Webinar de sustentabilidade: como trabalha o Arsenal FC?

Responsabilidade Social

Iniciativa do projeto europeu GOALS na próxima sexta-feira, 6 de maio.

Se tem curiosidade em conhecer como o Arsenal FC lida com as questões ambientais e de sustentabilidade, então não perca o primeiro webinar da iniciativa GOALS, na qual a FPF está envolvida. Michael Lloyd, responsável do clube londrino pela logística e pela sustentabilidade, é um dos oradores. O  outro é Tiberio Daddi, professor da Sant'Anna School of Advanced Studies, universidade italiana que lidera o projeto e vai apresentar as primeiras conclusões dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos desde o início de 2021.

A sessão online decorre esta sexta-feira, 6 de maio, a partir das 10 horas, e é de acesso livre através deste link, que pode desde já guardar nos favoritos ou no seu calendário. Trata-se do primeiro de seis webinars a promover ao longo do projeto, que se estenderá até final de 2023.

O projeto GOALS tem como objetivo ajudar as organizações ligadas ao futebol a melhorarem os seus procedimentos ambientais, estando prevista a criação de uma ferramenta eletrónica, de uso generalizado na Europa, para medida da pegada ambiental de instituições e eventos. A iniciativa é cofinanciada pelo projeto Erasmus+, da União Europeia, e a FPF é uma das três federações internacionais envolvidas. As outras são a romena e a kosovar, juntando-se-lhes o Real Bétis, a Universidade de Sant'Anna (Itália) e a ESSMA (associação europeia de estádios).

ACOMPANHE O WEBINAR

No âmbito de outro projeto de nível europeu e no qual a FPF se integra, terá lugar um webinar sobre daltonismo, a 17 de maio.

Responsabilidade social

A participação da FPF no projeto europeu GOALS insere-se na política de atuação da Federação Portuguesa de Futebol, que promove sempre a obediência aos mais elevados padrões éticos, sociais e de responsabilidade ambiental, procurando diminuir o impacto do futebol e de toda a atividade da FPF no meio ambiente, sempre na defesa de um planeta melhor.

Nesse sentido, a Federação tem dado passos importantes e inovadores, nos quais se destaca a utilização de painéis solares na Cidade do Futebol, para produção de águas quentes sanitárias e de água filtrada, através de um complexo sistema de equipamentos de purificação. O sistema de iluminação está a ser progressivamente substituído por lâmpadas LED, há reciclagem de lixo, aproveitamento de sobras de comida, renovação da maquinaria com aparelhos elétricos e os produtos para tratamento dos relvados tendem a ter cada vez maior percentagem de compostos orgânicos. Estas são algumas das ações levadas a cabo para tornar a Cidade do Futebol sustentável e amiga do ambiente.


;

Notícias