Seleção Sub-17

José Lima e João Muniz não esperam facilidades

Seleção Sub-17

Confiança e determinação portuguesa para o encontro diante da Suécia.

A Seleção Nacional sub-17 já ultima detalhes para o encontro diante da Suécia, a disputar-se esta sexta-feira, pelas 14h30 (em Portugal continental), num jogo que diz respeito à segunda jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa.

Chegado na noite de quarta-feira, José Lima já orientou o treino desta manhã e anteviu a importante partida que a Equipa das Quinas terá pela frente. O técnico, em declarações ao Canal 11, garantiu não esperar facilidades frente a uma equipa que, relembra, também ganhou na primeira jornada. "Vai ser um jogo difícil, a Suécia ganhou à Dinamarca e, como tal, estará muito motivada, mas nós também estamos. Acima de tudo, a equipa sueca é muito equlibrada, muito organizada, que normalmente não sofre muitas transições porque estão sempre bem posicionados e quando têm possibilidades de serem eles a efectuar essas transições, são muito rápidos a chegar à baliza adversária. Vamos tentar que isso não aconteça e depois vamos jogar com as armas que temos, onde somos fortes, para tentar ter sucesso", referiu. 

O técnico mostrou-se ainda satisfeito por finalmente poder orientar presencialmente a equipa. "Sofre-se mais estando de fora. Fico muito satisfeito por estar aqui, com os jogadores, com o staff, é bom em todos os aspetos. Senti um grande orgulho em todos depois do jogo com a Escócia, porque fizeram coisas muito boas. Há sempre coisas a retificar e ainda hoje tivemos reunião e estivemos a analisar precisamente isso. Portanto, tudo o que está bem feito é para manter, tudo o que não foi tão bem feito vamos procurar retificar e melhorar. Mas acima de tudo estou muito satisfeito pela exibição coletiva e pelo resultado", salientou.

Já João Muniz partilha da opinião do técnico e espera uma Suécia muito capaz na partida desta sexta-feira. "Nunca é fácil. Como temos vindo a dizer, todas as equipas que estão neste Campeonato da Europa passaram por um processo de qualificação e estão cá por mérito, por isso são todas excelentes equipas. A Escócia foi um adversário bastante complicado, mesmo apesar do resultado expressivo que não reflete a dificuldade que tivemos. Soubemos o que fizemos errado. No entanto, a boa resposta que demos foi fruto da boa preparação que realizámos e é isso que vamos fazer frente à Suécia: prepararmo-nos muito bem para que possamos tornar o jogo mais fácil e garantirmos a vitória", disse. 

O central garantiu ainda que todo o grupo de trabalho está concentrado em dar o melhor de si. "Temos um grupo com boa cabeça, focado, concentrado e com os pés assentes no chão. Sabemos que ganhámos um jogo, mas que ainda não ganhámos o próximo. Se começarmos a ficar cheios de confiança, as coisas podem começar a piorar muito facilmente, por isso temos que manter-nos sempre trabalhadores e dedicados em crescermos e melhorarmos" explicou, antes de salutar ainda a presença do técnico José Lima na comitiva. "O mister está connosco desde os sub-15 e sempre estivemos habituados a tê-lo por perto. É ótimo poder finalmente tê-lo cá, porque todos sentimos a falta dele logo no primeiro treino em que ele não esteve. É sempre uma situação complicada, até porque não conhecíamos a forma de trabalhar do mister Rui Bento, mas felizmente correu tudo bem e estamos contentes por tê-lo de volta. No entanto, é importante salientar que o mister José Lima nunca esteve longe, acabou sempre por estar perto por meios digitais, em comunicação constante connosco e com os outros misters e acompanhou sempre atentamente o nosso trabalho", concluiu.

Confira a convocatória:

Guarda-redes: Diogo Fernandes (FC Porto) e Francisco Silva (Sporting CP);
Defesas: Diogo Monteiro (Servette FC), João Muniz (Sporting CP), João Conceição (SL Benfica), Leonardo Barroso (Sporting CP), Luís Gomes (FC Porto) e Martim Fernandes (FC Porto);
Médios: Dário Essugo (Sporting CP), João Veloso (SL Benfica), João Gonçalves (SC Braga), Manuel Mendonça (Sporting CP), Rafael Luís (SL Benfica) e Ussumane Djaló (SL Benfica);
Avançados: Afonso Moreira (Sporting CP), Ivan Lima (SL Benfica), José Rodrigues (SC Braga), Rodrigo Ribeiro (Sporting CP), Tiago Andrade (FC Porto) e Vivaldo Semedo (Sporting CP);

Programa da Equipa das Quinas*:

20 de maio de 2022| sexta-feira
16h30: Portugal x Suécia (Estádio Municipal de Lod)

21 de maio de 2022 | sábado
10h45: treino

22 de maio de 2022 | domingo
10h45: treino

23 de maio de 2022 | segunda-feira
20h00: Portugal x Dinamarca (Estádio Municipal Ramat Gan)

A programação restante será divulgada oportunamente em fpf.pt  

Eis o calendário do Grupo D (horários locais):

17 de maio de 2022
Dinamarca 1-2 Suécia 
Escócia 1-5 Portugal 

20 de maio de 2022
14h30: Dinamarca x Escócia (Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan)
16h30: Portugal x Suécia (Estádio Municipal de Lod, Lod)

23 de maio de 2022
20h00: Portugal x Dinamarca (Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan)
20h00: Suécia x Escócia (Estádio Municipal de Lod, Lod)

Eis o calendário da competição:

Jornada 1 da fase de grupos: 16/17 de Maio
Jornada 2 da fase de grupos: 19/20 de Maio
Jornada 3 da fase de grupos: 22/23 de Maio
Quartos-de-final: 25/26 de Maio
Meias-finais: 29 de Maio
Final: 1 de Junho

Eis o alinhamento de todos os grupos:

Grupo A:
Israel
Alemanha
Itália
Luxemburgo

Grupo B:
Países Baixos
França
Bulgária
Polónia

Grupo C:
Sérvia
Espanha
Turquia
Bélgica

Grupo D:
Dinamarca
Portugal
Escócia
Suécia

Eis a estrutura da fase a eliminar:

Quartos-de-final (25 e 26 de Maio)
QF1: Vencedor Grupo A - Segundo classificado Grupo B
QF2: Vencedor Grupo B - Segundo classificado Grupo A
QF3: Vencedor Grupo C - Segundo classificado Grupo D
QF4: Vencedor Grupo D - Segundo classificado Grupo C

Meias-finais (29 de Maio)
MF1: Vencedor QF1 - Vencedor QF3
MF2: Vencedor QF2 - Vencedor QF4

Final (1 de Junho)
Vencedor MF1 - Vencedor MF 2

Lista de recintos que irão acolher os jogos:

Estádio Municipal de Netanya, Natanya (Quartos-de-final, meias-finais, final)
Estádio Haberfeld, Rishon Lezion (Fase de grupos, quartos-de-final)
Estádio Municipal de Ness Ziona, Ness Ziona (Fase de grupos, quartos-de-final)
Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan (Fase de grupos)
Estádio Municipal de Lod, Lod (Fase de grupos)


;

Notícias