Portugal vence na Grécia

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas triunfou em Trípoli (4-0) e lidera o grupo D.

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO MEDIA

A Seleção Nacional sub-21 bateu esta terça-feira, em Trípoli, a Grécia por 4-0, no seu 7.º encontro no grupo D da fase de qualificação para o Europeu 2023.

Cedo se notou que os jogadores portugueses queriam impor o seu estilo tecnicista e de mentalidade ofensiva em campo, sendo que o golo madrugador de Fábio Carvalho, aos 12’, traduziu fielmente a entrada em campo assertiva da Equipa das Quinas. Foi a estreia a marcar do médio ao serviço de Portugal.

Apesar de algumas transições rápidas dos gregos que iam “colocando em sentido” a linha defensiva da formação orientada por Rui Jorge, o perigo junto à baliza de Tzolakis foi sempre mais constante, com Fábio Vieira (32’ p,) e Fábio Silva (45’+1) a conseguirem aproveitar duas das oportunidades de golo criadas pela equipa nacional e a aumentarem a vantagem no marcador para 3-0 ainda antes do intervalo.

Não se pense, no entanto, que Portugal abrandou no segundo tempo devido à margem de conforto que tinha. A bola continuou a circular de forma fluída entre os jogadores e as ocasiões foram-se sucedendo com naturalidade, tendo cabido a Henrique Araújo (82’) encerrar as contas da partida.

O 4-0 final evidencia a superioridade portuguesa no jogo e premeia uma exibição de qualidade, que coloca novamente a Equipa das Quinas na liderança do agrupamento.

Destaque ainda, nesta partida, para estreias de Bernardo Folha e Tiago Almeida como internacionais sub-21. 

Clique aqui para consultar todos os resultados, a classificação geral e o calendário da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Geórgia/Roménia 2023.

Rui Jorge em discurso direto:

“Voltámos a não ser tão seguros quanto podemos e queremos ser, mas fizemos um bom jogo, com o tal brilho que queremos sempre para este espaço. Termos saído na frente do marcador ajudou a tranquilizar um bocadinho.

Podemos sempre melhorar a nossa equipa, mesmo depois deste excelente resultado. Queremos ir para outro patamar e vamos continuar a fazer o que sempre fizemos, indo à procura dessa qualidade extra, que torna este espaço apetecível os jogadores estarem.

[Regresso aos jogos sem golos sofridos?] Não olhamos apenas para isso. Tivemos uma ‘folha limpa’, mas o Celton Biai fez uma defesa extraordinária e concedemos uma oportunidade de golo. Queremos ser perfeitos, mas não o vamos ser. É bom quando, apesar de falharmos, os golos não entram, mas analisamos o jogo nessa perspetiva.

Voltámos a criar muitas situações de golo e isso é importante. Desta vez, fomos mais eficazes, mas marcámos golos bonitos. Estou satisfeito, mas disposto a melhorar.

[contas do apuramento direto?] Não digo que não quero fazer já contas. Dependemos sempre de nós e continuaríamos a depender mesmo que perdêssemos o jogo hoje. Às vezes, isso passa uma ideia que acho que é um bocadinho errada. Foi isso que disse aos jogadores e continuarei a dizer que se preocupem com o que têm de fazer e deixem as contas para depois. O objetivo é sempre o mesmo: jogar bem e conseguir a vitória”.

Fábio Carvalho em discurso direto:

“O golo foi bom, mas o mais importante é a vitória. Disse antes do jogo que íamos dar uma boa resposta e assim foi.

[exibição mais paciente com bola?] Foi uma coisa que treinámos nos últimos dias. O ‘mister’ disse-nos para ter mais calma fora e dentro da área. Hoje deu certo.

Saímos satisfeitos, mas sabemos que há que melhorar e temos de jogar muito melhor.

[Vontade de continuar a representar Portugal?] Estou a gostar muito, a divertir-me e a mostrar dentro de campo que tenho amor à camisola e quero estar aqui”.

Bernardo Folha em discurso direto:

“É uma sensação muito satisfatória poder trabalhar com um grupo de muita qualidade e estrear-me nos sub-21. É mais uma etapa concluída na carreira. Tive de ser chamado face à ausência de alguns jogadores, mas correu bem."

"Este grupo trabalha muito bem, tem qualidade e com certeza vamos concluir os nossos objetivos. Esta foi mais uma prova de um jogo bem conseguido”.

 


;

Notícias