiu com naturalidade. Tínhamos o jogo, nunca está controlado, mas estávamos estáveis no jogo. Na questão do 5 para 4, acabámos, penso na minha perspetiva, por controlar bem o 5 para 4 adversário, e há um remate, infelizmente houve um ressalto que acabou por atrapalhar a trajetória da nossa guarda-redes, e dá-se o empate. A partir do momento em que se dá o empate, eu penso que o jogo muda um pouco, porque a nossa equipa acusou um bocado o golo, ficámos condicionados pelas 5 faltas, e depois, no prolongamento um jogo muito mais de algum receio. Nós ficámos muito pressionados na pressão defensiva, tínhamos duas ou três jogadoras muito rápidas que acabavam muitas vezes por estar expostas à transição, e a serem mais agressivas na falta. Tentei dar alguma segurança à equipa e as minhas jogadoras, até aos penaltis, foram excecionais. Na questão dos penáltis o Nun’Álvares esteve superior a nós, por essa parte, penso que é um resultado extremamente inglório para aquilo que nós produzimos".

Carla Vanessa, jogadora do Nun'Álvares, em discurso direto:
"Senti-me bastante confiante a marcar o penálti. Acho que essa é uma das minhas qualidades, apesar de ter falhado o livre, isso acontece. Tinha total confiança que ia marcar. Estas vitórias dão-nos mais vontade de querer ganhar mais coisas. Sabemos que já provámos que podemos dar luta ao Benfica e que podemos fazer coisas bonitas, e estas duas vitórias foram muito importantes".

BILHETES DISPONÍVEIS

PROGRAMA OFICIAL

FOTOGALERIA

Ficha de jogo

Taça de Portugal Feminina de Futsal
Final
Pavilhão Multiusos de Sines

SL BENFICA 1-1* GCR NUN'ÁLVARES (0-0 ao intervalo)
(1-4 após penáltis)


Árbitras: Filipa Prata e Juliana Lucas
3.ª árbitra: Maria Araújo
Cronometrista: Tânia Lourenço

SL Benfica (cinco inicial): Ana Catarina, Inês Fernandes (Cap.), Sara Ferreira, Maria Pereira e Angélica
Jogaram ainda: Thaila, Dricas, Leninha, Inês Matos, Beatriz Carrola, Marta Costa e Kalê
Treinador: Luís Estrela
Golos: Inês Fernandes (30')
Ação disciplinar: cartão amarelo a Maria Pereira (35')

GCR Nun'Álvares (cinco inicial): Odete Rocha, Loira, Cátia Morgado, Carla Vanessa e Pisko
Jogaram ainda: Rita Mourão, Cátia Tavares, Maria Costa, Taninha, Bruna Barros, Liana Alves - Cap. e Ritinha
Treinador: Pedro Nobre
Golos: Cátia Morgado (39')
Ação disciplinar: cartão amarelo a Carla Vanessa (36')


;
;
22 de Maio 2022
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias