Edu: “Estou muito focado no nosso objetivo”

Futsal - Seleção A

O guarda-redes está de regresso para ajudar a Seleção Nacional. Depois de dias difíceis, diz estar pronto para as dificuldades.

A Seleção Nacional de futsal cumpre esta quarta-feira o seu segundo dia de trabalhos na cidade de Groningen. A Equipa das Quinas treinará no MartiniPlaza, onde jogará a terceira jornada do Grupo A do Campeonato da Europa Países Baixos 2022, diante da Ucrânia.

Depois de dois triunfos no Ziggo Dome, em Amesterdão, diante da Sérvia (4-2) e dos Países Baixos (4-1)), o conjunto luso irá procurar somar mais três pontos. A partida está agendada para sexta-feira (28 de janeiro), pelas 19h30 (20h30 locais) e pode ser acompanhada em direto na RTP1.

FOTOGALERIA DA PREPARAÇÃO EM GRONINGEN

Regresso do público
A terceira jornada será marcada pelo regresso do público aos pavilhões.

“Estou com muita vontade de ajudar a Seleção”
O guarda-redes Edu tem vivido emoções dispares nos últimos tempos: falhou o Mundial-2021 por ter acusado positivo à Covid nas vésperas da viagem para a Lituânia; acabou dispensado dos trabalhos da Seleção na véspera da viagem para os Países Baixos, também devido a um teste positivo à Covid; regressou à Seleção depois do primeiro jogo do Euro-2022, após a lesão de Bebé.  

“Em primeiro lugar quero desejar uma rápida recuperação ao Bebé. Sei que é difícil, pois já vivi essa situação que ele está a viver. A primeira coisa que fiz foi ligar logo ao Bebé para ver o que é que se passava, pois tenho uma boa relação com ele… fiquei muito feliz quando voltei a receber a chamada… foi uma emoção incrível. Essa semana foi cheia de emoções – más e boas. Voltei com muita vontade, muito focado no que é o nosso trabalho e com a responsabilidade de representar Portugal.”


André Sousa foi o guarda-redes utilizado na totalidade dos dois jogos já disputados por Portugal. Edu diz estar preparado para jogar, mas também para apoiar de fora o seu colega de posição.

“Eu digo sempre o mesmo: quem decide é o mister Braz. Acho que nós temos de fazer o nosso trabalho no treino e trabalhar para agarrar um lugar na equipa. Quem estiver na baliza vai representar bem Portugal. Se estiver eu, vou dar tudo, se estiver o André [Sousa] vou apoiá-lo de fora e vou estar com ele em tudo – vou apoiá-lo desde o banco e vai ser sempre poder contar com o meu apoio.”  

Depois de alguns dias parado, o fpf.pt quis saber como se sente o guarda-redes ao nível físico e também psicológico.

“Fisicamente já estou recuperado… depois de sete dias fechado num quarto é um pouco difícil voltar, mas depois de dois treinos já estou a recuperar as sensações boas. Estou com muita vontade. Psicologicamente estou forte. Estou com muita vontade de ajudar a Seleção a garantir o apuramento para os quartos de final. Estou muito focado no nosso objetivo.”


O guarda-redes de 25 anos espera uma partida difícil diante da Ucrânia. Considera que a partida será decidida nos detalhes e que Portugal tudo irá fazer para conseguir mais uma vitória e o primeiro lugar do Grupo A.

“A Ucrânia tem uma equipa muito bem organizada. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil. Temos de estar muito atentos, porque se trata de uma Seleção que pode complicar muito a nossa tarefa. A chave do jogo vai estar nos pequenos detalhes. É aí que se vai decidir – nas estratégias… Temos de sair no jogo a 100 por cento e focados no nosso objetivo que é vencer o jogo e a fase de grupos. Daí para a frente é encarar jogo a jogo.”


O jogador que soma 20 internacionalizações considera que é preciso começar do zero sem olhar para o que Portugal já conquistou e alerta para as dificuldades que vão existir neste Europeu.

“Sabemos aquilo que já fizemos e já conquistámos, mas temos a noção de que tudo começou do zero. Como já vimos, este Europeu está muito difícil. Qualquer equipa complica… A Eslovénia, a Finlândia… vimos que estão muito fortes. Isto só para dizer só algumas…”

Clique aqui para conferir o dossiê de imprensa (atualizado após o jogo com os Países Baixos).

Clique aqui para aceder ao Media Guide da Seleção.


;
;
26 de Janeiro 2022
Foto

André Sanano/FPF

Notícias