Goleada a abrir a qualificação

Futsal - Sub-19

A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 bateu o Chipre (16-0) no arranque da qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.

Portugal arrancou, esta quinta-feira, a fase de qualificação para o Europeu de Futsal Sub-19, com uma vitória expressiva frente ao Chipre, por 16-0, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde. 

FOTOGALERIA

A Equipa das Quinas lidera, desde modo, o Grupo 2 do apuramento, com três pontos, enquanto Grécia e República Checa (empataram a um golo) somam um ponto cada. O Chipre ocupa o 4.º lugar, sem pontos.

Portugal entrou com muita intensidade, chegando logo à vantagem. Tiago Macedo, aos nove segundos, marcou o primeiro a passe de Lúcio Rocha, sendo que 40 segundos depois, Macedo retribuiu e fez o passe para o camisola 7 apontar um golaço. Após os golos sofridos, o Chipre conseguiu suster a pressão por alguns minutos. Aos 14', Rafael Freire - no seguimento de uma bola parada - aumentou a vantagem para 3-0.

Portugal ainda dispôs de algumas chances para dilatar ainda mais o marcador até ao intervalo, mas os remates de Sérgio Ribeiro e Carlos Monteiro não encontraram as redes adversárias.

Após o intervalo, a formação orientada por José Luís Mendes entrou novamente com muita vontade e marcou dois logo de seguida. Edmilson Sá (23') finalizou dentro da área e Lúcio Rocha (24') - num lance genial - bisou e colocou o marcador em 5-0. Aos 28', Edmilson Sá fez o segundo da sua conta pessoal num disparo à meia-volta.

Carlos Monteiro andava a ameaçar o golo em várias ocasiões e aos 30' marcou mesmo, num remate fortíssimo de pé esquerdo. Dois minutos depois, Lúcio Rocha fez mais um e outro de belo efeito. Pouco depois, Furtado e Carlos Monteiro dilataram o marcador em ataques rápidos.

Até ao final, Raul Moreira, Macedo, Carlos Monteiro, Freire e Rúben Teixeira (bis) aumentaram a contagem e fixaram o resultado em 16-0.

Antes, República Checa e Grécia empataram a um golo no mesmo recinto desportivo. Knobloch (3') adiantou os checos na frente do marcador, mas Grigorakos (39') fez o empate nos últimos instantes da partida. Ambas as equipas somam um ponto. 

Segue-se a Grécia na sexta-feira (18h00). A Equipa das Quinas encerra o grupo ao defrontar a República Checa no domingo (19h00). Todos os jogos têm transmissão em direto no Canal 11.

Apenas os vencedores dos grupos marcarão presença na fase final. A segunda edição do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19 será disputada entre 3 e 10 de setembro em Espanha, na cidade de Jaén.

Lúcio Rocha, internacional português, em discurso direto:
- "Vínhamos de uma excelente semana de treino e totalmente focados neste início de qualificação para entrarmos com o pé direito. Demos tudo o que temos em campo e esta vitória foi o resultado disso mesmo"

- "Pelos recentes títulos no futsal, as outras seleções olham para nós de outra forma. No entanto, temos de mostrar o nosso valor dentro de campo. Foi apenas uma vitória nesta caminhada rumo ao Europeu. Estou muito orgulhoso da equipa. Sinto-me muito bem, é sempre bom marcar, mas o que importa realmente é a equipa estar bem, ter sucesso e termos esta união"

José Luís Mendes, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Fizemos coisas muito positivas neste jogo, marcámos muitos golos de estratégia, por exemplo. Na primeira parte fomos algo displicentes em algumas situações de finalização, mas no segundo tempo a nossa equipa esteve muito bem. Agora é preparar o jogo frente à Grécia".

- "Há sempre coisas a melhorar, isso faz parte do trabalho diário. Em termos gerais, acho que fizemos uma excelente partida, sobretudo na segunda parte quando as bolas começaram a antrar. Existem sempre aspectos a melhorar, o que queremos é ajudar estes miúdos a desenvolverem o potencial que têm"

- "Este resultado não nos dá o apuramento, apenas nos deu três pontos em nove possíveis. Só isso nos dá a garantida de qualificação para o Campeonato da Europa".

Ficha de jogo
Qualificação para o Euro Futsal Sub-19
1.ª jornada do Grupo 2

Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde

Árbitros: Zviad Bliadze (Geórgia) e Liviu Dumitru Chita (Roménia)
Terceiro árbitro: Giovanni Zannola (Itália)
Cronometrista: Filipe Duarte (Portugal)

CHIPRE 0-16 PORTUGAL (0-3 ao intervalo)

Chipre (cinco inicial): Karlo Horozian (Cap.), Noah Elkebbe, Ioannou Konstantinos, Georgiou Alexandros e Andreou Panagiotis
Jogaram ainda: Anastasiadis Marinos, Nikiforou Serafeim, Vronti Antreas, Constantinou Chrysostomos, Angelis Alexios, Lamprou Andreas e Andreas Panayiotou
Treinador: Chrysostomou Chrysostomos
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Cartão amarelo para Ioannou Konstantinos (29') e para Andreou Panagiotis (29')

Portugal (cinco inicial): Leandro Rodrigues, Raul Moreira, Lúcio Rocha, Tiago Macedo e Edmilson Sá
Jogaram ainda: Tiago Velho, Sérgio Ribeiro, Rafael Freire, Rúben Teixeira, Carlos Monteiro, Diogo Furtado (Cap.) e Rodrigo Simão,
Treinador: José Luís Mendes
Golos: Tiago Macedo (1' e 35'), Lúcio Rocha (1', 24' e 32'), Rafael Freire (14' e 39'), Edmilson Sá (23' e 28'), Carlos Monteiro (30', 33' e 38'), Furtado (33'), Raul Moreira (38') e Rúben Teixeira (39' e 39')
Disciplina: Cartão amarelo a Tiago Macedo (26')


;

Notícias