Seleção Sub-15

Portugal volta a vencer Finlândia

Seleção Sub-15

Seleção Nacional sub-15 venceu a Finlândia por 4-1 no segundo encontro de preparação.

Portugal enfrentou esta manhã a Finlândia em encontro de preparação, realizado na Cidade do Futebol, e que terminou com uma vitória dos lusos por 4-1. 

Numa primeira parte muito disputada, Portugal inaugurou o marcador, aos 28´, na sequência da marcação de um livre direto por Afonso Vieira.

Na segunda metade, Afonso Sousa, aos 58´, ampliou a vantagem mas os finaldeses, por Taavi Koukkumaki, reduziram, aos 69, para 2-1. 

No minuto seguinte ao golo visitante, aos 70´, Rafael Melo ampliou para 3-1 e, aos 78´, Rodrigo Mora estabeleceu o resultado final.

A equipa lusa, orientada por João Santos, recorde-se, já havia enfrentado a Finlândia na passada quinta-feira, vencendo por 3-1.

João Santos em discurso direto:

"O balanço é positivo. Para além dos resultados, que são sempre importantes, também o processo de formação de jogadores foi bem desenvolvido. O importante é irmos consolidando a nossa identidade nestes jovens ou começar por consolidar aquilo que é o jogo de Portugal, que é o que temos vindo a trabalhar ao longo dos estágios. Era oportuno fazermos um teste, no sentido de percebermos onde estamos e acho que foi conseguido. Houve muitas coisas boas, é evidente que temos coisas para melhorar, ainda por cima numa equipa de sub-15 há muito por onde crescer. Um dos aspetos que nos alegrou é a margem para crescer desta equipa.

Nos primeiros estágios sentimos as consequências de este escalão ter estado parado, agora já não tanto porque os quadros competitivos iniciaram-se e os clubes estão todas as competição. Eles já trazem um período de treinos e de jogos e penso que agora já não é tão notório essa falta de competição e de atividade que tiveram nesses períodos de paragem. Senti mais que nos condicionou a observação um pouco mais alargada, do universo de atletas, até porque não tivemos o Torneio Lopes da Silva. Claro que acompanhámos, mas isso limitou-nos um bocadinho.

O ambiente de grupo foi sempre excelente. Sentimos que se deram todos bem, conseguimos entrosá-los todos, dar-lhes as regras de funcionamento daquilo que é a Seleção Nacional, o estar em estágio, ainda por cima na Cidade do Futebol, com aquelas condições todas que nos proporcionam... isso funcionou de uma forma positiva e o balanço é muito bom, tendo em conta o que é o espírito de grupo, a nossa identidade enquanto pessoas, conhecermo-nos uns aos outros e o resultado final naquilo que é o processo de treino."

Ficha de Jogo

Jogo de preparação
Cidade do Futebol
Árbitro:
Fá Sanhá 
Árbitros assistentes: José Costa e Bruno Amaral 
4.º Árbitro: Flávio Duarte

PORTUGAL 4-1 FINLÂNDIA (1-0, resultado ao intervalo)

PORTUGAL: Tiago Leitão, João Rodrigues (João Capucho, 72'), Tomás Oliveira (Edgar Mota, 50'), Duarte Nogueira (Cap.), Afonso Sousa, Afonso Meireles (Sandro Santo, 50'), Diogo Martins (João Trovisco, 63'), Rafael Camacho (João Simões, 50'), Francisco Silva (Rafael Melo, 63'), Márcio Moreira (Eduardo Fernandes, 63') e Afonso Vieira (Rodrigo Mora, 63').
Suplentes: Diogo Ferreira, Rui Silva, Rafael Mota e Gonçalo Pinto.
Treinador: João Santos
Golos: 1-0 (Afonso Vieira, 28); 2-0 (Afonso Sousa, 58´); 3-1 (Rafael Melo 70´); 4-1 (Rodrigo Mora, 78')
Disciplina: -.

FINLÂNDIA: Osku Maukonen, Aleksi Effati (Cap.), Ronal Malik (Jere Kari, 65'), Valteri Berg, Axel Sandler, Miikka Syvakari (Matias Siltanen, 65'), Aapo Takalo (Kerkko Harjula, 40'), Miko Koivuniemi (Reko Huhtamaki, 51'), Sulo Ketola (Nujutti Nenonem, 65'), Taavi Koukkumaki e Martin Kirilov (Artuu Tulehmo, 77').
Suplentes: Ukko Happonen, Otso-Pekka Parkkila e Eetu Turkki.
Treinador: Kai Nyyssönen
Golos: 2-1 Taavi Koukkumaki, (69´).
Disciplina: cartão amarelo a Ronal Malik (56')

 


;
;
28 de Novembro 2021
Foto

FPF

Notícias