Seleção A Futsal

BOLETIM ESTATÍSTICO FPF N.º 21

FPF

Consulte a análise detalhada do trimestre janeiro/março 2022

Está disponível no site da FPF, através deste link o Boletim Estatístico n.º 21 (janeiro/março 2022).

Com 50 páginas, o número 21 do Boletim Estatístico FPF reporta-se ao primeiro trimestre de 2022.

Este Boletim Estatístico apresenta, uma vez mais, uma estrutura interativa, volta a ter seis grandes blocos (incluindo o Conhecimento, pela segunda vez, além dos cinco previamente existentes: Destaque; Os Vídeos para esta Edição; A Nossa Atividade; Novos Públicos/Intervenção Social; Temas de Fecho) e oferece novas soluções gráficas que merecem ser conhecidas.

O título europeu conquistado a 7 de fevereiro, nos Países Baixos, pela nossa Seleção de Futsal foi mais um momento especial e inesquecível deste nosso caminho conjunto de mais de uma década na FPF.

Portugal revalidou o título obtido em 2018 na Eslovénia, tornando-se bicampeão europeu, estatuto que acumula com o de campeão do mundo de Futsal. Num espaço de apenas 1457 dias, a Seleção orientada por Jorge Braz obteve três feitos extraordinários, provando que nada é impossível quando se junta trabalho, talento, foco e muita competência. 

Na sequência de um Playoff exemplar, com duas vitórias claras sobre dois adversários difíceis (3-1 à Turquia, 2-0 à Macedónia do Norte, que dias antes havia eliminado a campeã europeia Itália), a nossa Seleção A masculina de Futebol estará no Mundial do Catar, somando assim a 12.ª qualificação seguida para Euros e Mundiais. Desde 2000, estivemos sempre lá – algo que só Espanha, França e Alemanha também podem dizer.

A Seleção Sub-17 obteve a qualificação para a fase final do Euro a realizar em Israel – foi o 20.º apuramento (isso mesmo, 20!) de seleções jovens masculinas futebol de Portugal para fases finais Euro ou Mundiais desde 2012: a soma de três Sub-21, com cinco Sub-20, sete Sub-19 e cinco sub-17. Menos sorte tiveram as nossas seleções Sub-19 masculina e Sub-17 feminina, que se ficaram pelas rondas de elite, ainda que também tenham mostrado bons indicadores para o futuro.

Outro apuramento deste trimestre foi o da nossa Seleção Sub-19 Futsal, que pela segunda vez em duas edições da prova está presente na Final Four do Euro da categoria (a realizar em Jaen, Espanha, em setembro).

Os Sub-21 prosseguiram caminhada sólida rumo ao Euro-2023: depois de empate 1-1 com a Islândia, a goleada 4-0 na Grécia, diante de rival direto na luta pelo primeiro lugar do grupo, garantiu liderança destacada, com a melhor diferença de golos de toda a qualificação, à data do final do trimestre.

A nossa Seleção Feminina, ranking FIFA 29 (melhor classificação de sempre) bateu a Noruega, ranking 11, na primeira jornada da Algarve Cup, por 2-0, numa demonstração clara de que é possível sonhar cada vez mais alto.

As nossas competições viveram mais momentos marcantes e memoráveis. O Estoril sagrou-se, com todo o mérito, bicampeão da Liga Revelação. O SC Braga conquistou pela primeira vez, após Final muito renhida em Santa Maria da Feira, diante do SL Benfica, só resolvida nas grandes penalidades, a Taça da Liga Feminina. No Futsal, o Sporting conquistou a Taça da Liga Placard e o GCR Nun´Álvares foi o justo vencedor da Taça da Liga Futsal Feminina.

A Liga 3 somou jogos equilibrados, bem disputados, com bons jogadores e golos admiráveis. No trimestre janeiro/março, a ronda 20 da prova registou um recorde de 9.315 espectadores nas bancadas – valor entretanto já batido pelos excelentes 13.204 espectadores no UD Leiria-UD Oliveirense, realizado no Estádio Magalhães Pessoa, a 25 de abril passado. A utilização do VAR em 24 partidas da Liga 3 até ao final desta edição é mais uma prova do potencial que esta competição apresenta, na afirmação dos nossos melhores valores.

A Portugal Football School (PFS) prosseguiu o seu caminho de crescimento e consolidação. Os seus cursos passaram a contar com a certificação oficial do Estado português, por via da DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. O Comité Olímpico de Portugal atribuiu à PFS o prémio de Ciência e Desporto. O forte compromisso que a Federação Portuguesa de Futebol assume com a busca do Conhecimento revelou-se também, no trimestre janeiro/março, no estudo promovido pelo Portugal Football Observatory sobre “Como identificar um jogador de topo através do percurso nas seleções jovens nacionais”.

A consultora On Strategy distinguiu a FPF como marca com melhor reputação na área do desporto. Áreas como a Integridade, o Licenciamento de Clubes e a Certificação, o Portugal+ e o eFootball prosseguiram a sua rota de afirmação e franco desenvolvimento.

Como sempre, a FPF envolveu-se nas causas mais nobres e associou-se a quem mais precisa de apoio nos momentos difíceis. Dias depois do eclodir da guerra na Ucrânia, promovemos a iniciativa “Cada Clube, Uma Família” – Um Plano para Ajudar a Ucrânia, com Paulo Fonseca e a mulher Katerina a serem os embaixadores do projeto. A campanha, com a hashtag #missaoucrania, recolheu 1,6 milhões de euros.

Tiago Craveiro, nosso CEO durante uma década, viu o seu trabalho de excelência reconhecido ao mais alto nível e iniciou uma nova etapa profissional na UEFA, num justo reconhecimento pela singular visão que tem sobre o futebol e por uma capacidade única de concretizar projetos de grande complexidade.  

De três em três meses, pode consultar a análise estatística da FPF:

Consulte o Boletim Estatístico n.º 1 – CRESCIMENTO, COESÃO E EXCELÊNCIA (janeiro/março 2017)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 2 - FOCO NO FUTURO (abril/junho 2017) 

Consulte o Boletim Estatístico n.º 3 – EXPANSÃO E INCLUSÃO (julho/setembro 2017) 

Consulte o Boletim Estatístico n.º 4 – TUDO POR PORTUGAL (outubro/dezembro 2017) 

Consulte o Boletim Estatístico n.º 5 – CONQUISTA O SONHO (janeiro/março 2018) 

Consulte o Boletim Estatístico n.º 6 – PORTUGAL+ (abril/junho 2018) 

Consulte o Boletim Estatístico n.º 7 - CONQUISTA E REVELAÇÃO (julho/setembro 2018)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 8 – A AFIRMAÇÃO DO FEMININO (outubro/dezembro 2018)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 9 – PORTUGAL GLOBAL (janeiro/março 2019)  

Consulte o Boletim Estatístico n.º 10 – OURO E EXCELÊNCIA (a4ril/junho 2019)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 11 – CULTURA DE VITÓRIA (julho/setembro 2019) 

Consulte o Boletim Estatístico n.º 12 – TRANSFORMAÇÃO SUSTENTADA (outubro/dezembro 2019)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 13 – NÓS ESTAMOS AQUI (janeiro/março 2020)  

Consulte o Boletim Estatístico n.º 14 – TEMPOS EXCECIONAIS DECISÕES EXCECIONAIS (abril/junho 2020)  

Consulte o Boletim Estatístico n.º 15 – VOLTAR A CELEBRAR (julho/setembro - transição outubro/dezembro 2020)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 16 – AMPARAR A QUEDA/PREPARAR A RECONSTRUÇÃO (outubro/dezembro 2020- transição janeiro/março 2021)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 17 --  QUALIDADE E COMPROMISSO (janeiro/março 2021- transição abril/junho 2021)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 18 -- ESPERANÇA E CONSOLIDAÇÃO (abril/junho 2021)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 19 -- CAMPEÕES NO PAVILHÃO E NA AREIA (julho/setembro 2021)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 20 -- DESAFIOS EXTRAORDINÁRIOS (outubro/dezembro 2021)

Consulte o Boletim Estatístico n.º 21 -- UM DESTINO VENCEDOR  (janeiro/março 2022)



;

Notícias