Portugal volta a vencer

Futsal - Seleção A

A Seleção Nacional de futsal somou o segundo triunfo no Grupo A do Euro-2022, ao bater os Países Baixos, por 4-1.

A Seleção Nacional somou este domingo o seu segundo triunfo no Campeonato da Europa de Futsal de 2022, ao bater os anfitriões Países Baixos por 4-1, em Amesterdão. Este resultado deixa a Equipa das Quinas na liderança isolada do Grupo A, com seis pontos, mais três que a Ucrânia e os Países Baixos.

Oualid Saasouni, na própria baliza, Pany , que ‘bisou’, e Afonso Jesus marcaram os golos de Portugal, que dá assim passos firmes rumo aos quartos de final.

Na última jornada, recorde-se, Portugal venceu a Sérvia por 4-2.

FOTOGALERIA

Zicky desbloqueou e Portugal foi para o intervalo a vencer por 2-0
Ainda decorria o primeiro minuto, quando Portugal deu o primeiro sinal de perigo com Erick a ver o guardião adversário segurar o com dificuldade o seu desvio para a baliza. Aos quatro minutos, Zicky serviu Bruno Coelho que obrigou Manuel Kuyk a uma grande defesa. No minuto seguinte, o pivô rodou e na cara do guarda-redes neerlandês rematou ao lado.
Zicky voltou a estar em plano de destaque aos seis minutos - lutou muito por uma bola que conseguiu rematar e viu Oualid Saadouni desviar para a sua própria baliza. O pivô foi decisivo no inaugurar do marcador.


Foto: Oliver Hardt - UEFA/UEFA via Getty Images

Sempre com mais posse de bola, o conjunto de Jorge Braz controlava a partida e a espaços tentava o remate à baliza. Aos 12 minutos, André Sousa viu um adversário travar o seu remate com a cabeça.


A 19 segundos do final do primeiro tempo, Zicky assistiu Pany para o 2-0 com que Portugal foi em vantagem para o descanso.

Pany bisa
Aos 23 minutos, Bruno Coelho assistiu Pany para o terceiro golo luso, o segundo da conta pessoal do ala que soma agora três tentos no Euro-2022.


Pauleta, aos 29 minutos, viu o guarda-redes adversário negar-lhe o golo.

Aso 31 minutos,  Attaibi rematou com muito perigo, mas André Sousa opôs-se e evitou o tento dos neerlandeses que surgiria ao minuto 33 por Lahcen Bouyouzan que rematou forte na acara de André Sousa após um remate ao poste.

Nos instantes finais, numa fase em que os Países Baixos jogavam com guarda-redes avançado, Afonso conseguiu fugir com a bola e rematar para a baliza deserta, fixando assim o resultado final (4-1).

As reações de Jorge Braz, Zicky e Pany
No final da partida, Jorge Braz falou de um jogo controlado por Portugal e mostrou-se satisfeito com a obrigação cumprida. Terminar em primeiro é o objetivo, mas alerta para a experiência e qualidade coletiva da Ucrânia.

Zicky considera que a Equipa das Quinas está de parabéns, pois mostrou o seu poder.



Pany bisou na partida diante dos Países Baixos e já leva três golos em dois jogos, mas considera que o mais importante não é marcar, mas sim vencer.

Pauleta chega à 25.ª internacionalização
O ala da Equipa das Quinas que se estreou ao serviço da Seleção A no dia 4 de dezembro de 2018, diante da Ucrânia, cumpre este domingo o seu 25.º jogo na principal Seleção de futsal.

Jogo com a Ucrânia na próxima sexta-feira
A última ronda está agendada para dia 28 de janeiro. Portugal e Ucrânia medem forças a partir das 19h30 (20h30 locais), na MartiniPlaza, em Groningen. A comitiva lusa viaja de Amesterdão para Groningen na terça-feira (25 de janeiro). A outra partida do Grupo A, que opõe os Países Baixos à Sérvia está agendada para o mesmo dia e à mesma hora, na Ziggo Dome, em Amesterdão.

Ucrânia goleia a Sérvia
Depois de terem perdido no encontro inaugural diante dos Países Baixos, por 2-3, os ucranianos bateram a Sérvia, por 6-1. Clique aqui para conferir a classificação.

Ficha de Jogo
Campeonato da Europa Países Baixos 2022
2.ª Jornada do Grupo A
Ziggo Dome, Amesterdão

Árbitros: Marc Birkett (Inglaterra) e Kamil Çetin (Turquia)
Terceiro árbitro: Grigori Ošomkov (Estónia)
Cronometrista: Jan Kresta (República Checa).

PORTUGAL 4-1 PAÍSES BAIXOS (2-0 ao intervalo)

Portugal
(cinco inicial): André Sousa; João Matos - Cap., Pany, Bruno Coelho e Erick.
Jogaram ainda: Zicky, Tomás Paçó, Tiago Brito, Afonso, André Coelho, Pauleta, Miguel Ângelo e Fábio Cecílio.
Suplente não utilizado: Edu.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Oualid Saadouni (ag 6') e Pany (20' e 23'), Afonso (40')
Disciplina: -.

Países Baixos (cinco inicial): Manuel Kuyk; Said Bouzambou, Karim Mossaoui, Yoshua St Juste e Mats Velseboer.
Suplentes: Barry De Wit; Oualid Saadouni - Cap., Jamal El Ghannouti, Mohamed Attaibi, Lahcen Bouyouzan, Jordany Martinus, Dennis Van Den Eijnden e Amir Molkarai.
Treinador: Maximiliaan Tjaden.
Golos: Lahcen Bouyouzan (33').
Disciplina: cartão amarelo a Lahcen Bouyouzan (24').

Clique aqui para conferir o dossiê de imprensa (atualizado após o jogo com os Países Baixos).

Clique aqui para aceder ao Media Guide da Seleção.


;
;
23 de Janeiro 2022
Foto

André Sanano/FPF

Notícias