Seleção A Feminina

Seleção assinala Dia Nacional da Anemia

Futebol Fem. - Seleção A

Comandadas de Francisco Neto participaram num rastreio de anemia e deficiência de ferro. O objetivo é sensibilizar os portugueses para este tema.

No Dia Nacional da Anemia, que se celebra esta sexta-feira, 26 de novembro, a Seleção Nacional Feminina A participou num rastreio de anemia e deficiência de ferro promovido pelo Anemia Working Group Portugal [AWGP, Associação Portuguesa para o Estudo da Anemia].

O objetivo desta ação é sensibilizar os portugueses para a importância de estarem atentos aos sinais e identificarem as causas destes problemas, que afetam uma percentagem significativa da população nacional.  

"Em Portugal, estima-se que cerca de 32 por cento dos portugueses adultos sofram de ferropénia e 20 por cento de anemia, o que significa que um em cada cinco portugueses tem anemia", frisou Paula Matos, coordenadora do rastreio que decorreu no hotel de estágio da Seleção Nacinal, em Lagos.

A responsável médica da Equipa das Quinas Rita Tomás explicou o motivo pelo qual as internacionais portuguesas aceitaram o repto lançado pelo AWGP. "Como o grupo de maior risco são mulheres em idade fértil, devido às perdas hemáticas durante o período menstrual, que podem originar perda de Ferro, fazia todo o sentido a participação".

Rita Tomás sublinhou, ainda, a importância de se identificar o problema da anemia através de rastreios, sendo que, "muitas vezes, as pessoas têm tendência a desvalorizar o cansaço e outros sintomas, associando-os a diferentes situações do seu quotidiano".

Já a guarda-redes Rute Costa garantiu que "o teste de rastreio é muito simples de fazer" e "não dói nada". "É importante identificar um problema que tem tratamento. Não custa nada fazer o rastreio", vincou a internacional portuguesa.

O que é anemia?

É uma situação clínica que resulta da diminuição do número de eritrócitos (glóbulos vermelhos) no sangue , ou do conteúdo de hemoglobina para valores inferiores aos considerados normais para a idade, sexo e etapa de crescimento.

Quais são as causas da anemia?

A anemia ocorre quando o corpo humano não dispõe dos eritrócitos necessários ao seu normal funcionamento, quer por diminuição da sua produção quer por excessiva perda ou destruição. 

A maior parte dos casos de anemia ocorre por deficiência de Ferro. O Ferro absorvido na alimentação é usado para a produção da hemoglobina dos eritrócitos e permite o transporte do oxigénio, necessário ao funcionamento das células do organismo. 

Quais são os sintomas?

- Fadiga e falta de força acentuada
- Palidez
- Dor de cabeça, irritabilidade, alterações do sono
- Tonturas
- Dificuldade de concentração, depressão
- Tensão arterial baixa, desmaio
- Unhas quebradiças
- Falta de apetite
- Ritmo cardíaco acelerado (taquicardia)

Como se previne a anemia?

É possível reduzir o risco de ocorrência de anemia assegurando uma alimentação saudável que inclua carne, peixe, frutos e vegetais de folhagem verde. A Vitamina C presente nos citrinos, kiwis e bróculos tem um papel importante na absorção do ferro. 

Em momentos da vida em que se verifica maior necessidade de Ferro (gravidez, aleitamento, infância, adolescência), o aporte alimentar pode não ser suficiente e haver necessidade de tomar suplementos.

Como se trata a anemia?

O tratamento da anemia implica o tratamento das causas e a correção dos níveis de hemoglobina e eritrócitos, vigiada por análises sanguíneas periódicas.

Quando se confirma, por análises ao sangue, que a anemia é provocada por insuficiência de Ferro pode haver necessidade de se administrar suplementos de Ferro. Os suplementos são administrados por via oral ou injetável, têm boa tolerância e são muito eficazes.

Em situações de maior gravidade pode ser necessário recorrer a transfusão.

 


;