Clubes acolhem atletas da Ucrânia

Responsabilidade Social

Dezenas de jogadores já foram integrados em clubes portugueses no âmbito da iniciativa "Cada clube, uma família".

No âmbito da iniciativa "Cada clube, uma família", lançada pela FPF desafiar os clubes de futebol nacionais a estimular e agregar propostas de acolhimento e emprego para famílias ucranianas, a resposta tem sido estimulante: três dezenas de jogadores já foram acolhidos em mais de dez clubes nacionais, além de terem sido lançadas várias iniciativas paralelas para apoiar o povo ucraniano.

A iniciativa tem como embaixadores, recorde-se, o treinador Paulo Fonseca e a sua mulher Katerina, natural da Ucrânia.

Sob o mote ‘Cada clube, uma família’, a FPF está a incentivar os clubes a funcionar como célula de acolhimento, encontrando emprego para um adulto refugiado e oferecendo a prática do futebol aos filhos ou menores do agregado familiar. 

Até ao momento, verificaram-se as seguintes integrações:

- O Quinta dos Lombos acolheu Yana Dychko e Ksenia Burlachenko, duas atletas da seleção de futsal feminino ucraniana; 

- O CD Mafra acolheu dois jogadores ucranianos de 7 e 8 anos;

- Grupo Desportivo de Sesimbra acolhe um jovem jogador ucraniano chamado Artur Blokhin;

- Fundação Benfica integra Myron, Oleksii, Illya e Nikita, quatro crianças ucranianas;

- Estoril acolhe o jogador ucraniano junior Volodymyr;

-  CD Feirense integra 3 jovens ucranianos na formação. Dois rapazes de 10 e 11 anos e uma menina de 17 que integrará a equipa feminina de juniores A do clube;

- Caldas SC acolhe Artem, um jovem jogador ucraniano da formação;

- Alcochetense acolheu, no seu futebol de formação, 4 atletas oriundos da Ucrânia; 

- SC Braga contratou ao Dínamo Kiev o jogador de 18 anos Bohdan Isachenko. O clube acolheu igualmente a mãe e a irmã do jovem guarda-redes;

-O Sporting CP acolheu nove jovens futebolistas ucranianos, com idades compreendidas entre 10 e 16 anos. As crianças jogavam no Dnipro-1, mas viram-se em risco pela invasão russa e vão agora treinar com as equipas de formação do Sporting no Polo EUL e na Academia;

- O Vitória SC anunciou, em comunicado, estar disponível para acolher, em 13 modalidades desportivas, refugiados até aos 17 anos oriundos da Ucrânia.

- A União Desportiva de Santarém o menino ucraniano Tymur que passou a integrar a equipa de sub-11 do clube

 

Como iniciativas complementares verificaram-se ainda as seguintes ações

- A Federação Portuguesa de Futebol, no âmbito da sua política de Responsabilidade Social, a Missão Continente e a TVI (que pertence à Media Capital, da qual a CNN Portugal também faz parte) uniram esforços para organizar uma campanha de angariação de fundos para apoiar a Ucrânia. Foram recolhidos 1,6 milhões de euros. 

- A FPF integrou duas cidadãs ucranianas, Slava está no Canal 11 e Olena na Casa dos Atletas.

- Boavista, Benfica, Estoril, Fundação Sporting e o Sporting Clube de Portugal, promoveram um conjunto de iniciativas para apoiar o povo ucraniano, com recolha de bens alimentares.

- O estádio Magalhães Pessoa foi transformado em dormitório de forma a acolher 54 refugiados ucranianos, numa iniciativa da Câmara Municipal de Leiria

Cada Clube, uma família

Sob o mote ‘Cada clube, uma família’, a FPF está a incentivar os clubes a funcionar como célula de acolhimento, encontrando emprego para um adulto refugiado e oferecendo a prática do futebol aos filhos ou menores do agregado familiar. 

Os clubes que aceitarem o repto federativo vão proporcionar o emprego, enquanto a FPF financiará a prática desportiva dos jovens ucranianos.

A inscrição das ofertas de emprego podem ser feitas através da plataforma do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

 


;

Notícias