Seleção A Feminina

Ana Borges: "Continuar a depender de nós próprias"

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa quer Portugal ao mais alto nível para contrariar a Alemanha. O jogo está marcado para terça-feira e passa no Canal 11 (18h00).

Um dia depois da vitória frente a Israel, por 4-0, a Seleção Nacional Feminina A regressou ao trabalho em Lagos, tendo em vista o embate de terça-feira com a Alemanha. O jogo está marcado para as 18h00, no Estádio de São Luís, em Faro, e passa em direto no Canal 11.

Francisco Neto contou com todas as jogadoras na sessão de treino desta sexta-feira, incluindo as titulares do jogo frente às israelitas, que realizaram trabalho de recuperação ativa. No final dos preparos, a avançada Ana Borges fez um balanço positivo da prestação lusa frente a Israel e lançou o grande desafio que Portugal tem pela frente. 

FOTOGALERIA

"Foi muito importante conquistarmos mais três pontos, ainda por cima no dia das 100 internacionalizações da Carolina Mendes, com direito a 'hat-trick', e da estreia da Lúcia Alves. São três pontos que nos mantêm na perseguição do objetivo assumido para esta qualificação", começou por dizer a avançada do Sporting CP, que brilhou com assistências para os primeiros dois golos de Portugal. 

Questionada quanto ao estado anímico da armada lusa, a jogadora, de 31 anos, respondeu sem hesitações: "Depois da exibição que fizemos, e da vitória por 4-0 que alcançámos, estamos naturalmente bem".

Com a mesma rapidez, fez notar que, no embate de terça-feira, com a poderosa Alemanha, Portugal sentirá grandes dificuldades, apesar de ser uma seleção cada vez mais respeitada internacionalmente. "Sinto que as seleções que estão acima de nós no ranking FIFA, como a Alemanha, respeitam mais Portugal, até porque já provámos que podemos ganhar a qualquer seleção, mesmo as mais cotadas", referiu, prevendo "um jogo muito exigente". "Estamos a falar de uma Alemanha que foi campeã mundial duas vezes e a equipa que mais vezes se sagrou campeã na Europa", frisou.

Ana Borges também espera um jogo "com menos posse de bola" para Portugal. "Ontem [quinta-feira, frente a Israel], dominámos e tivemos mais a bola. Se calhar, com a Alemanha, não será assim. É uma equipa muito forte em que todas as jogadoras se destacam e jogam em grandes clubes. Nós vamos meter campo, também, o nosso coletivo e tentar jogar ao nosso melhor nível. Sabemos a qualidade e o potencial que elas têm, mas só no final é que se fazem contas e nós queremos continuar a depender só de nós próprias", explicou.

No segundo lugar do Grupo H

Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo H, com 13 pontos, menos dois que a líder Alemanha, que goleou por 8-0 a Turquia nesta sexta-feira.

A formação lusa somou por vitórias os últimos quatro jogos disputados no apuramento: venceu por 5-0 na Bulgária, bateu a Sérvia por 2-1 no Estádio do Bonfim, e bateu Israel por 4-0 em Telavive e em Portimão. 

No arranque da qualificação, recorde-se, a equipa comandada por Francisco Neto empatou por 1-1 na visita à Turquia.

A Alemanha venceu os cinco encontros que disputou no fase de apuramento para o Mundial de 2023..

Histórico com a Alemanha

Portugal, 30.º colocado no ranking de seleções femininas da FIFA, já encontrou a Alemanha, 3.ª na hierarquia mundial, numa fase de qualificação para o Mundial e também num apuramento para o Campeonato da Europa.

Dos quatro confrontos disputados frente ao equipa germânica, bicampeã mundial em 2003 e 2007, e oito vezes campeã da Europa (no atual formato do Europeu e no anterior), Portugal não guarda boas memórias, tendo perdido por números expressivos, e sem apontar qualquer golo (derrotas por 0-11 em Fevereiro de 2004, 13-0 em novembro de 2003, 0-8 em maio de 2002, e 9-0 em outubro de 2001). 

A seleção germânica tem feito um registo internaional exemplar, tendo somado apenas três derrotas em jogos oficiais disputados nos últimos cinco anos.

Em busca da primeira presença na fase final

A Seleção Nacional esteve sucessivamente nas qualificações para os Mundiais Femininos desde 1999, mas nunca conseguiu o apuramento. Na sua última fase de qualificação, para o Mundial de França, em 2019, a Equipa das Quinas ficou na terceira posição do seu grupo, atrás de Itália e Bélgica.

As seleções europeias têm direito a 11 lugares diretos no Mundial de 2023, a disputar na Nova Zelândia e na Austrália no verão de 2023, com nove a saírem dos vencedores dos grupos de apuramento, e mais duas encontradas através de 'play-offs'.

Programa da Seleção Nacional**:

27.11.2021 | sábado
10h30 Treino no relvado do hotel 

28.11.2021 | domingo
11h00 Treino no Estádio São Luís, em Faro

29.11.2021 | segunda-feira
11h00 Treino Oficial no relvado do hotel

30.11.2021 | terça-feira
18h00 - Jogo Portugal-Alemanha, no Estádio São Luís

**Programa sujeito a alterações, que serão comunicadas em fpf.pt.

 


;
;
26 de Novembro 2021
Foto

Hernâni Pereira/FPF

Notícias