Liga Revelação aumentou oportunidades para jovens futebolistas

Portugal Football School

Estudo do Portugal Football Observatory mostra melhorias das últimas três épocas na transição de júnior para sénior.

A criação da Liga Revelação (Sub-23) correspondeu, nos últimos três anos, a um aumento de oportunidades de progressão na carreira para jovens futebolistas, sobretudo os que têm idades correspondentes ao escalão de sub-19. Esta é uma das principais conclusões do estudo “O contributo da Liga Revelação para a progressão de jovens atletas”, lançado esta sexta-feira pelo Portugal Football Observatory.

A progressão na carreira é entendida, aqui, como a passagem de um futebolista para os campeonatos profissionais, para as equipas B (na Segunda Liga e no Campeonato de Portugal) ou para o estrangeiro, considerando-se para efeitos deste último critério apenas os jogadores formados localmente.

Olhando para os três anos de existência da Liga Revelação, vemos que 16% dos jogadores com idade de sub-19 progrediram na carreira, contando com os que passaram pela competição e com os que subiram diretamente dos juniores para os escalões indicados. Nos três anos anteriores esta progressão de sub-19 tinha sido de apenas 10%.

Sem distinção de idades, mais de um terço de todos os jogadores que se tornaram regulares na Liga Revelação (mínimo de 10 jogos ou 450 minutos) progrediram na carreira, mais exatamente 37%.

Destes 292 jogadores que progrediram, 61 estabeleceram-se na Primeira Liga, 65 na Segunda Liga (exceto equipas B) e 137 nas equipas B. Oitenta e cinco por cento eram jogadores formados localmente (três épocas completas ou 24 meses em competições nacionais entre os 11 e os 19 anos) e 73% eram portugueses.

A Liga Revelação surgiu na época de 2018/2019 com o objetivo de ocupar, nos clubes com equipas nos campeonatos profissionais, o espaço de transição entre o futebol júnior e o futebol sénior, potenciando talento em idades decisivas e inspirando os jovens jogadores a manterem, nos sub-23, o objetivo de seguir uma carreira de sucesso no futebol.

Este estudo é o quinto do Portugal Fotball Observatory, que anteriormente tinha publicado trabalhos sobre futebol feminino, futsal, idade relativa dos futebolistas e VAR.


;
;
19 de Novembro 2021
Foto

FPF

Notícias