Vitória na entrega e na raça

Futebol Fem. - Sub-17

A Equipa das Quinas estreou-se esta quarta-feira, na Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa com uma vitória por 2-1, diante da Itália.

VEJA AQUI AS MELHORES IMAGENS DA PARTIDA

No último suspiro! Foi nesse instante que o jogo entre Portugal e Itália, para a primeira jornada do Grupo 7, da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa 2022, que se realiza na Bósnia-Herzegovina, se decidiu. As comandadas de Marisa Gomes venceram por 2-1 numa partida repleta de peripécias e história para contar, para grande alegria das mais de 1000 pessoas que estiveram no Estádio Municipal do Fontelo, esta quarta-feira.

A tarefa não se adivinha fácil. É inegável o poderio do conjunto transalpino, mas Portugal tinha deixado uma grande imagem na Fase de Qualificação, disputada no passado mês de novembro, no Algarve e tem legítimas ambições de estar no Europeu.

A Equipa das Quinas entrou bem no jogo e, após uma perdida de Leonete Correia ao minuto 7, desviada para canto, Mafalda Mariano inaugura o marcador com um golo de levantar o estádio, na sequência da bola parada. Bola perdida, aliviada pela defesa italiana para a entrada da grande área, onde surge a camisola 14 a rematar de pé esquerdo ao canto superior da baliza adversária, sem hipóteses de defesa para a guardiã Viola Bartalini.

A partir daí, Portugal retraiu-se na partida e começou a dar a iniciativa de jogo à Itália, procurando explorar os espaços na frente com transições rápidas, apostando sempre na velocidade de Leonete Correia e de Ana Carolina Ferreira, as duas atletas mais adiantadas do conjunto português. 

Até ao intervalo, o resultado não mais se alterou e Portugal mostrava que não seria fácil sofrer um golo se mantivesse a grande coesão defensiva que mostrou ao longo do primeiro tempo.

Na segunda parte, a Itália continuou a tomar conta da posse de bola, mas Portugal apareceu mais perigoso no contra-golpe e nas saídas em ataque rápido. E se por um lado é verdade que as transalpinas se podem queixar de alguma falta de sorte, dado terem atirado duas bolas aos ferros, também é inegável que a guardiã italiana terminou a partida como uma das melhores jogadoras em campo, com defesas de grande nível que iam mantendo a sua equipa viva na partida. 

A Itália ia tentando chegar de todas as formas e feitios à baliza contrária e, já perto do final do tempo regulamentar, numa altura em que Portugal estava a jogar com dez elementos devido a assistência médica a Joana Silva, uma das defesas-centrais, que a Itália chegou ao golo. Giulia Dragoni encheu o pé e disparou sem hipóteses de defesa, para o fundo da baliza de Victória Ferreira. 

Golpe inglório para as aspirações lusas e para a enorme entrega e solidariedade que todo o conjunto português tinha demonstrado até então. Contudo, é nos momentos menos bons que se vê a garra de uma equipa e foi na adversidade que as atletas se superaram. As comandadas de Marisa Gomes uniram-se, não se satisfizeram com o empate e foram à procura de ser felizes. E conseguiram-no! 

Galvanizadas pela multidão no Estádio Municipal do Fontelo, numa altura em que o jogo se encontrava partido, Portugal recupera a posse do esférico e lança-se num ataque rápido, pelo flanco direito. À entrada da zona lateral da grande área, surge um cruzamento para o segundo poste onde surge Maria Ferreira solta de marcação. A lateral-esquerda passa para Lara Martins que remata contra uma defesa italiana que se tinha atravessado no caminho, cortando a bola... com a mão. Penalty para Portugal, para grande festa nas bancadas. 

Inês Simas corre para a bola e Viola Bartalini defende, levando novamente ao desespero os adeptos portugueses. Contudo, a guardiã italiana fê-lo de forma irregular e a Equipa das Quinas ganha nova vida com a repetição da grande penalidade. À segunda, Inês Simas colocou a bola de forma exímia e fez o 2-1, com que Portugal venceu.

Uma grande vitória, importantíssima inclusivamente, para as contas do grupo! Portugal é agora primeiro classificado, em igualdade pontual com os Países Baixos, que venceram o Montenegro, por 11-0. As comandadas de Marisa Gomes voltam a entrar em campo no sábado, precisamente diante do Montengro, estando depois o último encontro, diante dos Países Baixos, agendado para 22 de março.

Qualificam-se diretamente para o Campeonato da Europa os primeiros classificados de cada grupo. A fase final decorre entre 3 e 15 de maio.

Mafalda Mariano, jogadora da Seleção Nacional, em discurso direto: 

"Foi uma grande vitória e estaos todas de parabéns. Foi um jogo muito emotivo, mas felizmente conseguimos a vitória.

Temos muita confiança no grupo. Temos estado a trabalhar desde há muito tempo para isto. A equipa técnica pediu-nos para colocarmos em prática o que temos vindo a treinar e para acreditarmos em nós. Agora para os próximos jogos é a mesma coisa: vencer!

"Nem sei o que me passou pela cabeça. Olhei para a baliza, rematei, vi a bola a entrar e nem acreditei que consegui ter marcado aquele golo. Foi espectacular, até porque foi o primeiro golo que fiz por Portugal e é uma sensação inexplicável."

Marisa Gomes, Treinadora Nacional, em discurso direto:

"Foi uma vitória na entrega, mas não só. Foi fruto de termos sido uma equipa bastante consistente a defender, com os desequilíbrios e o desgaste que isso provocou e termos conseguido manter o jogo em aberto até ao fim é uma virtude. As jogadoras tiveram uma alma incrível, tiveram uma capacidade de manter o jogo equilibrado, mesmo quando o jogo estava mais partido. Tivemos duas ou três oportunidades em que podíamos ter feito golo e não fizemos e elas acabam por marcar, o que nos deixou mais intranquilas, e juntamente com a fadiga, fez com que o jogo se partisse. Não deixámos de acreditar, tivemos duas ou três bolas, o lance do penalty acaba por se repetir, mas é futebol. Muito contente pelo resultado ter caído para nós e por ter premiado a dedicação e a alma das miúdas.

O facto de termos marcado cedo deveria ter-nos colocado numa posição confortável, mas fez com que as miúdas se retraíssem mais. Entrámos já nervosas, com o golo, com medo de perder essa vantagem, acabaram por se retrair mais e a primeira parte não foi tão boa como a segunda. Conseguimos retificar algumas coisas ao intervalo, mas elas também conseguiram perceber quando é que deviam sair, quando é que deviam fechar e isto também é mérito, é qualidade, é maturidade estratégica. Até porque a Itália também arriscou mais, subiu um bocadinho mais o bloco e o espaço que havia era na frente. Não poderíamos jogar de outra forma, foi a exploração do que nos foi dado pelo adversário. 

Temos que pensar jogo a jogo e o Montenegro é claramente a equipa mais frágil do grupo, não vamos estar aqui com rodeios. Teremos um padrão de jogo muito diferente deste, mas também levaremos uma fadiga deste jogo que será complicado. No entanto, também sei que os Países Baixos vão ter a vida complicada frente à Itália, porque a Itália é uma equipa competente, portanto vai ser um campeonato a três e acredito que, até ao último jogo de domingo, estará tudo em aberto. É espectacular termos todas as possibilidades a disputar e teremos que dar tudo, como demos hoje, para conseguir levar o melhor que conseguimos."

Ficha de Jogo
Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa 
Estádio Municipal do Fontelo 

Árbitra: Victoria Beyer
Árbitras assistentes: Clothilde Brassard e Judit Kulcsár
4.ª Árbitra: Katalin Sipos

ITÁLIA - PORTUGAL (0-1 ao intervalo)

ITÁLIA (11 inicial): Viola Bartalini, Carola Zannini - Cap., Paola Zanini (Beatrice Toffano, 87'), Nadine Sorelli, Eva Schatzer, Monica Renzotti (Giorgia Berveglieri, 71'), Veronica Bernardi, Giulia Dragoni, Elisa Zilli, Erin Maria Cesarini e Ginevra Moretti (Giulia Bison, 60'). 
Suplentes: Giulia Zaghini, Erica Di Nallo, Giorgia Tateo, Alessia Marchetti, Angela Congia e Alice Zaghini.
Treinador: Nazzarena Grilli
Golos: Giulia Dragoni (86')
Disciplina: cartão amarelo a Ginevra Moretti (44') e a Beatrice Toffano (90+4').

PORTUGAL (11 inicial): Victória Ferreira, Bruna Ramos, Gabriela Vinhas - Cap., Maria Ferreira, Andreia Bravo (Cristiana Martins, 60'), Leonete Correia (Lara Martins, 87'), Ana Carolina Ferreira (Rita Almeida, 60'), Marta Gago, Mafalda Mariano (Inês Simas, 52'), Joana Silva e Luana Doce (Ana Pinto, 60').
Suplentes: Íris Esgueirão, Ana Rita Cunha, Inês Meninas e Isabel Cardoso.
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: Mafalda Mariano (8') e Inês Simas (90+4')
Disciplina: cartão amarelo a Andreia Bravo (28')

 

Eis o calendário da Seleção Nacional sub-17 feminina:

16 de março de 2022 | quarta-feira
Países Baixos 11-0 Montenegro
Itália 1-2 Portugal

19 de março de 2022 | sábado
11h00: Países Baixos - Itália, no Estádio Municipal Santa Comba Dão
15h00: Portugal - Montenegro, no Estádio Municipal do Fontelo

22 de março de 2022 | terça-feira
15h00: Portugal - Países Baixos, no Estádio João Cardoso – CD Tondela
15h00: Montenegro - Itália, no Parque Desportivo Sant'Ana - Penalva Castelo

Eis a lista de convocadas:

Clube de Albergaria: Íris Esgueirão
FC Famalicão: Ana Rita Cunha
Gil Vicente: Victória Ferreira
S.C. Castêlo Maia: Gabriela Vinhas
SC Braga: Ana Pinto
SL Benfica: Inês Meninas, Inês Simas, Joana Silva, Lara Martins, Mafalda Mariano e Marta Gago
Sporting CP: Andreia Bravo, Bruna Ramos, Cristiana Martins, Iara Goncalves, Isabel Cardoso, Leonete Correia e Maria Ferreira
Valadares Gaia FC: Luana Doce
Viseu 2001 ADSC: Ana Carolina Ferreira

Programa da Equipa das Quinas:

17.03.2022 | quinta-feira
10h45: treino

18.03.2022 | sexta-feira
10h45: treino

19.03.2022 | sábado
15h00: jogo Portugal x Montenegro (Estádio Municipal do Fontelo)

20.03.2022 | domingo
10h45: treino

21.03.2022 | segunda-feira
10h45: treino

22.03.2022 | terça-feira
15h00: jogo Portugal x Países Baixos (Estádio João Cardoso – CD Tondela)


;

Notícias