Seleção Sub-17 Feminina

Objetivo cumprido

Futebol Fem. - Sub-17

A Equipa das Quinas venceu a Bósnia por 2-0 e mantém-se na Liga A, na Ronda 2 da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa.

A Seleção Nacional sub-17 feminina vai disputar a Liga A na Ronda 2 da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 2022. A Equipa das Quinas bateu a Bósnia, este domingo, por 2-0 e garantiu a continuidade na Liga A, para a segunda e última competição que ditará as Seleções Nacionais que estarão no Europeu.

Num jogo de domínio completo por parte das comandadas de Marisa Gomes, foram raras as ocasiões em que Portugal em que o jogo se disputou no meio-campo defensivo português. Sempre com uma toada morna, o triunfo português nunca esteve em causa e só não foi conseguido por números expressivos devido a uma exibição notável de Iman Dumanjic, guardiã da Bósnia Herzegovina que, sobretudo na primeira parte, salvou a sua equipa de sair para o intervalo em desvantagem por números bastante expressivos.

Os golos surgiram em polos opostos da partida. O primeiro aconteceu à passagem do primeiro quarto de hora de jogo. Grande jogada de Cristiana Martins que depois serve Leonete Correia, com a jovem atacante a só ter que encostar para a baliza adversária. 

O segundo golo, surge à entrada para o quarto de hora final. Uma boa jogada da turma portuguesa, com Marta Melão, a marcar na sua estreia pela Seleção Nacional sub-17 feminina. Grande passe de Andreia Bravo a isolar a colega que, na zona central do terreno à entrada da área dispara sem defesa possível para a baliza adversária. 

Triunfo garantido e presença na Liga A na Ronda 2 assegurada! Portugal fica em segundo lugar do grupo, atrás da Alemanha (que venceu todos os jogos disputados) e realiza uma Ronda 1 de muita qualidade e que deixa boas perspetivas para o futuro.

Marisa Gomes, Treinadora Nacional, em discurso direto:

“A seleção da Bósnia não era fácil, porque faz sempre um jogo defensivo muito compacto. E não é fácil, em dois dias, mudar o registo de jogo que temos, de jogar contra uma Alemanha e jogar contra uma Bósnia.

As miúdas têm qualidade técnica e são muito inteligentes com bola. No entanto, perante estas equipas e com alguma fadiga, falhamos em pequenos pormenores, decisivos para o resultado ser diferente.

Sabíamos que tínhamos ter paciência, porque estes jogos exigem que consigamos desgastar as equipas adversárias, consigamos ter nós a posse de bola e sejamos nós a ter o domínio.

Não o fizemos como queríamos, porque tivemos algumas dificuldades em desbloquear alguns espaços, mas fomos crescendo ao longo do jogo e o resultado poderia ter sido diferente".

Andreia Bravo em discurso direto:

“A Bósnia era uma seleção difícil, mas todas juntas conseguimos superar esta dificuldade.

Estamos muito contentes por passar à segunda fase. Vamos de cabeça levantada e com o sorriso na cara. Já estamos a pensar nessa segunda fase e vamos com tudo para cima delas".

Gabriela Vinhas em discurso direto:

"Sabíamos que era uma seleção difícil, muito compactas defensivamente, agressivamente muito fortes, mas nós com o nosso jogo conseguimos ultrapassar essa dificuldade e o jogo sorriu para nós.

Demos tudo, deixámos tudo em campo e isso refletiu-se nos golos. Temos um espírito de grupo incrível e já estamos a pensar na Ronda 2.

Começámos aqui o nosso caminho e só vamos acabar na Bósnia."

 

Ficha de Jogo
Ronda 1 da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 
Estádio Algarve 

Árbitra: Maika Vanderstichel (França)
Árbitras assistentes: Solenne Bartnik (França) e Lauren Impey (Inglaterra)
4.ª Árbitra: Abigail Marriott (Inglaterra)

BÓSNIA HERZEGOVINA 0-2 PORTUGAL (0-1 ao intervalo)

BÓSNIA HERZEGOVINA (11 inicial): Iman Dumanjic, Jelena Pavlinovic, Ivona Radosevic, Gloria Sliskovic - Cap. , Nina Brnic, Lamija Ostrakovic (Kristina Tekic, 83'), Ajla Gradan (Sejla Dedic, 46'), Nina Pupic, Tasneem Dizdarevic (Durdica Zivkovic, 87'), Janica Filipovic (Milica Jovanic, 81') e Ajla Balic.
Suplentes: Nejra Hejub.
Treinador: Ilija Lucic
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo para Gloria Sliskovic (48') e a Milica Jovanic (84')

PORTUGAL (11 inicial): Leonor Faria, Gabriela Vinhas, Maria Ferreira, Isabel Cardoso (Maria Francisca, 74'), Andreia Bravo, Leonete Correia (Maria João Silva, 68'), Inês Simas - Cap., Carolina Rodrigues (Bruna Ramos, 59'), Margarida Pinto, Ana Rita Cunha (Mafalda Mariano, 59') e Cristiana Martins (Marta Melão, 59').
Suplentes: Victória Ferreira, Lara Martins, Carolina Ferreira e Ana Carolina Ferreira.
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: Leonete Correia (14') e Marta Melão (73')
Disciplina: cartão amarelo a Isabel Cardoso (5') e a Ana Rita Cunha (41')

 

Eis a lista atualizada de convocadas:
Clube Condeixa: Maria Silva:
FC Famalicão:  Ana Rita Cunha;
SC Castêlo Maia: Gabriela Vinhas;
SC Braga: Ana Pinto e Leonor Faria;
SL Benfica: Carolina Ferreira, Inês Simas, Lara Martins, Mafalda Mariano e Victória Ferreira;
Sporting CP: Andreia Bravo, Bruna Ramos, Carolina Rodrigues, Cristiana Martins, Isabel Cardoso, Leonete Correia, Maria Ferreira, Maria Francisca e Marta Melão;
Viseu 2001 ADSC: Ana Carolina Ferreira.

Programa da Seleção

Como funciona o novo formato
O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-17 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento das jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substituição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na Bosnia Herzegovina, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Após o desfecho da segunda fase de qualificação, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem
O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato é igual ao implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-19.


;

Notícias