Portugal vence Bulgária

Futebol Fem. - Seleção A

Triunfo por 3-0 em Barcelos.

A Seleção Nacional feminina bateu esta terça-feira, em Barcelos, a Bulgária por 3-0, em jogo da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2023. 

FOTOGALERIA

RECORDE AQUI TODAS AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

Com este triunfo, Portugal mantém-se no terceiro lugar do GRupo H de qualificação, agora com 16 pontos, a cinco da primeira classificada, a Alemanha, e a dois da Sérvia, a próxima adversária, fora, antes do encerramento da ‘poule’, na receção à Turquia, sendo ambos os jogos estão agendados para setembro.

Golo de Diana Silva adianta a Equipa das Quinas
Portugal entrou forte na partida e instalou-se desde cedo no meio-campo da Bulgária, pressionando muito e ganhando livres. Foi na sequência de um livre batido por Andreia Jacinto que Diana Silva vincou o domínio luso aos 18 minutos: a avançada desviou de cabeça para o fundo das redes búlgaras, deixando a Seleção Nacional na frente do marcador.

Em dia de aniversário, Vanessa Marques dá 'prenda' à equipa
Apesar da vantagem, a armada lusa não tirou o pé do acelerador e continou a rondar as imediações da baliza da Bulgária, ameaçando o segundo golo. A ameaça transformar-se-ia em golo aos 26 minutos, graças a um cabeceamento certeiro de Vanessa Marques, após cruzamento de Ana Borges. No dia em que festejou 26 anos, a centrocampista deu ela própria uma 'prenda' à Seleção Nacional. 

Carole Costa faz o gosto ao pé em cima do intervalo
A três minutos do intervalo, a central Carole Costa dilatou o resultado a favor das cores nacionais (3-0), ao encostar com o pé um cruzamento de Andreia Jacinto, que deixou várias búlgaras para trás no corredor direito. 

A formação búlgara ainda tentou contrariar a portuguesa em contra-ataque, mas raramente conseguiu invadir os domínios de Portugal e não fez nenhum remate perigoso na primeira parte. 

Ritmo de jogo abranda no início da etapa complementar
No arranque do segundo tempo, o ritmo de jogo abrandou um pouco, embora Portugal tenha continuado a chegar com fluidez à área contrária. Mélissa Gomes, que entrou ao intervalo para o lugar de Ana Borges [lesionada numa entrada violenta de uma adversária], chegou a estar perto de marcar, mas a bola não saiu com a direção certa.

Rute Costa muito aplaudida 'em casa'
Esta fase do jogo ficou, também, marcada por uma troca da baliza portuguesa, com Rute Costa a render Patrícia Morais e a somar a sua quinta internacionalização AA, e primeira na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023. No momento da substituição, a guarda-redes do Famalicão, que é natural de Barcelos, foi muito aplaudida pelos adeptos locais. 

Nesta dupla jornada de apuramento, Francisco Neto utilizou as 23 jogadoras convocadas.

FICHA DE JOGO:
Jogo de qualificação para o Mundial-2023 - 8.ª jornada do Grupo H
Estádio Cidade de Barcelos

Árbitra: Ivana Martinčić (Croácia)
Árbitras assistentes: Sanja Rodjak-Karšić (Crácia) e Maryna Striletska (Ucrânia)
4.ª Árbitra: Sabina Bolic (Croácia)

PORTUGAL 3-0 BULGÁRIA (3-0 ao intervalo)

Portugal: Patrícia Morais (Rute Costa, 61'), Catarina Amado, Sílvia Rebelo, Carole Costa (Mariana Azevedo, 78'), Alícia Correia (Lúcia Alves, 74'), Andreia Jacinto, Vanessa Marques (Andreia Faria, 74'), Tatiana Pinto, Ana Borges (Mélissa Gomes, 46'), Diana Silva e Jéssica Silva.
Suplentes: Inês Pereira (GR), Joana Marchão, Andreia Norton, Fátima Pinto, Dolores Silva, Ana Capeta, Diana Gomes.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-0 Diana Silva (18'); 2-0 Vanessa Marques (26'); 3-0 Carole (42')
Disciplina: nada a registar

Bulgária: Shahanska (GR), Dineva, Dimitrova, Ivanova, Stankova, Yordanova (Veronika Gotseva, 69'), Gabriela Naydenova (Zheleva, 78'), Yvana Naydenova (Polina Rasina, 78') , Simona Petkova (Zhasmina Atanasova, 58') e Yuliana Aleksandrova (Teya Penkova, 69')
Suplentes: Karakoleva (GR), Staneva (GR), Nikoleta Boycheva, Inna Dimova, Stoyanova, Karaivanova.
Treinadora: Necla Güngör
Disciplina: cartão amarelo mostrado a Yana Yordanova (45'), Zhasmina Atanasova (71')

 

 


;
;
12 de Abril 2022
Foto

Hernâni Pereira/FPF

Notícias