Ricardinho despede-se da Seleção Nacional em Gondomar

Futsal - Seleção A

O antigo capitão vai realizar a última internacionalização a 7 de abril, frente à Bélgica.

A 9 de novembro de 2021, Ricardinho anunciou a despedida da Seleção Nacional após 187 internacionalizações e 141 golos marcados. Na cerimónia realizada na Cidade do Futebol, Fernando Gomes, Presidente da FPF, desafiou-o a realizar o seu último jogo de Quinas ao peito em solo português e esse momento vai acontecer.

O antigo capitão da Seleção Nacional vai cumprir a sua derradeira internacionalização a 7 de abril, no Multiusos de Gondomar, no primeiro de dois jogos de preparação de Portugal com a Bélgica. A partida terá início às 21h30 e contará com transmissão em direto no Canal 11. 

Desde modo, Ricardinho cumprirá o grande sonho de encerrar o seu capítulo na Seleção Nacional em casa, em solo português, e entrando em campo com os seus filhos, algo que sempre procurou em toda a sua carreira.

O "Mágico" vai fazer parte do estágio da equipa orientada por Jorge Braz até 7 de abril, disputando o primeiro jogo com a Bélgica.

A entrada para o encontro no Multiudos de Gondomar será livre e os bilhetes-convite poderão ser levantados no recinto desportivo (em data a definir).

Em declarações ao fpf.pt, Ricardinho mostrou-se muito grato pela concretização do seu grande objetivo: "Vou estar de volta à Seleção Nacional, com a camisola das Quinas, e ouvir novamente o hino que tanto me faz arrepiar e que da última vez me fez chorar. Depois de mais de 40 títulos conquistados, ainda me faltava um. O Presidente Fernando Gomes e a nossa FPF vão concretizar esse último título: fazer a minha despedida em solo português. Será a 7 de abril, em Gondomar. Será um dia especial, vou ter a possibilidade de me despedir onde tudo começou, onde joguei o primeiro Europeu, na minha casa e com os meus. Acima de tudo, com o grande desejo que sempre tive: entrar em campo com os meu filhos num jogo da Seleção Nacional. Eternamente grato por todo o carinho".

Confira aqui a convocatória para os jogos com a Bélgica

ACREDITAÇÃO MEDIA DISPONÍVEL

De Quinas ao peito, Ricardo Braga deixa um legado liderança, humildade e capacidade de trabalho, aliando a sua enorme qualidade técnica à simplicidade. Tudo começou no Algarve, a 26 de junho de 2003, quando defrontou a seleção de Andorra, num jogo para o Torneio Internacional do Algarve que terminou com vitória por 8-4. O primeiro golo surgiu no mesmo torneio, a 29 de junho quando marcou na vitória por 5-1 à Eslováquia. 

Ao serviço de Portugal, Ricardinho disputou cinco europeus e quatro mundiais, tendo ganho o Euro'2018 e o Mundial'2021. Em Campeonatos da Europa fez 21 jogos, com 22 golos marcados, já em Mundiais, foram 23 encontros, com 22 golos marcardos. Destaque para a edição de 2016, onde marcou 12 golos. Ricardinho venceu também uma edição do Mundialito, em 2007. O jogo 100 foi em Caminha, num jogo frente à Suíça, onde marcou dois golos num encontro que terminou com vitória portuguesa por 10-0.

Para a história ficam também os prémios individuais, incluíndo ter sido eleito por seis vezes Melhor Jogador do Mundo, sendo o jogador mais vezes reconhecido.


;

Notícias