Seleção Sub-18

Marco Cruz: "Nós todos adoramos estar aqui"

Seleção Sub-18

Esta terça-feira marca o segundo dia de concentração

A Selecção Nacional Sub-18 concentrou-se esta segunda-feira em Penafiel, para dar início a um estágio que se prolongará até ao dia 4 de Maio.

No Complexo Desportivo de Lousada, os trabalhos da turma de todos nós prosseguiram e o fpf.pt conseguiu chegar à fala com um dos jovens. Marco Cruz começou por abordar a questão da entrada de novas caras na lista de chamadas, destacando a base alargada de escolha à disposição do técnico, assim como o bom ambiente que existe em torno do grupo: "Soubemos que iriam dar-se algumas mudanças na convocatória, mas estamos sempre abertos a isso. É algo que acontece muitas vezes. É comum. Nós estamos habituados a isso. É sempre bom recebermos novos jogadores e dar-lhes a experiência de serem internacionais. O mister falou connosco sobre o tema. Este ano conseguimos internacionalizar 20 atletas nos Sub-18 e isso é muito positivo e é um sinal de que temos muita qualidade na nossa geração. Estas chances que são dadas aos mais novos são incentivos e motivações para continuarmos a trabalhar, até porque quem está fora também quer integrar este lote. Em termos de ânimo, este é sempre o mesmo. Nós todos adoramos estar aqui e estamos a trabalhar bem nos clubes e esse esforço traduz-se no voto de confiança para estar aqui. Estar na Selecção é mais um motivo para desfrutar de fazermos o que mais gostamos, jogar futebol".

O futebolista do Sporting CP falou, ainda, sobre o peso da responsabilidade de representar Portugal, considerando a subida do nível médio dos praticantes no nosso país: "O aumento da qualidade de quem joga futebol em todos os escalões aumenta o nosso encargo, parece-me. Temos uma geração muito boa e quando alguém é chamado para cá vir é sinal de que tem imenso nível. Se quem decide entendeu que os 22, 23, 24 que são convocados em dada altura são os mais indicados estão aptos a defender as nossas cores, então, o ónus passa para o nosso lado. Nas vezes em que treinamos ou jogamos por Portugal, seja qual for o contexto, temos que sentir que temos obrigações, ainda para mais, quando há muitas alternativas de valor que cá não estão para que tenhamos ficado com os nossos lugares. Tem que haver sentido de responsabilidade. Se não sentirmos uma certa dose de nervosismo, então, é porque não estamos a fazer as coisas bem. Se levamos este símbolo ao peito, é sinal de que temos qualidade, mas isso não deve descontrair-nos."

Toda a qualidade das fornadas de novos talentos que surgiram nos últimos tempos, a par daquelas que continuam a aparecer, leva o Marco a ser optimista em relação ao futuro: "Tendo visto a nossa geração e não só, os Sub-19, os Sub-20, os Sub-21 e os próprios Sub-17, que agora se encontram a fazer um grande trajecto [vão entrar no Europeu da categoria], o que nos deixa muito contentes e a torcer por eles, podemos concluir que a qualidade é notória. Toda a gente o consegue ver. Portugal é, hoje em dia, se não a melhor, uma das melhores equipas tanto a nível da formação, como nos seniores. Fazer parte disto, para nós, é um sonho. Mas esta realidade não é motivo para nos metermos em bicos de pés, mas sim para trabalhar e evoluir, pois só assim vamos chegar ao topo", rematou. 

Para esta reunião, o Treinador Nacional Joaquim Milheiro contou com a disponibilidade dos 24 rapazes convocados.

Recorde a convocatória:

CS Marítimo: Bernardo Gomes;
FC Famalicão: Gustavo Sá;
FC Porto: Bruno Pires, António Ribeiro, Gabriel Brás e Jorge Meireles;
GD Estoril Praia: Tiago Parente;
Manchester City FC: Carlos Borges;
PSG: Louis Nascimento;
SC Braga: João Carvalho e João Faria;
SL Benfica: Hugo Faria, José Precatado e Ricardo Marques;
Sporting CP: David Monteiro, Diogo Pinto, Diogo Travassos, João Pereira, Marco Cruz, Martim Marques, Mateus Fernandes, Samuel Justo e Youssef Chermiti;
UD Santarém: José Melro.

Programa completo:

03.05.2022 | terça-feira
10h15: treino (Complexo Desportivo de Lousada)
17h15: treino (Complexo Desportivo de Lousada)

04.05.2022 | quarta-feira
10h15: treino (Complexo Desportivo de Lousada)


;

Notícias