Entrega de diplomas em Lisboa

Institucional

Fernando Gomes, Presidente da FPF, esteve presente na cerimónia que oficializou a certificação de 82 entidades

Esta segunda-feira, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, esteve presente na Cerimónia de entrega dos Certificados e Placas da certificação da temporada 2020/2021 aos clubes da AF Lisboa, realizada numa unidade hoteleira da capital.

Para além do responsável máximo da FPF, também o Director Júlio Vieira esteve presente na cerimónia, sendo que ambos participaram na entrega dos diplomas, assim como o líder da Associação de Futebol de Lisboa, Nuno Lobo.

No seu discurso, Fernando Gomes fez questão de salientar a importância da adesão dos emblemas ao Processo de Certificação: "Destaco a vitalidade e a força demonstradas pela AF Lisboa neste processo. Em 2018/19 foram 25 clubes certificados, hoje vou dar o diploma a mais de 82 entidades referentes a uma época particularmente difícil. É extremamente importante a adesão dos clubes a este processo para o alargamento da base, essencial para a evolução e crescimento do futebol em Portugal. Deixo ainda uma palavra de agradecimento aos dirigentes, que têm sabido interpretar a importância deste processo."

Já Nuno Lobo, o homem que encabeça a Associação de Futebol de Lisboa, agradeceu o empenho do Presidente da FPF no desenvolvimento do futebol português: "Quero deixar uma palavra de gratidão ao Presidente da FPF. Na nossa relação institucional nem sempre temos estado de acordo, mas temos memória e jamais esquecemos que num momento difícil, em que esteve em risco a sobrevivência dos clubes, o dr. Fernando Gomes esteve sempre presente. Uma palavra que é um pedido de desculpas pelo ataque e insulto de um dirigente desta casa. Bem sei que demos rápida resposta, mas não posso deixar de dirigir as nossas desculpas. Uma palavra também aos clubes, aos seus dirigentes e atletas, todos eles verdadeiros heróis que se empenham, entregam e dedicam à causa desportiva."

A efeméride permite que se celebre o acréscimo de certificação, quer dos emblemas quer dos agentes desportivos, o que se insere num contexto em que, a par das restantes autoridades desportivas, a AF Lisboa se tem pautado pelo patrocínio da realização de formações e iniciativas que visem a defesa das entidades formadoras do futebol e do futsal.

Dos 163 escudos filiados na AF Lisboa, 131 registaram-se na Plataforma de Certificação, dos quais 112 receberam relatórios finais, sendo que 82 foram certificados como Centros Básicos de Formação de Futebol e Futsal. Ficaram assim distribuídos: 58 clubes de futebol (51 masculino e 7 feminino) e 24 de futsal (21 masculino e 3 feminino).


;

Notícias