Taça de Portugal Futsal Placard

Treinadores com foco total nos quartos de final

Futsal - Taça de Portugal

A Final Eight da Taça de Portugal de Futsal Placard arranca esta quarta-feira no Multiusos de Sines.

A 24.ª edição da Taça de Portugal de Futsal Placard tem o seu início marcado para esta quarta-feira, no Pavilhão Multiusos de Sines, com a realização de todos os jogos dos quartos de final.

FOTOGALERIA

BILHETES JÁ DISPONÍVEIS

PROGRAMA OFICIAL

Para esta terça-feira estão agendados os treinos oficiais de todas as equipas participantes na prova masculina. Clique aqui para conferir os horários.

Em declarações ao fpf.pt, os treinadores das respetivas equipas partilharam as suas ambições e analisaram o adversário que vão enfrentar.

O primeiro jogo dos quartos de final colocará frente a frente Marítimo e Eléctrico FC, com início marcado para as 11h00. 

Bruno Salgado, treinador do Marítimo, em discurso direto:
"Os objetivos iniciais eram atingir a Final Eight pela primeira vez na história do clube, mas com o objetivo alcançado, vamos tentar chegar o mais longe possível. Vamos enfrentar um adversário muito difícil, que fez uma Liga Placard excelente, com um plantel e equipa técnica de muita qualidade, que nos vão dificultar muito, mas nós também temos as nossas armas para contrariar o favoritismo do adversário.

"A equipa terá que se apresentar sem muita ansiedade, não alterar muito a forma normal de jogar, concentrados em todos os segundos do jogo, e com espírito de conquista. Só assim conseguiremos vencer este adversário"

João Freitas Pinto, treinador do Eléctrico FC, em discurso direto:
"Os objectivos do Eléctrico FC são claros desde o início da época, estar presente em todos os momentos de decisão, já o conseguimos mas agora pretendemos mais e quando estamos a falar de uma competição por eliminatórias temos que pensar jogo a jogo, por agora estamos focados em ganhar ao Marítimo e mais nada, quarta feira após o jogo logo veremos para onde nos devemos focar, mas como é óbvio queremos ir longe nesta competição, temos essa ambição".

"O Marítimo é uma equipa com bons jogadores e está a fazer uma boa prestação na 2ª divisão, há que contar com uma boa réplica e um bom jogo. Ambição, querer e capacidade de superação, quando estamos perante eliminatórias não há segundas chances para quem errar"

O segundo jogo desta quarta-feira será disputado entre as formações do CR Candoso/Natcal e o Eléctrico FC. com o apito inicial a ser dado às 14h00.

Jorge Monteiro, treinador do Quinta dos Lombos, em discurso direto:
"Estarmos na Final Eight da prova era o principal objetivo. Agora passa por garantirmos a presença na meia-final da prova. Os Leões de Porto Salvo, melhoraram as suas dinâmicas de jogo e neste momento é um adversário mais coeso e equilibrado. Tem jogadores com muita experiência neste tipo de provas e vai criar-nos muitas dificuldades"

"A mentalidade competitiva, aliada à experiência e capacidade física, serão determinantes. Serão jogos que se decidem pelos detalhes e o foco em cada momento do jogo é fundamental para vencer".

Mário Silva, treinador do Leões Porto Salvo, em discurso direto:
"Aquilo que nós sabemos e controlamos, são as nossas tarefas, e temos consciência de que é a qualidade e o rigor com que desempenhamos essas tarefas que nos podem permitir ou não, ir ultrapassando os desafios que encaramos. Teremos um curto período de preparação para a competição, finda a Liga Placard, e a nossa maior preocupação é acertar na escolha dos exercícios que consideramos serem os mais adequados para atingirmos os objetivos que definimos nesse período de preparação. Temos um grupo e equipa ambiciosa mas ao mesmo tempo temos clara consciência de que apenas conseguimos transformar essa ambição em resultados desportivos através de um sentimento coletivo de capacidade e competência para cada um dos jogos que disputamos. Ação a ação, tarefa a tarefa, treino a treino e jogo a jogo, queremos sempre três coisas, fazer mais, fazer melhor e ganhar"

A Quinta dos Lombos é uma equipa que além das suas virtudes coletivas, tem três características especificas que a permitem ir controlando os momentos do jogo. Tem jogadores muito habilidosos e qualificados para as situações de 1x1 ofensivo, tem um pivot com uma capacidade enorme de reter a bola, e tem um guarda-redes que em virtude da qualidade do seu jogo de pés, permite ir alternando o jogo de situações de 4x4 para 5x4 com muita frequência. A nós, compete-nos através da previsão destes cenários, encontrar estratégias que diminuam a imprevisibilidade do seu jogo, conferindo maior conforto dentro do mesmo aos nosso atletas. A velocidade com que percecionarmos a situação de jogo que temos pela frente, adaptarmo-nos e encontrarmos a melhor resposta, será determinante para conseguirmos ter mais ações de sucesso e consequentemente o resultado desportivo que procuramos que é a vitória".

O terceiro jogo dos quartos de final dita o encontro entre Sporting CP e Candoso/Natcal (17h00).

Nuno Dias, treinador do Sporting CP, em discurso direto:

"As ambições para a Taça de Portugal são as maiores. Em todas as competições a intenção é vencer. Mas sabemos que para vencer esta competição temos de ultrapassar várias etapas e o nosso foco agora é na primeira final que é esta quarta-feira com o CR Candoso. Só passando esta final é que passamos para a seguinte. Sabemos qual é o nosso grande objectivo, mas não vale a pena pensar nisso antes de ultrapassarmos os objectivos intermédios".

"O CR Candoso está moralizado por ter conseguido a permanência na última jornada. Vão jogar sem grandes responsabilidades e descomplexados pois atingiram o seu objectivo. Na penúltima jornada jogámos diante deles. Foi um jogo onde se apresentaram com algumas baixas. Agora é um jogo a eliminar e pretendemos vencer, como sempre. Estamos a preparar tudo para tal".

 "Os jogadores estão sempre motivados, senão não faziam parte deste plantel. Estão motivados para esta competição e para outra qualquer. Estão avisados das dificuldades que vamos encontrar na Taça de Portugal, mas muito motivados para conquistar este troféu".

Henrique Passos, treinador do Candoso/Natcal, em discurso direto:
"Os nossos objetivos passam por desfrutar do momento. Mais uma vez esta equipa fez história ao ficar apurada para esta competição. Este apuramento é um prémio justo para os atletas, sendo sinal da sua imensa qualidade, equipa técnica, direção e para os nossos fantásticos associados. Apesar disso queremos fazer um bom jogo, sabendo que vamos encontrar o atual campeão nacional. Cientes das dificuldades e da árdua tarefa que teremos pela frente, queremos mostrar a qualidade dos nossos atletas e divulgar a marca Candoso"

"O adversário que vamos encontrar é, talvez, a melhor equipa nacional da atualidade e uma das melhores do mundo. Ainda recentemente esteve na final da Liga dos Campeões. É composta por atletas de inegável qualidade e muito bem orientada. Jogar contra o Sporting é sempre extremamente difícil mas aliciante. Os nossos atletas gostam de jogar contra os melhores e de estar nestas fases"

"Importante é fazermos o nosso jogo e sermos fieis à nossa identidade. Temos que ser assertivos, concentrados e não cometer erros. Os nossos atletas devem explanar a sua qualidade e entregar-se por completo à competição, sem pensar em demasia no resultado. Como referi anteriormente queremos mostrar que merecemos estar aqui e que, ano após ano, queremos consolidar a presença nesta fase da prova"

O derradeiro encontro destes quartos de final coloca frente e frente SL Benfica e Caxinas.

Pulpis, treinador do Benfica, em discurso direto: 
“Somos o Benfica e não existe outro objetivo que não seja ganhar. Sabemos da dificuldade da competição, são oito boas equipas, a começar pelo Caxinas. Apesar de estar na 2.ª divisão, é uma equipa com muito nível"

“Vai ser um jogo muito difícil. É uma equipa muito forte, com bons conceitos táticos e está a fazer uma grande época na segunda divisão. Já tive a oportunidade de ver vários jogos e é um conjunto muito intenso e com muita agressividade, com uma mescla entre jogadores experientes e mais jovens. O Caxinas não tem nada a perder, vai jogar sem pressão”

“O que fará a diferença são os pequenos detalhes. Temos de pensar jogo a jogo, e não pensar logo antecipadamente no próximo desafio. Neste género de torneios a eliminar não podemos deixar nada para amanhã, temos de jogar a 100% e jogar cada partida como fosse a final”.

Nuno Silva, treinador do Caxinas, em discurso direto:
"Perspetivando aquilo que pode ser a nossa participação nesta fase final da Taça de Portugal não posso deixar de referir o percurso que temos realizado e do qual temos de estar bastante orgulhosos por estar nesta fase da competição. Após alguns anos a tentar atingir a Final Eight da Taça de Portugal conseguimos esse objetivo graças a um trabalho de grande qualidade por parte dos jogadores e de toda a estrutura ao longo de toda a competição. Chegados a este momento o nosso objetivo passa por competir da melhor forma, como temos feito até agora em todos os jogos, sabendo que nos irá ser exigido um esforço enorme e teremos de nos superar durante todo o jogo para conseguirmos ambicionar continuar em competição. A ambição e a responsabilidade terão de estar presentes em todos os lances da partida para podermos lutar por um resultado positivo. Orgulhosos do percurso que realizamos até agora, conscientes da tarefa que teremos pela frente, mas motivados para desafiar os nossos limites e continuarmos orgulhosos e a representar da melhor forma o clube e quem nos apoia"

"A equipa do Benfica é uma das melhores equipas do mundo e, parece-me, que isso acaba por dizer quase tudo. Individual e coletivamente são muito fortes, com grande variabilidade ofensiva. A capacidade de jogar com um sistema 1x3x1 mais fixo ou mais móvel ou mesmo com uma dinâmica maior sem pivô fazem com que o jogo vá apresentar diferentes dinâmicas ao longo do mesmo. Defensivamente esta época tem desenvolvido alguns comportamentos mais zonais, sem perder a pressão e a capacidade para roubar bolas junto à baliza adversária. Juntando a estes aspetos a riqueza dos esquemas táticos e a subida, mais ou menos, evidente do guarda-redes para alterar o ritmo do jogo fazem com que tenhamos de ser uma equipa completa para conseguir competir contra todas estas características. Assim, apesar de sabermos de todas estas qualidades e valências, vamos prepararmo-nos da melhor forma possível para “esconder” algumas destas qualidades e tentar “aumentar” alguns erros que possam acontecer durante o jogo"

"Olhando para a competição de uma forma mais global, sem olhar para os diferentes níveis das equipas intervenientes, penso que é fundamental as equipas estarem conscientes que a margem de erro é inexistente e que perante um jogo menos conseguido podem hipotecar os objetivos na competição. Este facto deve aumentar a responsabilidade e concentração dos atletas na abordagem a cada um dos jogos. Para que se possa vencer a Taça de Portugal terão de se jogar 3 jogos em dias quase consecutivos o que dará vantagem a quem tiver um plantel mais equilibrado, de forma a poder fazer uma gestão mais equilibrada do tempo de jogo, bem como a quem tiver a capacidade de de um jogo para o outro conseguir fazer adaptações estratégicas específicas para o adversário com quem irá competir. Numa competição em tão curto espaço de tempo e com equipas de tanta qualidade e exigência a equipa vencedora será certamente merecedora do título"


;
;
16 de Maio 2022
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias