Portugal vence em Faro e consolida liderança

Seleção Sub-21

Triunfo por 6-0 sobre o Chipre permite à Equipa das Quinas continuar a liderar o grupo D.

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO MEDIA

A Seleção Nacional sub-21 venceu esta terça-feira o Chipre, por 6-0, em encontro da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Geórgia/Roménia 2023.

Três dias depois da partida de Lárnaca (link), Portugal demonstrou uma superioridade ainda mais evidente sobre este adversário. Para além de ter conseguido claramente melhores números em capítulos como a posse de bola e as ocasiões flagrantes, a Equipa das Quinas destacou-se pela eficácia: em 12 remates enquadrados com a baliza, apontou 6 golos.

Numa partida de sentido único, os golos da formação nacional foram apontados por Gonçalo Ramos (6’, 53’ e 60’), Fábio Vieira (51’), Gonçalo Inácio (21’) e Henrique Araújo (71’), sendo que os dois últimos se estrearam a marcar neste escalão.

Destaque ainda para as primeiras internacionalizações sub-21 de Vítor Oliveira e Tiago Araújo.

Nos outros jogos do dia no grupo D, a Grécia obteve uma vitória caseira diante da Islândia, por 1-0, e a Bielorrússia foi vencer ao Liechtenstein por 4-0.

Na classificação geral, Portugal – única equipa da fase de qualificação que ainda não sofreu golos – lidera com 15 pontos em 5 jogos, enquanto a Grécia ocupa a posição de mais direto perseguidor (14 pontos em 6 partidas).

Na próxima janela internacional, que se realizará em março de 2022, Portugal recebe a Islândia e desloca-se à Grécia.

Rui Jorge “centenário”
O encontro desta terça-feira ficará também marcado por possibilitar uma marca redonda à equipa técnica liderada por Rui Jorge: contanto com jogos pelos sub-21 e pela seleção olímpica, esta foi a 100.ª partida ao serviço da FPF.

Recorde-se que o técnico português assumiu o cargo de Selecionador Nacional sub-21 a 19 de novembro de 2010, faz 11 anos esta sexta-feira. 

Clique aqui para consultar todos os resultados, a classificação geral e o calendário da fase de apuramento para o Europeu 2023

Treinador Nacional Alexandre Silva em discurso direto:
“Estamos mais satisfeitos, principalmente por aliar a exibição ao resultado, por atingirmos mais golos.

Igualmente satisfeitos pela regularidade que estamos a apresentar, principalmente no nosso jogo ofensivo. Tem sido uma marca de água das equipas do Rui Jorge e estamos satisfeitos por conseguirmos o mesmo com uma geração que está apenas no terceiro estágio, com um futebol atrativo, que faça com que as pessoas nos queiram ver, que fiquem até ao fim nos estádios e que em casa não queiram mudar de canal.

Esta equipa do Chipre tem qualidade. A diferença foi muito por mérito da nossa parte, por termos conseguido demonstrá-la em campo. O facto de termos conseguido marcar o golo tão cedo também ajudou.

Tinha falado, na antevisão, do relvado. Este estádio é menos largo, o relvado estava em melhores condições e isso permitiu uma circulação mais rápida de bola, que os nossos jogadores souberam aproveitar. E acabámos por conseguir finalizar as oportunidades que fomos criando ao longo do jogo.

Nunca é a mesma coisa estar aqui sem o líder, sem o Rui Jorge. Penso que a estabilidade que nos tem sido dada pela federação nestes 11 anos, a cultura que o Rui tem incutido neste espaço e a convocatória de jogadores que ainda podem disputar o próximo Europeu e já nos conhecem bem, como o Vitinha e o Fábio Vieira, ajudou a que as coisas estivessem o mais perto da normalidade possível.

[Gonçalo Ramos, com oito golos na fase de apuramento, e Fábio Vieira em grande plano] Não queria cair no lugar comum de fugir [à pergunta] para referir individualidades, mas temos tido vários jogadores a bom nível. Não falar do Vitinha seria quase criminoso, hoje a exibição do Afonso [Sousa], vários jogadores da linha defensiva. Com aquilo que temos apresentado em campo, custa estar a individualizar tanto. Feliz por esses números e esperar continuar a desenvolver a equipa nos próximos estágios. ”
 
Afonso Sousa em discurso direto:
“Saímos com muitas boas impressões. Houve controlo do jogo da nossa parte do início ao fim. Sabíamos que tínhamos de ter bola, não podíamos perder a nossa identidade e faltava acrescentar os golos.

Felizmente, foi isso que aconteceu. Foi uma boa vitória da nossa parte, uma vitória importante, que dá segurança e nos permite continuar focados no futuro. Estamos muito felizes pelo jogo.

A finalização é sempre trabalhada, mas hoje o golo apareceu cedo e ficámos mais tranquilos, é normal.

O nosso futebol, na minha opinião, dá gosto de ver. As pessoas têm prazer em ver o nosso jogo e isso é o mais importante. Uma boa vitória, um bom jogo e uma boa demonstração daquilo que é o bom futebol.”


;

Notícias