Seleção Sub-19 Futsal

Portugal na fase final do Europeu

Futsal - Sub-19

A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 venceu República Checa por 5-3 e selou a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa da categoria.

Portugal alcançou, este domingo, apuramento para a fase final do Europeu de Futsal Sub-19, ao vencer a República Checa, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde, por 5-3 no encontro dúltima joa 3.ª e rnada do Grupo 2.

FOTOGALERIA

Na partida, a República Checa apostou desde cedo no jogo direto, enquanto Portugal ia construindo jogadas pela ala e dominando a partida. Lúcio Rocha e Edmilson Sá foram os primeiros a ameaçar o golo. Aos 6', Rúben Teixeira atirou à trave e esteve perto de inaugurar o marcador.

À passagem dos 8', Furtado viria a marcar, após uma excelente jogada coletiva da Equipa das Quinas. Adam Knobloch (13') criou a primeira ocasião de registo para os checos, mas Lúcio Rocha (16') aumentou a contagem com um golo do outro Mundo, um remate potente que ainda raspou na trave antes de entrar.

No minuto seguinte, Raul Moreira finalizou uma jogada coletiva, sendo que Marek Vojtisek, aos 19', viria a reduzir para 3-1. A dez segundos do intervalo, Rúben Teixeira fez um golaço que levantou novamente o pavilhão, colocando Portugal a vencer por 4-1 ao intervalo.

Na segunda metade do encontro, o guardião Martin Dzudza fez um passe longo que entrou diretamente na baliza lusa, encurtando para 4-2. Os checos continuavam a insistir no jogo direto através de bolas longas para a zona do guarda-redes português, mas a formação orientada por José Luís Mendes ia controlando o jogo e procurava dilatar o marcador. Pelos 31', Rúben Teixeira desequilibrou pela esquerda e assistiu Rodrigo Simão para o 5-2. Num lance semelhante aos golos marcados, Daniel Vik reduziu (16'). Nos minutos seguintes, Carlos Monteiro e Tiago Macedo acertaram nos postes. Até ao final, Portugal manteve o controlo e selou a vitória e o respetivo apuramento.

A Equipa das Quinas vence o agrupamento com nove pontos, ao passo que os checos somam quatro. Grécia e Chipre empataram a dois golos neste domingo, sendo que os gregos terminaram esta fase com dois pontos, enquanto os cipriotas ficaram em 4.º lugar, com um ponto conquistado. 

Apenas os vencedores dos grupos marcarão presença na fase final. A segunda edição do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19 será disputada entre 3 e 10 de setembro em Espanha, na cidade de Jaén. Itália, Croácia, Roménia, França e Polónia também já garantiram o apuramento para o Europeu, onde já está a anfitriã Espanha.

Carlos Monteiro, internacional português, em discurso direto:
- "Fomos sempre superiores. Sabíamos que o adversário tinha qualidade, era um jogo decisivo para ambas as equipas. Acabámos por ser inteiramente merecedores da vitória e do consequente apuramento para o Europeu. Isto é Portugal, somos uma família em todos os momentos. Aproveito também para dar os parabéns à República Checa pelo jogo que fez".

- "A casa esteve cheia, agradeço aos portugueses o apoio incrível aqui nas bancadas e também através do Canal 11. Agora vamos com tudo para o Europeu e seremos certamente uma Seleção a ter em conta".

José Luís Mendes, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Só Portugal é que jogou, o adversário limitou-se a lançar muitas bolas para a área e isso criou-nos dificuldades. Tivemos um grande volume de ataque, muitas situações de finalização na primeira parte. Controlámos mais o jogo na segunda parte, gerimos mais a posse de bola, até porque a República Checa não nos quis pressionar"

- "Foi uma qualificação irrepreensível da nossa parte, os jogadores estão de parabéns e merecem muito estar na fase final do Euro. Fiquei muito satisfeito com a resposta dos jogadores, competiram bem, Os planos de jogo foram cumpridos por todos. A equipa teve um compromisso e uma atitude fantásticas. É um grupo de jogadores de muita qualidade e merece estar nos grandes palcos".

Ficha de jogo

Qualificação para o Euro Futsal Sub-19
3.ª jornada do Grupo 2

Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde

Árbitros: Liviu Dumitru Chita (Roménia) e Telmen Undrakh (Noruega)
Terceiro árbitro: Zviad Bliadze (Geórgia)
Cronometrista: Filipe Duarte (Portugal)

PORTUGAL 5-3 REP. CHECA (4-1 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): Leandro Rodrigues, Raul Moreira, Lúcio Rocha, Tiago Macedo e Edmilson Sá
Suplentes: Tiago Velho, Sérgio Ribeiro, Rafael Freire, Rúben Teixeira, Carlos Monteiro, Diogo Furtado (Cap.) e Rodrigo Simão,
Treinador: José Luís Mendes
Golos: Furtado (8') e Lúcio Rocha (16'), Raul Moreira (17'), Rúben Teixeira (19') e Rodrigo Simão (31')
Disciplina: nada a assinalar

República Checa (cinco inicial): Martin Dzudza, Patrik Vanek, Daniel Vik, Adam Knobloch e Kamil Janous
Suplentes: Dmitriy Jerasov, Marek Vojtisek, Matej Habart, Lukas Perina (Cap.), Jaromir Jezek, Jiri Zapotocky e Jaroslav Zapotocky
Treinador: Martin Bruna
Golos: Marek Vojtisek (19') e Daniel Vik (33')
Disciplina: Cartão amarelo para Daniel Vik (16')


;

Notícias