Algarve Cup

Francisco Neto: "Estamos ansiosos por voltar a competir"

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional frisa a importância da Algarve Cup na preparação de Portugal.

Francisco Neto, já reagiu ao sorteio da 28.ª edição da Algarve Cup, que colocou Noruega e Suécia no caminho de Portugal. Em declarações a fpf.pt, o Selecionador Nacional frisou a importância desta competição internacional na preparação da Equipa das Quinas.

"Temos pela frente dois jogos de elevado grau de dificuldade e exigência. Noruega e Suécia são equipas que lutam, com regularidade, por títulos em Campeonatos da Europa e do Mundo. Tal como a nossa Seleção, estão a disputar o apuramento para o Mundial de Austrália e Nova Zelândia e terão jogos em abril. Além disso, querem ensaiar o Campeonato da Europa, que vão disputar em julho, em Inglaterra", começou por referir, frisando que, para Portugal, "a Algarve Cup é um momento ótimo de preparação".

"Porque é a oportunidade de percebermos o estado atual da nossa equipa, tendo em vista os dois jogos de apuramento que vamos ter em abril [frente à Alemanha, fora, e Bulgária, em casa]. Após uma paragem prolongada, desde o final de novembro, estamos ansiosos por voltar a competir num torneio marcante para nós e para o futebol feminino, que mais uma vez nos colocará frente às melhores seleções do Mundo", explicou.

Histórico com Noruega e Suécia
Portugal encontrou a Noruega em oito ocasiões, em fases de apuramento para Campeonatos do Mundo e da Europa, e também em edições passadas da Algarve Cup. O balanço dos confrontos diretos é claramente favorável à formação norueguesa: sete vitória nóricas contra uma portuguesa. Ainda assim, a análise da estatística é animadora para Portugal no que respeita ao último jogo: a equipa de Francisco Neto venceu a Noruega por 2-0, na Algarve Cup de 2018, com golos de Cláudia Neto e Diana Silva. 

Diante da Suécia, a seleção mais cotada do futebol europeu, Portugal realizou 13 jogos, tendo derrotado a formação sueca duas vezes, e perdido 11. A última vitória da armada lusa aconteceu na edição de 2019 da Algarve Cup: Portugal venceu por 2-1, também com golos de Diana Silva e Cláudia Neto. Nathalie Björn apontou o golo da Suécia nessa partida de 2019. No último embate entre as seleções portuguesa e sueca, no mesmo torneio, mas em março de 2020, a vitória sorriu à Suécia (2-0).  

HISTÓRICO COM NORUEGA

HISTÓRICO COM SUÉCIA

Convocatória lusa conhecida a 7 de fevereiro
A convocatória da Seleção Nacional Feminina A para a Algarve Cup 2022 será conhecida na próxima segunda-feira, dia 7 de fevereiro. A lista das 23 eleitas de Francisco Neto será revelada em fpf.pt.

 

 


;