Portugal e Islândia empatam

Seleção Sub-21

Um golo para cada equipa no Portimão Estádio.

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO MEDIA

A Seleção Nacional sub-21 empatou esta sexta-feira, em Portimão, frente à Islândia (1-1), em jogo a contar para a fase de qualificação para o Campeonato da Europa Geórgia/Roménia 2023.

Portugal entrou no jogo a todo o gás e rapidamente criou perigo para a baliza islandesa, com remates de Paulo Bernardo (6’) e Gonçalo Ramos (8’). No entanto, foi a formação nórdica a marcar primeiro, por Willumsson (17’), que finalizou uma jogada confusa na área portuguesa.

Sempre muito apoiada pelos 4094 espectadores que compareceram no recinto de jogo, a Equipa das Quinas conseguiu uma reação positiva ao primeiro golo sofrido em toda a fase de qualificação. Logo aos 17’, Henrique Araújo podia ter empatado, mas Gonçalo Ramos e Fábio Vieira também tiveram boas ocasiões para inscreverem o seu nome na lista de marcadores deste encontro.

O tão procurado empate chegou aos 34’, numa jogada de insistência de Gonçalo Ramos na área islandesa, tendo sido o corolário natural do ascendente português na maior parte dos primeiros 45 minutos.

O segundo tempo teve um cariz bastante semelhante, com Portugal a ter claramente mais posse de bola e oportunidades de golo (em quantidade e qualidade), mas sempre com os islandeses a oferecerem boa réplica através da sua solidariedade e ambição competitiva.

Destaque ainda, nesta partida, para as estreias de Alexandre Penetra e Fábio Carvalho pela Seleção Nacional sub-21.

No outro jogo do dia, a Grécia venceu o Liechtenstein por 4-0.

Desta forma, Portugal segue na segunda posição da classificação geral do grupo D, com 16 pontos, a um ponto dos gregos, que têm um jogo a mais.

Os sub-21 voltam a entrar em ação precisamente diante da congénere helénica na próxima terça-feira, em Tripolis, pelas 17h00 (Portugal Continental).

Clique aqui para consultar todos os resultados, a classificação geral e o calendário da fase de qualificação para o Europeu 2023.

Rui Jorge em discurso direto:

"[Faltou] alguma eficácia, alguma qualidade também. Mas foi um jogo difícil, contra uma equipa difícil, bastante agressiva em termos defensivos, com bom carácter e bom espírito, que tentou ao máximo encurtar o espaço para os nossos jogadores. 

Fizeram um bom jogo defensivamente e nós tivemos alguma dificuldade em ultrapassá-los. Mesmo assim, não deixámos de criar algumas oportunidades, mas não conseguimos marcar mais golos do que o adversário e saímos com este empate.

Ofensivamente, acho que a primeira parte foi pior do que a segunda. Fomos pouco agressivos, algo que corrigimos. Mas ainda assim, não chegou para vencer hoje.

Vou ter de ver o golo [da Islândia] melhor, mas fiquei com a sensação de que é um golo bastante consentido. Faltou alguém que atacasse o portador da bola, fomos algo passivos a sair no jogador e depois fomos eliminados com alguma facilidade numa zona em que isso não deve acontecer.

Na parte final, a vontade de vencer era tanta que nos desorganizámos um bocadinho, com alguma precipitação em alguns momentos. Agrada-me pela vontade que têm em inverter o resultado e ir à procura da vitória, não me agrada tanto na perspetiva do equilíbrio que devemos ter para criar oportunidades mais efetivas sem colocar em risco a nossa defesa. 

A forma como nós encaramos ou preparamos os jogos não vai divergir em nada do que temos feito até agora. Até agora, tínhamos um percurso limpo, deixámos de o ter. Perdemos dois pontos em casa, com um bom público.

Gostaríamos de ter dado outra alegria a quem veio ver o nosso jogo, demonstrámos em determinados momentos a nossa qualidade, mas gostaria que tivéssemos demonstrado ainda mais.”

Tiago Dantas em discurso direto:

"Na minha opinião, apesar de ter sido um jogo positivo, acho que podíamos ter tido mais tranquilidade, mais serenidade, procurar o espaço e o homem livre. 

Não o conseguimos fazer, precipitámo-nos em alguns momentos e, apesar de termos criado algumas oportunidades, a bola não entrou. Mas também concedemos [oportunidades], algo que não queríamos que acontecesse.

Só temos de pensar no próximo jogo. Temos de melhorar aquilo que fizemos hoje e tentar ganhar o próximo jogo

Temos de encarar o jogo [na Grécia] da mesma maneira que encaramos todos os outros. É claro que é contra a Grécia, que neste momento está em primeiro, com mais um ponto e mais um jogo do que nós, mas só dependemos de nós para ficar em primeiro do grupo. É isso que temos de tentar fazer, ir à Grécia e tentar ganhar o jogo.

Os jogadores que saíram, ou porque foram chamados à seleção 'A' ou por lesão, são coisas com que temos de viver. Mas os jogadores que vieram, vieram acrescentar muita qualidade, porque se não a tivessem não estariam neste espaço. 

Acho que não teve nada que ver com os jogadores novos o facto de termos empatado. Temos de fazer mais e fazer melhor. Jogar melhor e com certeza se o fizermos iremos alcançar a vitória no próximo jogo".

FICHA DE JOGO
Fase de qualificação para o Campeonato da Europa Geórgia/Eslovénia 2023
Grupo D - 6.ª jornada
Portimão Estádio

Árbitro: Miloš Milanović (Sérvia)
Árbitros assistentes: Svetozar Živin (Sérvia) e Nemanja Petrović (Sérvia)
Quarto árbitro: Aleksandar Živković (Sérvia)

PORTUGAL 1-1 ISLÂNDIA (1-1 ao intervalo)

Portugal: Celton Biai; João Mário, Alexandre Penetra, Eduardo Quaresma e Tomás Tavares; Tiago Dantas (Afonso Sousa, 80'), Paulo Bernardo, Fábio Carvalho (Gonçalo Borges, 80') e Fábio Vieira (cap.); Henrique Araújo (Francisco Conceição, 60') e Gonçalo Ramos 
Suplentes não utilizados: Samuel Soares, Bruno Rodrigues, Bernardo Folha, Tiago Araújo, José Carlos e Fábio Silva
Treinador: Rui Jorge
Golos: Gonçalo Ramos (34')
Disciplina: nada a assinalar

Islândia: Hakon Rafn Valdimarsson; Valgeir Lunddal Fridriksson, Ísak Ólafsson, Róbert Orri Thorkelsson, Logi Hrafn Róbertsson, Bjarki Steinn Bjarkason, Viktor Örlygur Andrason, Kristian Hlynsson, Sævar Atli Magnússon, Brynjolfur Andersen Willumsson (cap.) (Valgeir Valgeirsson, 89') e Kristall Máni Ingason (Ágúst Hlynsson, 71')
Suplentes não utilizados: Adam Ingi Benediktsson, Daníel Finns Matthíasson, Karl Fridleifur Gunnarsson, Logi Tómasson e Jóhann Árni Gunnarsson 
Treinador: Davíd Snorri Jónasson
Golos: Brynjolfur Andersen Willumsson (17')


;
;
25 de Março 2022
Foto

FPF/André Sanano

Notícias