Seleção A Feminina

Francisco Neto pede organização e superação

Futebol Fem. - Seleção A

Portugal defronta a Alemanha às 18h00 desta terça-feira, no Estádio de São Luís (em Faro).

A Seleção Nacional Feminina A disputa esta terça-feira, pelas 18h00, mais um jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo Austrália & Nova Zelândia 2023. Pela frente, a Equipa das Quinas terá a Alemanha, que ocupa o terceiro lugar do ranking mundial e apresenta um registo 100 por cento vitorioso no apuramento.

Na antevisão deste encontro, que passará em direto no Canal 11, Francisco Neto elogiou o adversário e deixou o mote para Portugal chegar a um bom resultado: uma grande capacidade de superação, tanto na defesa como no ataque.

"Para Portugal fazer algo de bonito neste jogo, tem que ser coletivo, muito organizado e demonstrar uma grande capacidade de superação. Estamos a falar de uma das melhores seleções do Mundo, e da equipa da Europa com melhor currículo a nível de seleções. Será, porventura, um dos maiores desafios que tivemos nos últimos anos em fases de qualificação", começou por assinalar.

No último confronto entre Portugal e Alemanha, em 2004, a equipa portuguesa perdeu por números expressivos (11-0). 17 anos depois, Francisco Neto acredita que a imagem que os adversários têm de Portugal não é a mesma que tinham nessa altura. "Acho que temos vindo a ganhar o respeito dos nossos adversários", referiu. Ainda assim, disse que a Alemanha irá traçar o perfil de Portugal no início do jogo de terça-feira.

"A Alemanha tem entrado sempre forte e a criar muitas oportunidades. Se conseguirmos fazer coisas boas logo no período inicial, iremos ganhar mais respeito e estar mais dentro do jogo. Do outro lado estará uma equipa super poderosa, mas é preciso acreditar no nosso valor e confiar no processo que temos vindo a fazer. Nos últimos anos, jogámos contra equipas do 'top' mundial em jogos particulares e isso tem preparado a nossa equipa para estes momentos de alta exigência", comentou.

Sobre a estratégia a apresentar diante da formação germânica, Francisco Neto reconheceu que, "possivelmente, Portugal não terá tanta posse de bola como frente a Israel". No entanto, frisou, a Equipa das Quinas não irá abdicar de ter bola e explorar o ataque.

"Se nos focarmos apenas na organização defensiva, que tem de ser perfeita e nos 'timings' certos, e não conseguirmos manter a bola quando a ganharmos, vamos sofrer os 90 minutos e isso é o que não queremos. Procuramos, isso sim, um equilíbrio entre uma organização defensiva consistente e a capacidade de conservarmos a bola, sabendo que a relação espaço-tempo para explorar o ataque será mais reduzida que nos jogos anteriores", explicou.

Admitindo que "o onze ainda não está fechado", e que tem 23 jogadoras convocadas "aptas para jogar", Francisco Neto reforçou a ideia de que Portugal "não pode perder a sua identidade de jogo", independentemente da qualidade do adversário. "Portugal tem de continuar a ser uma equipa disponível, coletiva, e com grande capacidade de superação, tanto a defender como a atacar", frisou.

Bilhetes gratuitos

Os adeptos interessados em assistir ao Portugal-Alemanha poderão levantar os ingressos, sem qualquer custo, na bilheteira do pavilhão no Estádio de São Luís, em Faro, a partir das 10h00 desta segunda-feira. No dia do jogo, também haverá distribuição de bilhetes-convite

Histórico com a Alemanha

Portugal, 30.º colocado no ranking de seleções femininas da FIFA, já encontrou a Alemanha, 3.ª na hierarquia mundial, numa fase de qualificação para o Mundial e também num apuramento para o Campeonato da Europa.

Dos quatro confrontos disputados frente ao equipa germânica, bicampeã mundial em 2003 e 2007, e oito vezes campeã da Europa (no atual formato do Europeu e no anterior), Portugal não guarda boas memórias, tendo perdido por números expressivos, e sem apontar qualquer golo (derrotas por 0-11 em Fevereiro de 2004, 13-0 em novembro de 2003, 0-8 em maio de 2002, e 9-0 em outubro de 2001). 

A seleção germânica tem feito um registo internacional exemplar, tendo somado apenas três derrotas em jogos oficiais disputados nos últimos cinco anos.

DESCARREGUE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA ATUALIZADO

Em busca da primeira presença na fase final

A Seleção Nacional esteve sucessivamente nas qualificações para os Mundiais Femininos desde 1999, mas nunca conseguiu o apuramento. Na sua última fase de qualificação, para o Mundial de França, em 2019, a Equipa das Quinas ficou na terceira posição do seu grupo, atrás de Itália e Bélgica.

As seleções europeias têm direito a 11 lugares diretos no Mundial de 2023, a disputar na Nova Zelândia e na Austrália no verão de 2023, com nove a saírem dos vencedores dos grupos de apuramento, e mais duas encontradas através de 'play-offs'.

Programa da Seleção Nacional:

30.11.2021 | terça-feira
18h00 - Jogo Portugal-Alemanha, no Estádio São Luís

 


;

Notícias