FPF no 5.º Encontro Internacional do projeto TACBIS

Responsabilidade Social

Evento integrado na Conferência Europeia da EFDN, que reuniu nos Países Baixos mais de 150 representantes de clubes, federações e ligas de futebol.

A Federação Portuguesa de Futebol participou no 5.º Encontro Internacional do Projeto TACBIS, que decorreu esta semana no Estádio NAC Verlegh, na cidade de Breda, nos Países Baixos, durante a 16.ª Conferência Internacional da EFDN (Rede Europeia de Futebol para o Desenvolvimento), da qual faz parte a FPF.

O projeto TACBIS, recorde-se, é financiado pelo programa da Comissão Europeia ERASMUS+ e tem como objetivo a inclusão de pessoas com daltonismo no futebol, sensibilizando clubes e demais organizações ligadas ao futebol para os obstáculos existentes e desenvolvendo ferramentas de acessibilidade e apoio a jogadores daltónicos, bem como a outros grupos na família do futebol, tais como adeptos.

A representar a FPF esteve Francisca Araújo, responsável pela área de Responsabilidade Social do organismo, e Matilde Dias, responsável pela comunicação das iniciativas de responsabilidade social da federação. O projeto TACBIS conta ainda com a NGO Colour Blind Awareness, a Universidade de Oxford Brookes, o clube Randers FC e as federações da Islândia e da Roménia como parceiros.

No encontro de Breda, os parceiros do projeto TACBIS avaliaram os primeiros dois anos de atividade em conjunto, com foco no trabalho realizado para assinalar o Dia Mundial do Daltonismo (6 setembro).

Houve partilha de ideias e 'brainstorming' para a definição, implementação e seguimento do projeto em 2022, que passará, entre outras iniciativas, por sessões de formação para clubes e o lançamento de um guia de procedimentos e soluções práticas para o daltonismo no futebol, adaptado à realidade de cada parceiro. 

Os embaixadores dos primeiros dois anos do projeto TACBIS foram os internacionais portugueses Bruno Fernandes e Jéssica Silva, e ainda o treinador e antigo jogador da Seleção Nacional Petit, ele próprio daltónico.  

Os próximos encontros internacionais, em formato presencial, estão agendados para Reykjavik, na Islândia, durante o mês de janeiro, e Lisboa, no mês de março. Este planeamento está, no entanto, sujeito a alterações, em função da evolução da pandemia de Covid-19 e das regras sanitárias dos países que deverão receber as reuniões.

Mais de 150 participantes na 16.ª Conferência da EFDN

Além da participação no projeto TACBIS, a FPF marcou presença noutras sessões da 16.ª Conferência Europeia da EFDN, que contou com mais de 150 representantes de 50 clubes, federações e ligas de futebol, oriundos de 17 países do espaço europeu.

De Portugal, veio também a Fundação Benfica, membro da EFDN, com projetos na área de 'Street Football' e do combate ao racismo, e uma apresentação sobre a inclusão de refugiados no futebol de formação do SL Benfica. O SCU Torreense marcou presença na qualidade de observador.

Este congresso, que decorreu entre os dias 8 e 10 de novembro, foi a plataforma perfeita para a troca de conhecimento e de conceitos entre organizações de diferentes âmbitos e dimensões.

Foi lançado o debate e a reflexão sobre alguns dos maiores desafios que o futebol enfrenta: as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável, os efeitos da Covid-19, a inclusão de refugiados e minorias, o desenvolvimento do futebol feminino, as novas tecnologias e os futuros modelos de negócio.

 


;

Notícias