Seleção Sub-19 Feminina

Espanha vence duelo ibérico

Futebol Fem. - Sub-19

Segundo jogo da Ronda de Elite.

O Complexo Desportivo CF Fão foi o palco do segundo jogo de Portugal na Ronda de Elite de apuramento para o Euro da categoria. Num duelo ibérico, a seleção espanhola levou a melhor, vencendo por 6-0.

Veja as melhores imagens do encontro

O primeiro golo do jogo aconteceu logo ao minuto 5, numa infelicidade de Nelly Rodrigues na sequência de um canto. O golo deu motivação extra às espanholas, que estiveram por cima do jogo durante alguns minutos, mas a confiança foi voltando às jogadoras portuguesas que começaram a discutir o jogo, ainda que com mais posse de bola para a equipa espanhola.

O jogo caminhava para o intervalo com a seleção espanhola a trocar mais a bola e permitindo duas boas intervenções de Sierra Cota-Yarde, que evitaram o dilatar da vantagem da seleção espanhola. No entanto, os últimos foram negativos, com dois golos espanhóis aos 43 e 45 minutos por Julia Bartel e Carmen Sanchez.

Na segunda metade, duas bolas paradas deram outros tantos golos, primeiro por Ariadna Mingueza e depois por Carmen Sanchez. A camisola 18 espanhola completou o seu hat-trick ao minuto 66', depois de uma boa combinação ofensiva.

A Equipa das Quinas nunca baixou os braços e Letícia Almeida enviou a bola à barra ao minuto 78. Pouco depois, na cobrança de um livre, Joana Prazeres obrigou Jana Gallego a defesa. Até ao final do encontro destaque para mais duas defesas de Sierra Cota-Yarde, fazendo com que o resultado não sofresse mais alterações.

No outro jogo do dia, os Países Baixos derrotaram a Roménia por 5-0. Com estes resultados, Espanha e Países Baixos lideram com 6 pontos, enquanto Portugal e Roménia ainda não pontuaram.

José Paisana em discurso direto:

“Sofrer um golo no início é sempre mau, e isso condicionou-nos em termos estratégicos. Mas também fomos surpreendidos pela Espanha com uma estrutura tática, que normalmente não utiliza. Demoramos algum tempo a ajustar a nossa equipa à forma como a Espanha abordou o jogo, e isso deixou-nos um pouco intranquilos no início. Mas, depois, fomos conseguindo ser mais organizados, suster o ímpeto da Espanha. As bolas paradas acabaram por fazer a diferença";

"Sabíamos que era um adversário com uma enorme capacidade de atacar a baliza, é a melhor seleção da Europa e uma das melhores do mundo, e que nos pressionou muito. Precisávamos de ter espírito de sacrifício, coesão e capacidade sofrimento, para poder ter bola. A equipa foi melhorando, e mesmo não tendo muita capacidade para atacar abaliza adversária, as jogadoras deram o seu melhor e estiveram sempre disponíveis para ouvir";

"Tanto este jogo como com os Países Baixos foram oportunidades para a equipa crescer. O nosso nível competitivo não é deste patamar, mas temos de nos focar agora em ganhar o jogo com a Roménia desta terça-feira, e não neste resultado”.

Joana Caiado em discurso direto:

“Sofremos o golo cedo, e de bola parada, que nos deixou em baixo animicamente. Tentámos sempre reagir e dar o nosso melhor, sabendo das dificuldades que estávamos a enfrentar";

"A Espanha surgiu com um esquema de três de defesas e no início tivemos de nos ajustar a isso. Sabemos que ainda há uma diferença entre a capacidade de Espanha e de Portugal, mas cabe-nos diminuí-la, cada vez mais, e continuar a jogar com as melhores";

"O objetivo do apuramento não foi conseguido, mas mostrámos que podemos ser competitivas. Temos de continuar assim já no jogo com a Roménia e, sobretudo, vencer esse último jogo. Estamos confiantes que vamos ficar na Liga A”.

Ficha de Jogo
Jogo de qualificação Campeonato da Europa
Grupo 6 da Liga A, 2.ª jornada
Complexo Desportivo CF Fão

Árbitra: Abigail Marriott (Inglaterra)
Árbitras assistentes: Emily Carney (Inglaterra) e Ivana Lesková (Eslováquia)
Quarta Árbitra: Miriama Matulova (Eslováquia)

ESPANHA 6-0 PORTUGAL (3-0 ao intervalo)

ESPANHA: Jana Gallego; Martina Vila (Laura Tanarro, 46'), María Valle López, Ariadna Mingueza - Cap., Julia Bartel (Salma Ayingono, 61'), Maite Zubieta, Alba Caño (Fiamma, 61'), Ornella Vignola (Mirari Uria, 80'), Esther Laborde (Ane Elexpuru, 80'), Carmen Sanchez e Ona Rius.
Suplentes: Meritxell Font Oliveras, Andrea Medina, Silvia Lloris, Clara Pinedo e Mirari Uria
Treinador: Pedro López
Golos: Nelly Rodrigues (5' - AG), Julia Bartel (43'), Carmen Sanchez (45', 63' e 66') e Ariadna Mingueza (53')
Disciplina: cartão amarelo a Laura Tanarro (84')

PORTUGAL: Sierra Cota-Yarde; Maria Miller, Joana Prazeres, Nelly Rodrigues, (Ana Assucena, 80'), Matilde Silva, Filipa Bandeira (Leonor Alves, 59'), Letícia Almeida, Joana Caiado - Cap. (Beatriz Nogueira, 69'), Maria Leonor Freitas, Maria Negrão (Ana Nogueira, 80') e Helena Theriez (Margarida Caniço, 69')
Suplentes: Catarina Potra, Joana Silva, Maria Alagoa e Ana Cruz
Treinador: José Paisana
Disciplina: cartão amarelo a Maria Leonor Freitas (62') e Leonor Alves (70'); José Paisana também viu cartão amarelo ao minuto 86.


;

Notícias