Reunião do projeto GOALS em Itália

Responsabilidade Social

Projeto de caráter ambiental conta com a participação da Federação Portuguesa de Futebol.

O comité de projeto da iniciativa de sustentabilidade GOALS, cofinanciada pela União Europeia e na qual a Federação Portuguesa de Futebol participa, reuniu-se esta quarta-feira, 15 de dezembro, em Pisa.

Na cidade italiana, de onde é originária a Universidade de Sant'Anna - líder de projeto - discutiu-se o ponto da situação dos trabalhos deste consórcio, que arrancou no início de 2021.  

O projeto GOALS tem como objetivo ajudar as organizações ligadas ao futebol a melhorarem os seus procedimentos ambientais, estando prevista a criação de uma ferramenta eletrónica, de uso generalizado na Europa, para medida da pegada ambiental de instituições e eventos. O projeto é cofinanciado pelo projeto Erasmus+, da União Europeia, e a FPF é uma das três federações internacionais envolvidas. As outras são a romena e a kosovar, juntando-se-lhes o Real Bétis, a Universidade de Sant'Anna (Itália) e a ESSMA (associação europeia de estádios).

Todos os membros do consórcio se fizeram representar presencialmente, depois de reuniões anteriores terem decorrido exclusivamente online ou em regime híbrido, como fora o caso da última, em Sevilha, durante o verão. Nesta altura tinha ficado definido que o encontro de dezembro teria lugar em Portugal, mas constrangimentos provocados pela pandemia de COVID-19 deslocaram-no para a cidade da Toscânia. A próxima reunião decorrerá em março em regime de videoconferência.  

Responsabilidade social

A participação da FPF no projeto europeu GOALS insere-se na política de atuação da Federação Portuguesa de Futebol, que promove sempre a obediência aos mais elevados padrões éticos, sociais e de responsabilidade ambiental, procurando diminuir o impacto do futebol e de toda a atividade da FPF no meio ambiente, sempre na defesa de um planeta melhor.

Nesse sentido, a Federação tem dado passos importantes e inovadores, nos quais se destaca a utilização de painéis solares na Cidade do Futebol, para produção de águas quentes sanitárias e de água filtrada, através de um complexo sistema de equipamentos de purificação. Estas são algumas das ações realizadas para tornar a Cidade do Futebol sustentável e amiga do ambiente.

A FPF também conseguiu organizar um evento Carbono Zero®, num jogo de preparação entre Portugal e os EUA. Foi a primeira vez que se associaram as alterações climáticas e a floresta a um jogo de futebol, certificando-o como um evento ambiental e socialmente responsável.


;

Notícias