Seleção Sub-20

Helder Sá: "Cada vez mais entrosados"

Seleção Sub-20

Lateral com os olhos postos no jogo com a Alemanha.

A Seleção Nacional sub-20 cumpre, este domingo, mais um treino no Estádio Municipal de Fátima, onde vai defrontar a Alemanha em mais um embate de preparação. O jogo está marcado para segunda-feira, às 15h00, e passará em direto no Canal 11.

Antes dos preparos, o lateral Hélder Sá falou com fpf.pt sobre as expectativas do grupo comandado por Emílio Peixei, após um triunfo frente a uma seleção bem cotada como a Inglaterra (2-0). O jogador, de 19 anos, sublinhou a evolução da Equipa das Quinas e mostrou-se entusiasmado pela oportunidade de jogar, numa época em que está afirmar-se na equipa principal do Vitória Sport Clube.  

"Os treinos estão a correr bem. Como estamos cada vez mais entrosados, os processos fluem melhor. Tivemos uma vitória importante frente à Inglaterra, que justifica o bom trabalho feito. Há quatro jogos que procurávamos ganhar da forma que fizemos. Conciliar uma vitória com uma boa exibição é motivador para todo o grupo. Agora queremos mais", afirmou, com o pensamento no embate com a Alemanha.

"Os alemães são muito fortes e o jogo será com certeza difícil. Ainda assim, o nosso foco tem de ser no que podemos fazer. O caminho é ter a mesma atitude e a mesma entrega com que derrubámos a Inglaterra. Conhecemos o nosso potencial e temos de impor a nossa identidade de jogo, sem pensar nos nomes dos adversários. O objetivo é ganhar e, sobretudo, continuar a crescer como equipa", realçou.

Hélder Sá não esconde a felicidade por vestir a camisola de Portugal. "A sensação é indescritível. Só quando ouvimos o hino com a camisola vestida é que percebemos a dimensão das coisas. Estou muito feliz e grato pela oportunidade de vir à Seleção", disse, contando que participou em estágios do escalão sub-15 de Portugal e fez um jogo nos sub-18, antes de ser chamado por Emílio Peixe aos sub-20. 

O lateral acredita que a experiência no principal escalão de futebol nacional "está a ter reflexos positivos" na sua performance: "Fiz os últimos quatro jogos do Vitória SC na I Liga, 90 minutos em cada um deles. Estou a dedicar-me ao máximo para corresponder às expetactivas da equipa técnica. Há mais ansiedade e pressão, e a velocidade do jogo é muito diferente das restantes competições portuguesas que experimentei. Temos de ser mais rápidos e estratégicos nas nossas ações, e eu tenho evoluído muito por causa disso".

Desafiado a descrever as suas qualidades em campo, Hélder Sá foi taxativo na resposta. "Sou um jogador forte fisicamente e intenso nas disputas da bola. Sou bom no desarme e explosivo nas saídas para ajudar o ataque. Também tenho boa capacidade técnica", revelou o jovem, que começou a carreira no futebol a jogar mais à frente: "Estava sempre em posição de fora de jogo e resolveram meter-me lá atrás. Tive que aprender a defender bem. No Vitória SC, joguei sempre como lateral esquerdo".

No futebol por influência da irmã 'craque'

O interesse pelo futebol surgiu por acaso na vida de Hélder Sá, à boleia da paixão da irmã, cinco anos mais velha. "Ela era craque com a bola, tinha uma capacidade técnica impressionante e mostrava os truques lá em casa. Pediu ao meu pai para jogar, quando tinha 8 ou 9 anos.", começou por contar.

Foi então que o clã Sá se dirigiu à formação do Casa Benfica de Famalicão: "Fomos lá para inscrever a minha irmã e disseram que só tinham equipas de rapazes. O meu pai inscreveu-me então pequenino, com uns quatro anos. A partir daí, nunca mais parei".

Já a irmã [Cláudia Cristina] acabou por abandonar, "porque só encontrava lugar em equipas mistas". "O futebol feminino não era tão evoluído como agora. Quem sabe, um dia destes, se não volta a jogar. Se der para conciliar o emprego com o futebol...", frisou, revelando que a irmã "ainda dá cartas nas 'peladinhas' de família", mesmo nas que o internacional português participa. 

Programa de atividades da Seleção Nacional sub-20:

14 de novembro | domingo
16h00: Treino - Estádio Municipal de Fátima

15 de novembro | segunda-feira
15h00: Portugal vs. Alemanha | Estádio Municipal de Leiria


;

Notícias