Seleção A Futsal

Bélgica mais eficaz em Gondomar

Futsal - Seleção A

Primeiro de dois jogos de preparação entre as equipas. Ricardinho fez a despedida com a camisola de Portugal em Gondomar.

A Seleção Nacional de Futsal enfrentou, esta quinta-feira, a congénere da Bélgica no primeiro de dois jogos de prearação entre as equipas. A partida terminou com uma vitória belga por 3-2. 

FOTOGALERIA

No Multiusos de Gondomar, Portugal e Bélgica enfrentavam-se numa partida que era muito mais do que um simples jogo de preparação, pois tratava-se do encontro que marcou a despedida de Ricardinho com a camisola de Portugal. Deste modo, o antigo capitão da Seleção Nacional cumpriu, assim, o grande sonho de encerrar o seu capítulo na Seleção Nacional em casa, em solo português, e entrando em campo com os seus filhos, algo que sempre procurou em toda a sua carreira.

No que diz respeito à partida, os belgas entraram mais fortes e Steven Dilliën (2') fez o golo inaugural. Portugal reagiu e começou desde logo a criar muito perigo junto da baliza adversária. Aos 4', Ricardinho teve um lance de génio e fez o empate, levando Gondomar à loucura.

Pouco depois, Fábio Cecílio atirou à trave e esteve muito perto de virar o jogo. A Equipa das Quinas teve o domínio da primeira parte, mas o guarda-redes belga foi negando os golos a Portugal. 

Na segunda metade do encontro, a formação orientada por Jorge Braz manteve a dinâmica e cedo começou a criar lances de perigo. Contra a corrente do jogo, Gabriel D'Angelo (30') fez o segundo golo dos belgas.

Portugal insistia, mas a Bélgica não perdoava e Jawad Yachou aumentou a contenda a três minutos do fim. 

Portugal não se deixou abatar e continuou a carregar e a criar muito perigo junto da baliza belga. A insistência portuguesa finalmente deu frutos segundos depois, quando Bruno Coelho reduziu para o 3-2.

Volvidos apenas alguns segundos, Tiago Brito quase levava o Multiusos de Gondomar ao delírio, mas o remate que daria o empate bateu na base do poste, para grande infelicidade portuguesa. Seguiram-se várias oportunidades nos poucos segundos de jogo que restavam, mas o guardião belga ia respondendo sempre da melhor forma às tentativas lusas, provando que estava numa noite muito inspirada.

A Bélgica vencia, então, a primeira de duas partidas de preparação entre as duas seleções, num curto espaço de dias. 

As duas equipas voltam a encontrar-se agora no próximo sábado, em Santo Tirso, num jogo que também já conta com lotação esgotada.

O "Mágico" foi dispensado do estágio no final do jogo e já não fará parte da equipa no reencontro com os belgas, em Santo Tirso.

Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:

"Sim, o início do jogo, todo o envolvimento, um dia especial. Recordámos tudo o que construímos e o que fizemos. Quando o Ricardinho, capitão, deixou a braçadeira ao Matos lembrei-me também quando o Arnaldo entregou a braçadeira ao Ricardo. Representa, no fundo, todas as gerações, o Ricardo atravessou umas quantas. As anteriores, antes do Guatemala, e vivi hoje sentimentos de tudo o que é o futsal português. Todas as gerações, os dirigentes, os treinadores, para construirmos até onde chegamos hoje. Foi um sentimento muito bonito, podia era ter terminado de outra forma. O Ricardo representa muito do que fizemos. Já seguimos no Europeu e agora há que seguir e desenvolver o trabalho, continuar a dar alegrias aos portugueses e não o que fizemos hoje.

"Há muitos jovens de enorme qualidade. São as gerações. Há que perceber o passado, o presente e que no futuro teremos de continuar a trabalhar. O que já está vai agora para o museu da federação. Agora há que valorizar o futsal português, o jogador português, dar oportunidades e todos, estas famílias e gerações têm de perceber isso para continuarmos no topo.

Já não estou habituado a perder. Hoje veio um sentimento que detesto e estou a tentar controlar aqui no fundo, mas pronto. Momentos como o de hoje fazem sentido a todas as vitórias que tivemos. É muito importante o reconhecimento. Este não é o nosso registo, o nosso registo é outro. Podemos fazer mais quer na construção, quer no processo. Especialmente na decisão e definição naquele momento muito importante, que é o da finalização. Temos de refletir, recuperar e sábado estaremos cá para de certeza construirmos e definirmos muito melhor. Não deixamos de ser quem somos por uma derrota destas. Às vezes, ajuda-nos a acordar para o futuro. A qualificação para o Mundial vai ser isto. Vão tentar roubar-nos pontos para não nos permitirem irmos para o Mundial. Mas já está. Fica, sobretudo, um sentimento muito especial pelo Ricardo, por tudo o que representou por Portugal."

Ricardinho em discurso direto:

"Hoje é um dia muito especial, com muitas emoções. É a primeira vez que estou a jogar com a camisola com a estrela [por cima do símbolo]. É um orgulho. Depois, por ser recebido assim em casa, não há palavras. E depois porque eu acho que sou uma pessoa cheia de sorte. Estou há tanto tempo sem treinar, sem poder jogar e chegar aqui e ser recebido desta forma pelos meus companheiros, pela família Portugal, fazer três treinos com a equipa, chegar aqui e ainda me despedir desta maneira, com um golo. Queria a vitória, mas hoje, como o dia era de festa, o resultado era o menos importante.

A minha primeira grande competição foi aqui em Gondomar e fui recebido assim. Despedir-me assim não tem palavras. Foi um trabalho brutal de toda a gente, com um carinho brutal de todos. Comigo [em campo] foi só até ao minuto 10, mas acima de tudo, tenho de sentir-me orgulhoso pelo trajeto que fiz com a Seleção portuguesa e agora estarmos conscientes e contentes porque temos presente e futuro com esta Seleção.

Havia dois 'troféus' que me faltavam e que eu nunca tinha conseguido: entrar com os meus filhos no terreno de jogo e o segundo era jogar os Jogos Olímpicos. Infelizmente, só consegui concretizar um deles. Para que o outro se concretize é preciso que haja um Mundial de futsal feminino. Espero deixar aqui uma mensagem e deixar também aqui o meu apoio. Eu agora sou embaixador de futsal pela Federação Portuguesa de Futebol e tudo farei, juntamente com o presidente, para que as meninas tenham esse Mundial e finalmente olhem para a nossa modalidade com o valor devido. Já que não vou conseguir cumprir esse sonho dentro de campo, pelo menos que de fora saiba que aportei alguma coisa."

Ficha de Jogo
Jogo de preparação
Multiusos de Gondomar

Árbitros: Cristiano Santos e Rúben Santos
Terceiro árbitro: Tiago Silva
Cronometrista: Maurício Couto
 
PORTUGAL 2-3 BÉLGICA (1-1 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial)André Sousa, Bruno Coelho, João Matos, Ricardinho - Cap. e Pany.
Jogaram ainda: Edu, André Coelho, Tomás Paçó, Afonso, Fábio Cecílio, Neves, Gonçalo Sobral, Tiago Brito, Miguel Ângelo, Pauleta e Miranda.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Ricardinho (4') e Bruno Coelho (37')
Disciplina: nada a registar.

Bélgica (cinco inicial): Dries Vrancken, Omar Rahou, Ahmed Sababti - Cap., Gabriel D'Angelo e Steven Dilliën.
Jogaram ainda: Mouhsin Bouzzid, Abdelhakim Sababti, Ibrahim Adnane, Zakaria Lamsaiah, Marvin Ghislandi, Jawad Yachou, Bram Meyers, Kanneth Vanderheyden e Jasper Buyl.
Treinador: Karim Bachar
Golos: Steven Dilliën (2'), Gabriel D'Angelo (30') e Jawad Yachou (37')
Disciplina: cartão amarelo a Steven Dilliën (23') e a Omar Rahou (31').


;

Notícias