Portugal segue vitorioso na qualificação

Futsal - Sub-19

A Equipa das Quinas derrotou a Grécia (6-0) no segundo jogo do Grupo 2 de qualificação para o Europeu de Futsal Sub-19.

Depois da vitória inaugural, a Seleção Nacional de Futsal Sub-19 somou, esta sexta-feira, mais um triunfo na fase qualificação para o Campeonato da Europa da categoria, ao derrotar a Grécia, por 6-0, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde.

FOTOGALERIA

Quanto à partida, nos primeiros minutos Portugal encostou a Grécia junto da sua baliza e dispôs de vários lances de perigo, com remates de Raul Moreira, Rúben Teixeira e Rafael Freire. Aos 13', Tiago Macedo teve duas jogadas individuais pela direita e esteve perto do golo em duas ocasiões. No minuto seguinte, um remate de Carlos Monteiro encontrou o guardião Kanellos pela frente, mas Rafael Freire emendou no segundo poste para o 1-0. À passagem dos 18', Rúben Teixeira finalizou com sucesso uma bola parada, aumentando a contagem. No minuto seguinte, Tiago Macedo isolou Raul Moreira e o fixo fez o terceiro golo da partida.

Na segunda metade do encontro, o arraque ficou marcado pelas várias tentativas de Carlos Monteiro, cujos remates foram sendo negados sucessivamente. Aos 27', Portugal dilatou a vantagem, depois de Lúcio Rocha a assistir Tiago Macedo para o golo. A Equipa das Quinas carregava em busca de mais golos e, à passagem dos 33', Sérgio Ribeiro apontou mais um, este no seguimento de uma bola parada. Nos instantes finais, Lúcio Rocha finalizou uma jogada coletiva e fechou as contas do jogo em 6-0.

No outro jogo do dia, a República Checa bateu Chipre, por 4-0, na 2.ª jornada do Grupo 2 de qualificação. Portugal lidera o agrupamento com seis pontos, ao passo que os checos somam quatro. A Grécia soma um ponto e o Chipre ocupa o 4.º lugar, sem pontos.

As contas do apuramento ficarão fechadas no domingo no encontro entre Portugal e República Checa (19h00). Grécia e Chipre já não têm hipóteses de seguir para fase final do Euro. 

Apenas os vencedores dos grupos marcarão presença na fase final. A segunda edição do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19 será disputada entre 3 e 10 de setembro em Espanha, na cidade de Jaén.

Raul Moreira, internacional português, em discurso direto:
- "Sabíamos que este seria um jogo mais complicado do que frente ao Chipre. Foi uma partida mais física, mas sabíamos que Portugal tinha claramente capacidade de vencer o jogo. A Grécia baixava muito o bloco e foi difícil converter aquelas primeiras oportunidades. Com o passar do tempo houve mais desgaste da parte deles e fomos concretizando os lances".

- "Temos noção de que o nível ia aumentar com o passar dos jogos. Sabemos que o jogo com a República Checa será o mais exigente. Agradecemos o apoio de todos e faço um apelo para que marquem presença também no domingo para nos ajudar. Vamos fazer tudo para estarmos no Europeu em setembro".

José Luís Mendes, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Fizemos um jogo muito bom, é difícil jogar frente a equipas que apostam neste bloco defensivo baixo. A Grécia é uma equipa muito combativa e nós, numa fase inicial, procurámos os espaços, mas nunca encontrámos as melhores decisões para finalizar. O que interessa é que somámos mais três pontos e estamos a três do nosso grande objetivo"

- "Estivemos bastante bem, quase não permitimos situações de finalização ao adversário, mesmo numa ou outra transição fizemos sempre um excelente retorno defensivo. Só posso estar satisfeito com esta mentalidade". 

- "Sabíamos que se tudo fosse normal, as decisões ficariam para o terceiro jogo. Portugal é melhor que qualquer uma destas seleções, mas temos de prová-lo dentro de campo. Essa é a mensagem que fomos passando à equipa. A República Checa é uma equipa com qualidade e potencial, mas vamos provar a nossa qualidade".

- "Faço um apelo às pessoas de Vila do Conde para nos continuarem a apoiar. Gostaríamos de ver o pavilhão cheio para dar força a estes jogadores. Com a determinação e entrega que eles têm, merecem ter aqui uma casa cheia no domingo".

Ficha de jogo
Qualificação para o Euro Futsal Sub-19
2.ª jornada do Grupo 2

Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde

Árbitros: Liviu Dumitru Chita (Roménia) e Telmen Undrakh (Noruega)
Terceiro árbitro: Zviad Bliadze (Geórgia)
Cronometrista: Filipe Duarte (Portugal)

PORTUGAL 6-0 GRÉCIA (3-0 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): Tiago Velho, Raul Moreira, Lúcio Rocha, Tiago Macedo e Edmilson Sá
Jogaram ainda: Leandro Rodrigues, Sérgio Ribeiro, Rafael Freire, Rúben Teixeira, Carlos Monteiro, Diogo Furtado (Cap.) e Rodrigo Simão
Treinador: José Luís Mendes
Golos: Rafael Freire (14'), Rúben Teixeira (18'), Raul Moreira (19'), Tiago Macedo (27') e Sérgio Ribeiro (33')
Disciplina: nada a assinalar

Grécia (cinco inicial): Ioannis Angelos Kanellos, Emmanouil Kostakis, Evangelos Passalis, Konstantinos Papadopoulos e Emmanouil Tsepas, 
Jogaram ainda: Panagiotis Vlastaras, Protonotarios, Pavlidis, Avlonitis, Alexandros Adamopoulos, Panagiotis Grigorakos (Cap.) e Dimitrios Soulis
Treinador: Ioannis Ziavas
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Cartão amarelo a Dimitrios Soulis (36')


;

Notícias