Seleção A

Fernando Santos: "Temos de cimentar o que fizemos no play-off"

Seleção A

Selecionador Nacional fez antevisão do início da participação lusa na Liga das Nações

Fernando Santos em discurso direto: 

"Vamos ver o que podem dar. Na última janela tivemos cá o Tiago Djaló e o Gonçalo Inácio, dei-lhes os parabéns pelo que fizeram. Agora decidi-me pelo Domingos Duarte e o Carmo para os ter aqui, porque o o contato é sempre importante. Entendemos que era o momento oportuno para fazer isso. Gostei muito do que os que cá estiveram, fizeram. Não tem a ver com qualidade. E é importante nesta fase procurar avaliar. É sempre melhor ter contacto com o que faz no treino, a relação, e a forma como jogamos"

 "Como sempre disse aqui, o Ricardo Horta sempre fez parte do lote de jogadores que estavam a ser observados. A selecção é um espaço aberto, há sempre um lote de 50, 60 em observação. Aconteceu agora com a mesma naturalidade de outros que chegaram aqui. É uma oportunidade. São 4 jogos no fim de época, vai ser muito difícil para todos, selecionadores e jogadores. Época sobrecarregada, com muitos jogos. Alguns ainda vão ter jogos como o Patrício e o Jota. Vai obrigar a uma rotação clara nestes 4 jogos em 10 dias. Raramente aconteceu desde que estou aqui, à exceção de fases finais. Uma prova importantíssima que já vencemos e vai obrigar a gestão, daí o lote ser mais alargado. Não é dar minutos ao Joaquim, António ou o Manuel".

"É importante ver em contexto de treino e jogo. Só temos 4 jogos e mais 2 em Setembro, o que vai ser muito importante. Vai haver muitas mudanças até começarmos a preparar realmente o Mundial. Jogadores vão mudar. Há os que não estão aqui e estiveram na última, mas sem condições físicas para estar aqui, como o Rúben Dias ou o João Félix. Temos de pensar no futuro e no Campeonato do Mundo. Mas não tanto no contexto de jogadores, temos de cimentar o que fizemos no playoff. Forma de jogar, cimentar ideias, procurar corrigir o que não esteve tão bem, cimentar a ideia clara daquilo que queremos para projecção do que iremos fazer no Mundial".

"Renovação é natural. Percebo bem a pergunta, é uma discussão normal. O Pepe e o Fonte têm idade mais elevada, mas o critério é de qualidade e não da idade. Se continuam a ser os que me dão garantias, tudo bem. Já não falo dos jogadores que lancei, mas se pensarmos que 27 chegaram à Seleção e afirmaram-se. Chegaram com 18 anos, como o Rúben Neves, termina em Danilo com 24 e ainda era do Maritimo. Chegaram naturalmente, mas não foi uma renovação natural? Foi, vai continuar a ser feita em todas as seleções e em todo o lado. Mas o critério principal é a qualidade. Temos de analisar os jogadores, ver e depois decidir os que vão estar presentes no Mundial, que será aqueles que nos derem mais garantias. Temos um objetivo claro. Vamos jogar para 11 milhões de portugueses, com o objetivo único de ganhar, agora e no Mundial. Na máxima força".

 "Rafael Leão? Enquadrado está ele. Neste momento toda a gente fala dele, mas nas duas últimas convocatórias estava cá e jogou. Sabemos e acreditamos muito na qualidade dele. Parte como todos do zero para jogar mas com probabilidades de jogar"

"Muito mais do que consolidação de jogadores, A, B ou C é a consolidação dos processos. Para isso vamos verificar quem corresponde. Não faria sentido não dar continuidade a esses processos e aos jogadores. Quando se chega aqui a 1ª vez não é fácil, não é o mesmo que estar no clube. Em treino rapidamente se integram. Se voltaram a ser convocados… quero ver outros a competir, como os centrais. Vitinha também já está consolidado".

 


;

Notícias