Dia Internacional dos Direitos Humanos

Responsabilidade Social

Nesta data especial relembramos algumas ações realizadas pela FPF para promover e garantir os direitos humanos.

Esta sexta-feira, 10 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Uma data especial celebrada desde 1948, altura em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem. 

Em 2021, o tema escolhido pelas Nações Unidas para assinalar a efeméride é a redução das desigualdades. Nesse sentido, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que o Mundo está numa “encruzilhada” agravada pela pandemia, a crise climática, o avanço de regimes totalitários e as consequências negativas da transição digital, que através da desinformação mobiliza as pessoas para valores radicalizados.

É necessário, por isso, que se criem, em Portugal e no mundo, oportunidades iguais para todos, sendo essa a única forma de combater as desigualdades, a exclusão e a discriminação em crescendo nas sociedades.

Nesta data especial, a Federação Portuguesa de Futebol passa em revista algumas das suas iniciativas para promover e garantir a defesa dos direitos humanos.

Prémio Futebol para Todos
Este prémio criado em 2018 pela área de Responsabilidade Social da FPFl, no âmbito do programa da UEFA HatTrick FSR, tem como objetivo apoiar projetos que considerem a prática do futebol uma ferramenta de combate à discriminação e promovam a integração social de crianças, jovens, adultos e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência. A quarta edição do prémio já está a decorrer e vai distribuir 50.000 euros por dois ou mais projetos vencedores. As candidaturas estão abertas até 17 de dezembro. Já foram premiadas dez instituições.

Parceria com a Amnistia Internacional no projeto 'Eu Jogo pelos Direitos Humanos'
O objetivo desta iniciativa, que envolve igualmente a Liga Portugal, entidades governamentais, empresas de telecomunicações e associações de classe ligadas ao futebol, é sensibilizar e educar para os Direitos Humanos através do desporto. E prevê uma intervenção firme sobre os fenómenos de violência nos recintos desportivos e o combate a todas as manifestações de racismo, xenofobia e intolerância. 

A dar a cara por esta causa estiveram os Selecionadores Nacionais Fernando Santos e Francisco Neto, bem como internacionais das seleções masculinas e femininas de futebol e outros jogadores dos campeonatos nacionais profissionais. Estiveram, também, envolvidos internacionais de futsal, feminino e masculino, os árbitros Vanessa Gomes e Artur Soares Dias e outras personalidades do mundo do futebol.

Parceria com o movimento 'Black Lives Matter in Football'
No âmbito desta parceria, a FPF realizou várias ações de sensabilização para o problema do racismo em relvados e quadras de norte a sul do país, com a participação de equipas da Liga BPI, da Liga Placard e do Campeonato de Portugal, de árbitros e delegados aos jogos. A FPF participou ainda na divulgação e disseminação de um estudo inédito sobre racismo no futebol português, que recolheu testemunhos importante de jogadores(as) amadores e profissionais, treinadores/as, árbitros, encarregados de educação, dirigentes, adeptos, jornalistas e outro staff de apoio a clubes e associações distritais e regionais de futebol.

Plataforma de denúncia Futebol para Tod@s
A plataforma digital Futebol para Tod@s foi lançada em 2021 pela FPF, para a denúncia e combate de todas as formas de discriminação no futebol. Este novo instrumento digital proporciona um meio de fácil acesso a todos os agentes desportivos para denúncia de situações e comportamentos discriminatórios com base em raça, etnia, nacionalidade, religião, identidade ou orientação sexual, convicções políticas e ideológicas, situação económica ou outros fatores.

Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência
A FPF, em conjunto com a CAFE (Centro para o Acesso ao Futebol na Europa), está a promover e a incentivar a presença de adeptos de futebol com deficiências no Jogo do Centenário, que se assume como um evento inclusivo, agendado para 17 de dezembro. Em março, as duas instituições juntaram-se para lançar um inquérito para adeptos de futebol com deficiências, com o objetivo de investigar o nível de acessibilidade dos estádios portugueses e conhecer as principais barreiras que enfrentam os adeptos com deficiências que assistem ou gostavam de assistir ao vivo a jogos de futebol. 

Frequentemente, a FPF tem promovido vários workshops para OLA (Oficiais de Ligação a Adeptos) e RAD (Responsável Acessibilidade para Deficientes), no âmbito do Licenciamento dos Clubes para as competições da UEFA, onde se tem procurado elucidar os responsáveis para os temas relacionados com os acessos a pessoas com deficiências e a ligação entre clubes e adeptos. A temática da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências no futebol será ainda debatida brevemente numa formação sobre Responsabilidade Social, destinada a clubes e agentes de futebol, na Portugal Football School (PFS). A FPF vai ainda, através da PFS vai lançar uma formação de acessibilidades e oficiais de ligação de adeptos com deficiência para clubes, em parceria também com a CAFE, a acontecer no primeiro trimestre de 2022. Irá também formalizar muito em breve um protocolo de cooperação com o Comité Paraolímpico e Federação de Desporto para Pessoas com Deficiência, com o âmbito de desenvolvimento do futebol adaptado em Portugal. Já em agosto passado, a Casa dos Atletas recebeu o estágio dos atletas paraolímpicos antes da partida para Toquio.

Inclusão de pessoas com daltonismo no futebol
A FPF está a promover um estudo no futebol nacional, cujo objetivo é investigar a prevalência de daltonismo em jogadores de futebol e criar recursos para apoio dos mesmos, bem como de outros grupos que vivem com deficiência visual cromática, tais como os adeptos. Este estudo surge no âmbito do projeto #TACBIS, coordenado pela EFDN (Rede Europeia do Futebol para o Desenvolvimento), da qual a FPF faz parte, e suportado pelos fundos do programa de desenvolvimento europeu ERASMUS+. O projeto conta com a participação de mais entidades do futebol europeu - como as federações islandesa e romena e o clube dinamarquês Randers FC –, bem como da organização Colour Blindness Awareness (especialista em daltonismo) e a Universidade de Oxford Brookes (coordenadora do estudo). Os internacionais portugueses Bruno Fernandes e Jéssica Silva são os embaixadores desta iniciativa.

Proteção e defesa dos direitos das crianças e jovens
Através do processo de certificação de clubes, a FPF implementou a obrigatoriedade de todas as entidades formadoras nomearem um Agente de Proteção de Jovens Atletas, esperando alcançar a fasquia de 500 pessoas com essa função. Entre as tarefas dos Agentes de Proteção de Jovens Atletas, estão o desenvolvimento e estratégias de monotorização da actividade escolar, o controlo das condições de alojamento e alimentação dos jogadores residentes, cursos complementares de formação para jogadores estrageiros, acompanhamento psicológico e pedagógico dos jovens atletas, uma política de protecção de crianças e jovens, e o levantamento do registo criminal de todos os adultos que interagem com as crianças e jovens no futebol. ESte processo enconvolverá todo o staff, incluindo voluntários, que desempenham um papel preponderante na instituição, garantindo que o futebol é seguro e divertido para todas as crianças, independentemente do nível de capacidade ou envolvimento. O principal objetivo será garantir que o futebol é uma experiência positiva para todas as crianças e jovens e Implementar políticas eficazes de proteção das crianças e jovens no desporto no futebol, para uma melhor prevenção da violência contra as crianças e jovens (violência física, emocional/psicológica e/ou sexual) e proteção das vítimas.

Série de animação SuperQuinas
Na série de animação infantil SuperQuinas, criada pela FPF, e a passar nos canais Panda e Biggs, são transmitidas mensagens importantes de fair-play, tolerância e respeito às gerações mais jovens. Os heróis da animação sensibilizam todos para a importância da inclusão, da igualdade e da partilha, e alertam para os efeitos nocivos do mau comportamento no futebol, em clara sintonia com os valores defendidos pela FPF. Os personagens da série, a equipa dos SuperQuinas, são intencionalmente multiculturais e multigénero.

Movimento #DeixaJogar
Com o claro propósito de fomentar o fair-play, dentro e fora do relvado, a FPF lançou o movimento #DeixaJogar na Gala Quinas de Ouro 2019. O principal objetivo é combater os episódios de mau comportamento nas bancadas e consciencializar os encarregados de educação e público em geral para os efeitos nocivos dos mesmos, promovendo as boas práticas e os bons exemplos de fairplay. 

Este movimento é acompanhado por um filme que tem como pano de fundo uma experiência social, em que se pediu aos pais que lessem em voz alta aquilo que mais marcou os seus filhos na última época. O resultado foi a surpresa desagradável dos mesmos face àquilo que estava retido na memória dos pequenos atletas.

Conteúdos do Canal 11
O Canal 11 tem sido uma plataforma de intervenção e divulgação de assuntos sócio-económicos causados pela COVID-19, não só na família do futebol nacional como também na sociedade portuguesa. Reportagens e programas diversos abordam temas prementes como a desigualdade, a violência e o racismo no futebol, promovendo boas práticas e incentivando à inclusão social de todas e todos através do futebol. 

Casa dos Atletas transformada em hospital
A Casa dos Atletas, localizada na Cidade do Futebol, em Oeiras, e onde ficam alojadas habitualmente as seleções nacionais, foi transformada em janeiro de 2021 numa unidade hospitalar de retaguarda de forma a poder aliviar as enfermarias e os hospitais nacionais. 

Participação ativa em várias campanhas solidárias
Participação em várias campanhas solidárias, com o objetivo de ajudar as famílias mais carenciadas e afetadas pela pandemia de COVID-19 e também os profissionais de saúde e as IPSS. Exemplos: a Campanha Emergência Alimentar, a campanha Unidos por Portugal, o movimento Energia do Natal, a campanha Nunca Desistir e, ainda a decorrer, a campanha Todos por Todos.

Futsal Solidário
A FPF entregou a receita de bilheteira conseguida durante a Taça da Liga de futsal Placard 2020 a duas instituições de Matosinhos: a AAJUDE - Associação de Apoio à Juventude Deficiente e a Associação Rumo à Vida.

 

 


;

Notícias