Bicampeões europeus homenageados em Belém

Futsal - Seleção A

Marcelo Rebelo de Sousa considera as conquistas de Portugal no futsal "um estímulo para todo o país"

O Presidente da República recebeu esta segunda-feira, no Palácio de Belém, a Seleção Nacional A de futsal, que se sagrou bicampeã da Europa no domingo, meses depois de ter conquistado o Campeonato do Mundo da modalidade.

Após cumprimentar o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o vice-presidente Humberto Coelho, o Diretor Pedro Dias, o Selecionador Jorge Braz, os jogadores e toda a estrutura de apoio à Equipa das Quinas, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a capacidade de luta, a garra e a eficácia da armada lusa, considerando o êxito da equipa "um estímulo para todo o país".

No Palácio de Belém, o presidente da FPF destacou o espírito de grupo e a força mental dos internacionais portugueses, e elogiou Jorge Braz e a sua estrutura técnica, desejando que o sucesso se estenda à Seleção Feminina A de futsal, que irá disputar o Campeonato da Europa no mês de março, em Gondomar. 

Por seu turno, o capitão da Equipa das Quinas, João Matos, frisou que as grandes batalhas são dadas a grandes guerreiros e que os 30 que compõem a comitiva lusa "personificam o que é ser português". O jogador deixou, também, uma palavra especial para a Seleção Feminina A de futsal e a sua capitã Ana Azevedo, que marcou presença na final do Europeu.

O presidente da República em discurso direto:

"Fernando Gomes tem feito a diferença. Em 98 anos de FPF, tínhamos conquistado 15 títulos europeus e mundiais. Em 10 anos, durante os seus mandatos, conquistámos 15 títulos europeus e mundiais. Tantos como em toda a restante história do futebol português. Fez a diferença. E fez a diferença porque criou um espírito de família, porque preparou, soube organizar as estruturas, escolher as pessoas certas, e não vos largou um minuto. Continuamos a acreditar que até 2024 nos vai trazer mais títulos.

Jorge Braz: eu bem o procurava, mas ele não atendia o telefone. É uma pessoa muito especial. Mistura o ar de tímido, que parece distante, ausente, mas não perde um pormenor do que se passa. Vibra por dentro. Sabe formar o espírito de equipa, sabe alimentar esse espírito junto de cada um de vocês. Mas é verdade que teve a ajuda de Fernando Gomes. De 2011 a 2018, fomos ganhando aos poucos ‘embalagem’ mas não chegavam os títulos. Fernando Gomes soube esperar, acreditar, percebeu que estava a ser feito um trabalho que ia dar frutos. Isto não é muito português. Em Portugal, ao primeiro desaire a ideia é mudar aquilo que se pode. E aqui persistiu-se, insistiu-se e valeu a pena. 2018, o ano passado, este ano: um Europeu, um Mundial, um Europeu. Não caem do céu. São fruto deste trabalho de preparação. Mas só isso não chegava. A preparação é muito importante, mas depois há o instante decisivo em que ou se ganha, ou se perde. E aí fomos muito portugueses. Heróicos nos momentos cruciais.Tinha a certeza que na final íamos virar o jogo. Porquê? Porque Jorge Braz, porque vocês. Campeões em 2018, 2021… iam virar os jogos.

Se na meia-final ouvia os comentários a hesitar um pouco, a serenidade com que acreditavam até era de mais. Aquele golo no último segundo é uma espécie de brinde adicional depois de uma grande exibição. Lutámos, lutámos, lutámos, soubemos esperar, não perdemos a cabeça, mantivemos a motivação, sustentámos a garra, e ganhámos. Isso é um bom exemplo para o país, para as nossas representantes femininas dentro de poucos dias. Mas também para os nossos jogadores que vão lutar pelo Catar. Têm de fazer o que vocês fizeram. É um estímulo para o país.

Estamos a entrar numa fase em que temos à nossa disposição muitos fundos europeus. É fundamental que sejam bem utilizados e a tempo, com rigor, transparência, profissionalismo, eficácia. É uma grande inspiração a vossa vitória. Temos de aproveitar até ao limite. E por isso disse logo ao Jorge Braz: ‘tem de vir cá!’. Já é uma tradição que temos de manter! Só não recebem ainda o que vão receber porque foi tudo muito depressa, mas irão receber aquilo que merecem. Para já, recebem o nosso abraço, o abraço de todos os portugueses. Porque ontem, como ao longo do vosso percurso, Portugal esteve convosco. Os que contribuíram, os jovens, os mais velhos… estivemos, estamos e estaremos convosco. Muito obrigado por mais uma alegria que deram a Portugal".

Fernando Gomes em discurso direto:

"Creio que este é o 14.º troféu que trago a si, Senhor Presidente, durante os seus mandatos. O 30.º título na história. Metade deles foram conquistados depois de 2015. Esta ambição que nós temos, permanentemente de representar Portugal, deve ser sinónimo de ambição, de todos os desportistas que representam o nosso país. Como eu já disse algumas vezes, não se ganha sempre, muitas das vezes até se perde. Mas é na derrota, ou nas derrotas, que conseguimos criar as condições para nos tornarmos mais fortes, sermos melhores, e a partir daí conseguirmos as vitórias.

Esta Seleção, antes de 2018, perdeu muitas vezes. Eu diria que perdia quase sempre. Mas com essas derrotas, com essa ambição, com esse saber, conseguimos dar a volta, e é esta ambição que queremos manter sem nunca esquecer o papel da Federação enquanto entidade social do país, para unir os povos, famílias, e intervir de forma muito presente em toda a sociedade e vida portuguesa. Gostaria de enfatizar este espírito de grupo, deste grupo fantástico, que representa a Federação, o desporto português e o país. Fazem da união, da garra, da dedicação, do talento, de uma capacidade psíquica fora do normal, com que tenhamos a felicidade de assistir a vitórias verdadeiramente fantásticas nos últimos tempos, verdadeiramente saborosas, e um marco que nos lembraremos para sempre.

Também uma palavra a Jorge Braz: não é por acaso que este caminho está a ser seguido. Com a sua capacidade de organização, de liderança, alicerçados por um staff técnico e uma grande estrutura, conseguiram colocar o futsal português num patamar de excelência do panorama desportivo mundial. Temos outros desafios, mais desafios: daqui a pouco teremos uma fase final de futsal feminino, também dos sub-19, e muito sinceramente é esta ambição com que queremos continuar, para conquistar títulos e engrandecer Portugal.

Não ficaria muito bem se não trouxesse aqui o primeiro título de uma modalidade coletiva do desporto feminino, tudo iremos fazer para o conseguir. Uma palavra que deve ser referenciada aqui, a todos os clubes e dirigentes deste país, que de uma forma fantástica e numa altura extremamente difícil, conseguiram manter os escalões de formação a funcionar. Todos sabemos o quão importante é para as vidas das seleções e alargamento das bases, que se pode constatar pela juventude desta Seleção. Muito obrigado por esta receção, é sempre um gosto vir aqui".

O capitão João Matos em discurso direto:

"É mais fácil jogar uma final europeia do que falar neste microfone. Estivemos aqui há cinco anos, agora voltámos aqui, não há duas sem três. Tocámos o céu, subimos ao topo de uma montanha e novamente chegámos lá. As grandes batalhas são dadas a grandes guerreiros e aqui estão sensivelmente 30, que personificam o que é ser português. Somos muito grandes, nós e o povo português, e estamos realmente de parabéns pelo que conquistámos.

Uma palavra a Jorge Braz, tem de ser: a forma como nos conduz, como nos prepara, a forma organizada e pensada como leva todo este processo. O lado amigo, todos temos um carinho especial por este senhor, e ele certamente também está muito agradecido por aquilo que lhe damos, o lado que falamos de família é mesmo sincero.

Dar os parabéns à FPF, pelo que tem proporcionado a esta Seleção, aos jovens, pela forma como investe na formação, algo que se reflete nesta Seleção.

Deixar também uma palavra para a Seleção Feminina, que no próximo mês disputa a fase final do Europeu, e que sejam elas que cá estejam daqui a sensivelmente um mês e meio. Dar uma palavra à Ana Azevedo, capitã da Seleção, que fez questão de nos acompanhar: acredito que estas ligações nos levam ao sucesso, dar as mãos uns pelos outros e no final, está aqui".

VEJA OS PRODUTOS OFICIAIS DOS BICAMPEÕES EUROPEUS DISPONÍVEIS NA LOJA ONLINE DA FPF


;
;
7 de Fevereiro 2022
Foto

D.R.

Notícias