FPF vence prémio de Fan Engagement da UEFA

FPF

Organismo do futebol europeu atribuiu distinção ao projeto "The case study of Portugal fans abroad".

A Federação Portuguesa de Futebol venceu, esta sexta-feira, o prémio UEFA Grow Award 2021, na temática Fan Engagement, com o projeto "The case study of Portugal fans abroad".

O projeto levado a cabo através do Portugal +, clube de fãs das Seleções Nacionais, tinha como objetivo garantir o máximo número de adeptos portugueses nos jogos fora da Seleção Nacional no Euro 2020, através de uma comunicação targetizada e de animação em locais de encontro e nos estádios. Os portugueses que quisessem ir assistir aos encontros das Equipas das Quinas teriam apoio no processo logístico da viagem (desde deslocação para os estádios à indicação dos melhores sítios para a realização de testes à Covid-19), bem como a possibilidade de tornarem a sua ida ao estrangeiro numa experiência cultural e social, tendo todo o acompanhamento no terreno da equipa do Apoio ao Adepto. Estas medidas criaram uma maior proximidade com os fãs e melhoraram significativamente os resultados, tornando-se já comum Portugal esgotar a sua quota de bilhetes nos jogos fora, como foi o caso, por exemplo, do jogo diante da República da Irlanda no passado mês de novembro, em que a totalidade dos ingressos foi vendida em apenas 24 horas.

Com 19 candidaturas a concurso, o projeto português estava nas três finalistas, juntamente com uma candidatura da federação dos Países Baixos e outra da federação polaca, tendo sido a preferida de um júri independente escolhido pela UEFA, numa gala que decorreu, pela primeira vez, em formato online.

Mafalda Urbano, diretora-geral adjunta da FPF, não escondeu a satisfação pelo reconhecimento europeu: "É uma enorme satisfação recebermos este prémio. A relação com os fãs e o apoio ao adepto são prioridades da Federação Portuguesa de Futebol, que conta com um departamento inteiramente dedicado a estas questões. Procuramos melhorar constantemente a experiência dos nossos adeptos nos jogos das Seleções Nacionais, para continuar a esgotar estádios e aumentar o apoio às nossas equipas, tentando contribuir para os seus sucessos desportivos. Além disso, é importante salientar que não nos preocupamos apenas com os portugueses que vivem no nosso país, mas também procuramos melhorar a experiência e o engagement dos emigrantes, para que eles mantenham a ligação com as equipas de todos nós." 

De salientar ainda que a Federação Portuguesa de Futebol viu outro projeto seu chegar aos três finalistas, na categoria "Stakeholder support initiative". Esta categoria contou com catorze candidaturas, sendo que Portugal chegou ao pódio com o projeto "Cardiopulmonary resuscitation in football - a successful national program", com um programa de formação nacional em suporte básico de vida.

Para as oito categorias galardoadas esta sexta-feira, a UEFA recebeu um total de 150 candidaturas vindas de 43 federações nacionais. Com duas nomeações no pódio, Portugal está no grupo dos países com mais projetos finalistas. Esta entrega de prémios contou com Luís Figo e Nadine Kessler como convidados a anunciarem os vencedores.

 


;