Seleção A Feminina

Carolina Mendes: "As dificuldades vão aumentar"

Futebol Fem. - Seleção A

Em dia de aniversário, a internacional portuguesa deseja um jogo perfeito de Portugal frente à Alemanha.

Depois da vitória frente à seleção de Israel, por 4-0, em Portimão, A Seleção Nacional Feminina A prepara-se para defrontar a poderosa Alemanha, que lidera o Grupo H de qualificação para o Mundial-2023, com mais dois pontos do que a equipa comandada por Francisco Neto.

Em dia de aniversário, Carolina Mendes foi a jogadora escolhida para lançar o encontro com a seleção germânica, que irá decorrer na próxima terça-feira, pelas 18h00, no Estádio do São Luís, em Faro, e com transmissão em direto no Canal 11. A atacante do SC Braga disse que as dificuldades vão crescer para a Equipa das Quinas e que Portugal terá de fazer "um jogo perfeito" para conseguir um bom resultado.  

FOTOGALERIA

"Fizemos um bom jogo frente a Israel, em que ganhámos [4-0] e impusemos a nossa identidade, jogando sempre à Portugal. Isso traz-nos boas sensações e mais confiança para o que aí vem, embora se trate de um jogo e um adversário completamente diferente", referiu a avançada, que somou, em Portimão, frente às israelitas, um 'hat-trick' e a sua 100.ª internacionalização com a camisola das Quinas.

Ultrapassado o desafio com Israel, a jogadora garantiu que, no grupo às ordens de Francisco Neto, só se pensa. "É foco total na Alemanha. Sabemos que é uma potência do futebol feminino mundial, com tudo o que isso implica. Sabemos que as dificuldades vão aumentar muito em relação ao último jogo. Vão ser 90 minutos muito exigentes e nós queremos estar à altura. Temos de fazer um jogo perfeito para conseguir um bom resultado", comentou.

Desafiada a enumerar os pontos fortes do adversário, Carolina Mendes disse ser uma tarefa hercúlea, "porque são muitos". "Estamos a falar de uma das melhores seleções da atualidade. Tanto individual como coletivamente, a Alemanha é uma seleção muito forte com algumas das melhores jogadoras do Mundo. Temos mesmo de estar preparadas e super focadas para tentarmos fazer algo bonito na próxima terça-feira."

Carolina Mendes mostrou-se também muito feliz por passar, uma vez mais, o seu dia de aniversário com a equipa. "É sempre um dia especial. É um prazer passar o meu aniversário com as minhas colegas. Já tinha acontecido noutras ocasiões, incluindo no ano passado. É como uma segunda família e, dentro da nossa família, sentimo-nos sempre bem", sublinhou a atacante, que cumpriu este sábado 34 anos.

.

Separados por dois pontos

Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo H, com 13 pontos, menos dois que a líder Alemanha, que goleou por 8-0 a Turquia na sexta-feira, somando agora 15 pontos. 

A formação lusa somou por vitórias os últimos quatro jogos disputados no apuramento: venceu por 5-0 na Bulgária, bateu a Sérvia por 2-1 no Estádio do Bonfim, e bateu Israel por 4-0 em Telavive e em Portimão. No arranque da qualificação, recorde-se, a equipa comandada por Francisco Neto empatou por 1-1 na visita à Turquia.

A Alemanha venceu os cinco encontros que disputou no fase de apuramento para o Mundial de 2023, com 28 golos marcados e apenas um sofrido.

Histórico com a Alemanha

Portugal, 30.º colocado no ranking de seleções femininas da FIFA, já encontrou a Alemanha, 3.ª na hierarquia mundial, numa fase de qualificação para o Mundial e também num apuramento para o Campeonato da Europa.

Dos quatro confrontos disputados frente ao equipa germânica, bicampeã mundial em 2003 e 2007, e oito vezes campeã da Europa (no atual formato do Europeu e no anterior), Portugal não guarda boas memórias, tendo perdido por números expressivos, e sem apontar qualquer golo (derrotas por 0-11 em Fevereiro de 2004, 13-0 em novembro de 2003, 0-8 em maio de 2002, e 9-0 em outubro de 2001). 

A seleção germânica tem feito um registo internacional exemplar, tendo somado apenas três derrotas em jogos oficiais disputados nos últimos cinco anos.

DESCARREGUE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA ATUALIZADO

Em busca da primeira presença na fase final

A Seleção Nacional esteve sucessivamente nas qualificações para os Mundiais Femininos desde 1999, mas nunca conseguiu o apuramento. Na sua última fase de qualificação, para o Mundial de França, em 2019, a Equipa das Quinas ficou na terceira posição do seu grupo, atrás de Itália e Bélgica.

As seleções europeias têm direito a 11 lugares diretos no Mundial de 2023, a disputar na Nova Zelândia e na Austrália no verão de 2023, com nove a saírem dos vencedores dos grupos de apuramento, e mais duas encontradas através de 'play-offs'.

Programa da Seleção Nacional**:

28.11.2021 | domingo
11h00 Treino no Estádio São Luís, em Faro (fechado)

29.11.2021 | segunda-feira
11h00 Treino Oficial no relvado do Hotel Cascade, em Lagos (15 minutos aerto)

30.11.2021 | terça-feira
18h00 - Jogo Portugal-Alemanha, no Estádio São Luís

**Programa sujeito a alterações, que serão comunicadas em fpf.pt.

 


;
;
27 de Novembro 2021
Foto

Hernâni Pereira/FPF

Notícias