Tomás Paçó feliz com confiança demonstrada

Futsal - Seleção A

O fixo da Equipa das Quinas é cada vez mais uma peça influente na equipa de Jorge Braz e está satisfeito com a sua maior utilização e com o golo obtido neste Europeu.

A Seleção Nacional de futsal efetua esta segunda-feira trabalho de recuperação (clique aqui para ver as fotos do trabalho de ginásio), depois de ter vencido, no domingo, a sua congénere dos Países Baixos, no encontro da segunda jornada do Grupo A do Campeonato da Europa 2022.

A Equipa das Quinas bateu a Sérvia, por 4-2, e os anfitriões da competição, por 4-1., Portugal soma seis pontos na liderança do Grupo A e está bem posicionado para seguir para os quartos de final do Euro-2022. No entanto, pela frente está mais um jogo diante da bem organizada e ambiciosa Ucrânia.

FOTOGALERIA DO JOGO COM OS PAÍSES BAIXOS

"Não há espaço para facilistmos"
Tomás Paçó considera que o conjunto luso fez dois bons jogos, mas que é preciso continuar a melhorar.

“Fizemos dois bons jogos. Conseguimos pôr em prática aquilo que tínhamos trabalhado. Agora é tempo de olhar para aquilo que fizemos bem e, principalmente, para aquilo que fizemos mal para melhorarmos.”



Tomás Paçó não escondeu a sua felicidade por se ter estreado a marcar numa fase final (já tinha marcado diante da Venezuela na preparação para o Mundial) e espera continuar a dar o seu contributo à equipa.

“Estou muito contente por ter conseguido marcar o meu primeiro golo nesta fase do Europeu e acho que tinha vindo a fazer uns bons jogos. Espero continuar.”

O fixo de 21 anos explicou que está bem integrado no grupo e que está feliz por sentir a confiança de Jorge Braz.

“Desde muito cedo que me senti muito integrado, porque este grupo é espetacular. Ninguém fica de parte e acho que temos um grupo muito unido. Quando aqui cheguei, disse que estava pronto para fazer o que o mister quisesse e estou muito contente por ter confiança em mim e por me pôr mais minutos a jogar.”

O próximo jogo de Portugal é diante da Ucrânia que perdeu na primeira ronda diante dos Países Baixos, por 3-2, depois de ter adiantado no marcador no primeiro minuto, e goleou a Sérvia, por 6-1, num encontro em que esteve a vencer por 6-0.

Tomás Paçó é campeão do Mundo e está pela primeira vez num Europeu ao serviço da Seleção A (disputou o Campeonato da Europa de sub-19, mas sabe que não se podem criar facilidades aos adversários numa fase final de um Europeu.

“Não pode haver espaço para facilitismos em nenhum jogo. Estamos num Europeu - os jogos são muito difíceis e diferentes… uma brecha para qualquer equipa pode sempre dificultar o trabalho. A Ucrânia é uma equipa organizada e que sabe bem o que faz. É uma equipa ambiciosa e nós temos de entrar mentalizados para vencer.”


O jogador que soma 17 internacionalizações A (estreou-se na qualificação para o Europeu a 14 de abril de 2021, diante da Noruega), apenas por uma vez perdeu (na partida de preparação para o Mundial-2021 diante do Uzbequistão). No clube que representa, o Sporting  CP, já conquistou todos os troféus possíveis (Liga dos Campeões, Liga Placard, Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga), mas sabe que nem sempre irá conseguir vencer.
 
“É bom vencer, mas é preciso ter os pés bem assentes na terra. Não podemos ter a ilusão que será sempre assim e que vamos vencer sempre. Claro que é ótimo estar sempre a ganhar, mas é preciso ter a consciência que não será sempre assim. Temos de perceber que vai haver um dia em que podemos perder e não vai ser o fim do mundo quando isso acontecer. Quanto mais tempo nos conseguirmos manter a ganhar, melhor será.”

Próxima partida em Groningen
Depois de dois jogos em Amesterdão, a comitiva lusa viaja na terça-feira de manhã para Groningen, onde jogará na próxima sexta-feira, pelas 19h30 (20h30 locais), diante da Ucrânia a última partida da fase de grupos.

Clique aqui para conferir o dossiê de imprensa (atualizado após o jogo com os Países Baixos).

Clique aqui para aceder ao Media Guide da Seleção.


;
;
24 de Janeiro 2022
Foto

André Sanano/FPF

Notícias