Seleção Sub-17 Feminina

Superioridade demonstrada

Futebol Fem. - Sub-17

A Equipa das Quinas venceu o Montenegro por 8-1 e somou a segunda vitória nesta Ronda de Elite. Segue-se o jogo decisivo diante dos Países Baixos, na 3.ª feira.

VEJA AQUI AS MELHORES IMAGENS DA PARTIDA

Num jogo em que aos 10 minutos uma equipa já vence por 3-0, não costuma haver grande história para contar, a não ser uma enorme evidência de superioridade entre uma equipa e outra. Foi o que se passou, no jogo entre Portugal e Montenegro, disputado no Estádio do Fontelo, a contar para a segunda jornada da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa sub-17 feminino e que terminou com uma vitória portuguesa por 8-1.

Inês Simas abriu o ativo aos quatro minutos, na conversão de uma grande penalidade, e, no minuto seguinte, bisou num remate forte à entrada da área. Em dois minutos, Portugal ficava a dispor de uma vantagem de dois golos.

Contudo, as coisas não ficariam por aí e ainda antes dos 10', Rita Almeida aumentou a contenda (9').

A partir daí, o jogo acalmou, Portugal passou a gerir a vantagem e o Montenegro foi recuperando mentalmente do início demolidor das comandadas de Marisa Gomes. Ainda assim, as jogadoras portuguesas eram lanças apontadas à baliza montenegrina e Inês Simas (27') fez o hat-trick à passagem da meia-hora de jogo. 

Ainda antes do intervalo, foi a vez de Lara Martins fazer o seu primeiro golo na conta pessoal, rematando a contar aos 45+4'.

Para a segunda metade, Portugal não quis diminuir a ambição e Lara Martins bisou na partida aos 54', ao encostar para o, na altura, sexto golo português. 

Aos 70', foi a vez de Marta Gago cabecear para o fundo da baliza adversária, respondendo da melhor forma a um cruzamento de Ana Rita Cunha. 

As contas portuguesas não ficariam finalizadas sem Ana Carolina Ferreira, a atleta viseense, a jogar em 'casa', frente ao 'seu' público, fazer o oitavo golo português, na conversão de mais uma grande penalidade.

O melhor que o Montenegro conseguiu fazer, foi reduzir, aos 76 minutos, por intermédio de Larisa Durkovic, que fez, assim, o tento de honra montenegrino.

8-1, resultado final e mais três preciosos pontos da Equipa das Quinas. As comandadas de Marisa Gomes voltam a entrar em ação já na próxima terça-feira, diante dos Países Baixos, que também somam seis pontos em dois jogos disputados. Ambas as equipas defrontam-se agora para decidir quem se apurará diretamente para o Campeonato da Europa.

Inês Simas, jogadora da Seleção Nacional, em discurso direto:

"Foi uma boa vitória, conseguimos marcar oito golos, mas foi pena termos sofrido um. Podíamos ter feito mais, mas o que importa são os três pontos e o próximo jogo.

Sabíamos que era um jogo um pouco mais acessível do que contra a Itália, mas encaramos todos os jogos da mesma forma. Entramos sempre para ganhar. 

É sempre bom fazermos golos e ajudarmos a equipa a vencer, mas o mais importante é a vitória, são os três pontos e estarmos aqui a disputar uma fase final de um Europeu.

Já estamos com o foco virado para o jogo com os Países Baixos. Temos que entrar para ganhar, a única hipótese é ganharmos o jogo para conseguirmos o nosso objetivo, que é estar no Europeu."

Marisa Gomes, Treinadora Nacional, em discurso direto:

"Foi um jogo onde procurávamos ter mais bola, mais capacidade de finalização. Nas transições devíamos ter tido uma reação mais forte e agressiva para não deixar que elas chegassem sequer à nossa baliza. Era um adversário em que poderíamos ter feito isso, não o fizemos, e o sentimento que temos no final, apesar de dever cumprido, é o sentimento de que poderíamos ter dado um pouco mais, poderíamos ter marcado mais golos, poderíamos claramente não ter sofrido... no entanto, é para nós importante perceber que conseguimos fazer uma boa gestão da equipa, já a pensar no jogo com os Países Baixos e até ao último minuto vamos disputar todas as possibilidades que tivermos de estar na fase final.

As jogadoras também sentem isto. Para além disso, acabámos o jogo com 50% da equipa sendo sub-16. Algumas têm ainda uma idade mais jovem do que aquelas com quem competem. Em contexto internacional, isto em um grande peso, quer em termos maturacionais, quer em termos de inteligência de jogo. Mas se elas estão aqui, é porque entendemos que elas têm essa qualidade, que elas têm competência. Elas são muito inteligentes. Elas têm experiência para já saberem onde podem fazer mais, onde podem fazer diferente, o que é superação e também já sentem, por aquilo que temos vivido nos últimos tempos, sobretudo com esta seleção, que na terça-feira será um grau de dificuldade extremo, para conseguirmos o acesso a uma fase final, portanto sabiam que poderíamos ter feito um bocadinho melhor.

[Sobre os Países Baixos terem melhor diferença de golos nos jogos disputados] Deveríamos ter chegado ao fim e sabermos que tínhamos feito tudo o que estava ao nosso alcance para podermos estar em vantagem, em relação aos Países Baixos. Não o conseguimos, mas também fizemos uma grande gestão da equipa. Permitimos que todas tivessem grande tempo de jogo e já estamos a pensar que isso nos poderá dar alguma frescura e alguma vantagem para terça-feira, naquilo que será a abordagem ao jogo."

Ficha de Jogo
Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa 
Estádio Municipal do Fontelo 

Árbitra: Victoria Beyer
Árbitras assistentes: Clothilde Brassard e Nikol Safránková
4.ª Árbitra: Lucie Sulcová

PORTUGAL 8-1 MONTENEGRO (5-0 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): Victória Ferreira, Gabriela Vinhas (Ana Pinto, 57'), Isabel Cardoso, Inês Simas - Cap. (Leonete Correia, 63'), Cristiana Martins (Maria Ferreira, 57'), Mafalda Mariano (Marta Gago, 46'), Rita Almeida, Inês Meninas, Luana Doce (Ana Carolina Ferreira, 57'), Ana Rita Cunha e Lara Martins.
Suplentes: Irís Esgueirão, Bruna Ramos e Joana Silva.
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: Inês Simas (4', 5' e 27'), Rita Almeida (9'), Lara Martins (45+5' e 54'), Marta Gago (70') e Ana Carolina Ferreira (74')
Disciplina: cartão amarelo a Lara Martins (45+1')

MONTENEGRO (11 inicial): Ajsa Kalac, Anastasija Rakocevic, Anastasija Bulic, Tanja Malesija - Cap., Andrea Vukadinovic, Katarina Cadenovic, Andela Golubovic, Masa Tomasevic (Larisa Durkovic, 50'), Tatjana Osmajic (Jelena Nikcevic, 67'), Nada Doknic e Vlada Milovic.
Suplentes: Jovana Zugic, Sanija Pacariz, Ana Krivokapic, Mia Baturan, Mia Vukcevic, Lidija Stanic, Lejla Bambur.
Treinador: Mirko Maric
Golos: Larisa Durkovic (76')
Disciplina: cartão amarelo a Anastasija Rakocevic (84')

Eis o calendário da Seleção Nacional sub-17 feminina:

16 de março de 2022 | quarta-feira
Países Baixos 11-0 Montenegro
Itália 1-2 Portugal

19 de março de 2022 | sábado
Países Baixos 3-1 Itália
Portugal 8-1 Montenegro 

22 de março de 2022 | terça-feira
15h00: Portugal - Países Baixos, no Estádio João Cardoso – CD Tondela
15h00: Montenegro - Itália, no Parque Desportivo Sant'Ana - Penalva Castelo

Eis a lista de convocadas:

Clube de Albergaria: Íris Esgueirão
FC Famalicão: Ana Rita Cunha
Gil Vicente: Victória Ferreira
S.C. Castêlo Maia: Gabriela Vinhas
SC Braga: Ana Pinto
SL Benfica: Inês Meninas, Inês Simas, Joana Silva, Lara Martins, Mafalda Mariano e Marta Gago
Sporting CP: Andreia Bravo, Bruna Ramos, Cristiana Martins, Iara Goncalves, Isabel Cardoso, Leonete Correia e Maria Ferreira
Valadares Gaia FC: Luana Doce
Viseu 2001 ADSC: Ana Carolina Ferreira

Programa da Equipa das Quinas:

20.03.2022 | domingo
10h45: treino

21.03.2022 | segunda-feira
10h45: treino

22.03.2022 | terça-feira
15h00: jogo Portugal x Países Baixos (Estádio João Cardoso – CD Tondela)


;

Notícias