Seleção Sub-17

Quartos de final mais perto

Seleção Sub-17

A Equipa das Quinas venceu a congénere sueca no segundo jogo da fase de grupos do Campeonato da Europa e está a um pequeno dos quartos de final.

CONSULTE AQUI O MEDIA GUIDE

VEJA AQUI AS MELHORES IMAGENS DA PARTIDA

A Seleção Nacional sub-17 venceu, esta sexta-feira, a Suécia, por 4-2, na segunda jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa e é agora líder isolada do Grupo D, com seis pontos.

A partida começou com Portugal claramente a pretender assumir o controlo do jogo e João Muniz poderia ter feito o golo através de um cabeceamento na sequência de uma bola parada. Contudo, foi a Suécia a inaugurar o marcador, com Kanga - homem-golo desta equipa - a celebrar mais um neste Campeonato da Europa, com um desvio à entrada da pequena área. 

Portugal procurou reagir ao golo e continuou a controlar a partida, arriscando sempre que possível o golo. Dinis Rodrigues (17'), Afonso Moreira (18') e Rodrigo Ribeiro (24') estiveram muito perto de inaugurar o marcador para a Equipa das Quinas.

Tanta insistência portuguesa viria a dar frutos aos 33 minutos. Cruzamento magistral de Martim Fernandes e Rodrigo Ribeiro, à entrada da pequena área a disparar de cabeça sem hipótese de defesa para o guaridão adversário.

A Suécia acusou o golo sofrido e Portugal aproveitou. João Veloso recuperou uma bola à entrada da área e, de trivela, colocou Portugal na frente do marcador, aos 37 minutos.

O ascendente português era visível e os golos podiam ter continuado a aparecer. Ussumane Djaló (40') e Leonardo Barroso (43') iam testando a atenção do guardião sueco com remates de longa distância. No entanto, foi Afonso Moreira a conseguir a proeza (45+1') com um remate em jeito de fora da área.

Na segunda metade, mais do mesmo. Portugal ia procurando dilatar a vantagem e a Suécia procurava travar como podia as ambições lusas. Bishesari, guardião sueco, mostrou-se em evidência aos 48', com uma grande defesa após remate de Rodrigo Ribeiro e novamente aos 56' após remate de Ussumane Djaló.

No entanto, o golo viria mesmo a aparecer, novamente por intermédio de João Veloso (60') que, após uma grande jogada coletiva, bisou e colocou Portugal ainda mais confortável no marcador.

A Suécia não desistiu de, pelo menos, reduzir a diferença no marcador e conseguiu-o por intermédio de Leonardo Oliveira, recém-entrado na partida, que ao minuto 81' disparou à entrada da área.  

Contudo, a vitória já não fugiria à Equipa das Quinas que, assim, passou a somar seis pontos na tabela classificativa e a assumir a liderança isolada do grupo. Os quartos de final ficam, assim, a um pequeno passo. Portugal volta agora a entrar em campo, na 2.ª feira, diante da Dinamarca, para fechar a participação na fase de grupos.

João Veloso em discurso direto:

"Foi uma boa vitória, num jogo difícil. Fizemos um bom trabalho, conseguimos a vitória, mas ainda não temos nada garantido. No próximo jogo contra a Dinamarca vamos entrar para ganhar."

"O individual é importante, mas o coletivo está em primeiro. Prefiro que a equipa vença e eu não marque do que o contrário."

Afonso Moreira em discurso direto:

"Sabe sempre bem ganhar, mas temos que reconhecer mérito à Suécia, porque nos causou muitas dificuldades. Demorámos a habituar-nos ao calor, mas conseguimos melhorar e conseguimos ganhar. Agora é pensar já no próximo jogo frente à Dinamarca."

José Lima, Treinador Nacional, em discurso direto: 

"A Suécia, normalmente, quando se encontra a ganhar é uma seleção muito difícil, porque fecha num bloco de cinco, com uma linha à frente de quatro. Sofremos um golo numa situação em que achámos que a bola estava fora e o golo que sofremos na parte final é um golo sofrido de forma um bocadinho infantil. A equipa teve uma boa reação, as várias contrariedades que tiveram, conseguimos fazer os golos e acho que é uma vitória inteiramente justa."

"É bom termos dois jogos e duas vitórias, mas ainda não estamos apurados. Vamos claramente jogar o encontro com a Dinamarca, ganhar e se não der para ganhar, vamos procurar o empate, que também serve os nossos objetivos. No entanto, o nosso objetivo é ganhar qualquer jogo, sabendo que ainda não estamos apurados, vamos encarar isto com a máxima seriedade. Contudo, se já estivéssemos apurados, encararíamos este jogo com a máxima seriedade na mesma, porque nós estamos a representar a seleção portuguesa e representar esta seleção obriga a que nos entreguemos ao máximo em cada jogo."

Fique com as principais informações do jogo:

Ficha de Jogo
2.ª jornada da Fase de Grupos do Campeonato da Europa 
Estádio Municipal de Lod

Árbitro: Willy Delajod (França)
Árbitros assistentes: Erwan Finjean (França) e Matej Vicek (Chéquia)
4.ª Árbitro: Jasmin Sabotic (Luxemburgo)

PORTUGAL 4-2 SUÉCIA (3-1 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): Francisco Silva, Martim Fernandes, Diogo Monteiro - Cap., João Muniz, Leonardo Barroso, Dário Essugo (Rafael Luís, 65') Ussumane Djaló (João Vasconcelos, 74'), João Veloso (Manuel Mendonça, 74'), Rodrigo Ribeiro, Afonso Moreira (Tiago Andrade, 74')  e José Dinis Rodrigues (Ivan Lima, 65').
Suplentes: Diogo Fernandes, João Conceição, Vivaldo Semedo e Luís Gomes.
Treinador: José Lima
Golos: Rodrigo Ribeiro (33'), João Veloso (37' e 60'), Afonso Moreira (45+2').
Disciplina: nada a assinalar.

SUÉCIA (11 inicial): Bishesari, Makolli, Alvarez Perez, Nissen - Cap., Hughes, Karlsson (Wester, 79'), Thorell (Perez Vinlof, 46'), Ayari, Tannor (Mokédé, 55'), Kanga (Leonardo Oliveira, 80') e Bangala (Olsson Valdés, 55').
Suplentes: Andersson, Tellgren, Rapp, Lindelov.
Treinador: Roger Franzén
Golos: Kanga (7') e Leonardo Oliveira (80')
Disciplina: cartão amarelo a Alvarez Perez (12') e a Bangala (54')

Confira a convocatória:

Guarda-redes: Diogo Fernandes (FC Porto) e Francisco Silva (Sporting CP);
Defesas: Diogo Monteiro (Servette FC), João Muniz (Sporting CP), João Conceição (SL Benfica), Leonardo Barroso (Sporting CP), Luís Gomes (FC Porto) e Martim Fernandes (FC Porto);
Médios: Dário Essugo (Sporting CP), João Veloso (SL Benfica), João Gonçalves (SC Braga), Manuel Mendonça (Sporting CP), Rafael Luís (SL Benfica) e Ussumane Djaló (SL Benfica);
Avançados: Afonso Moreira (Sporting CP), Ivan Lima (SL Benfica), José Rodrigues (SC Braga), Rodrigo Ribeiro (Sporting CP), Tiago Andrade (FC Porto) e Vivaldo Semedo (Sporting CP);

Programa da Equipa das Quinas*:

21 de maio de 2022 | sábado
10h45: treino

22 de maio de 2022 | domingo
10h45: treino

23 de maio de 2022 | segunda-feira
20h00: Portugal x Dinamarca (Estádio Municipal Ramat Gan)

A programação restante será divulgada oportunamente em fpf.pt  

Eis os jogos do Grupo D (horários locais):

17 de maio de 2022
Dinamarca 1-2 Suécia 
Escócia 1-5 Portugal 

20 de maio de 2022
Dinamarca 3-1 Escócia 
Portugal 4-2 Suécia

23 de maio de 2022
20h00: Portugal x Dinamarca (Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan)
20h00: Suécia x Escócia (Estádio Municipal de Lod, Lod)

Eis o calendário da competição:

Jornada 1 da fase de grupos: 16/17 de Maio
Jornada 2 da fase de grupos: 19/20 de Maio
Jornada 3 da fase de grupos: 22/23 de Maio
Quartos-de-final: 25/26 de Maio
Meias-finais: 29 de Maio
Final: 1 de Junho

Eis o alinhamento de todos os grupos:

Grupo A:
Israel
Alemanha
Itália
Luxemburgo

Grupo B:
Países Baixos
França
Bulgária
Polónia

Grupo C:
Sérvia
Espanha
Turquia
Bélgica

Grupo D:
Dinamarca
Portugal
Escócia
Suécia

Eis a estrutura da fase a eliminar:

Quartos-de-final (25 e 26 de Maio)
QF1: Vencedor Grupo A - Segundo classificado Grupo B
QF2: Vencedor Grupo B - Segundo classificado Grupo A
QF3: Vencedor Grupo C - Segundo classificado Grupo D
QF4: Vencedor Grupo D - Segundo classificado Grupo C

Meias-finais (29 de Maio)
MF1: Vencedor QF1 - Vencedor QF3
MF2: Vencedor QF2 - Vencedor QF4

Final (1 de Junho)
Vencedor MF1 - Vencedor MF 2

Lista de recintos que irão acolher os jogos:

Estádio Municipal de Netanya, Natanya (Quartos-de-final, meias-finais, final)
Estádio Haberfeld, Rishon Lezion (Fase de grupos, quartos-de-final)
Estádio Municipal de Ness Ziona, Ness Ziona (Fase de grupos, quartos-de-final)
Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan (Fase de grupos)
Estádio Municipal de Lod, Lod (Fase de grupos)


;

Notícias