Estamos na Ronda de Elite!

Seleção Sub-17

A Equipa das Quinas venceu o País de Gales por 2-0, apura-se para a Ronda de Elite e é líder isolado do Grupo 11.

A Seleção Nacional sub-17 está apurada para a Ronda de Elite! Os comandados de José Lima venceram o País de Gales por 2-0, na segunda jornada da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa e garantiram a presença na fase seguinte, ao mesmo tempo que subiram à liderança isolada do Grupo 11.

Num encontro que colocou frente a frente os, na altura, líderes do agrupamento, dado ambas as equipas terem vencido a jornada inaugural - Portugal triunfou por 5-0 diante do Cazaquistão, enquanto o País de Gales bateu a Ucrânia, por 3-1 - a Equipa das Quinas mostrou-se sempre muito superior à congénere galesa, nunca dando espaço ao adversário de aspirar a sair do jogo com os três pontos.

Desde o apito inicial que Portugal deixou bem claras as suas intenções para a partida: dominar desde cedo, gerir os ritmos de jogo a seu bel-prazer, potenciar a qualidade dos seus atletas e ter sempre os olhos postos na baliza adversária. 

As oportunidades portuguesas iam-se sucedendo e o marcador acabou por ser inaugurado aos 18 minutos. Na conversão de um pontapé de canto, cruzamento teleguiado de João Gonçalves para o capitão da Equipa das Quinas, Diogo Monteiro, que cabeceia de forma perfeita para o fundo das redes. Era o primeiro grande momento de festa no Estádio Algarve.

O golo deu confiança à Equipa das Quinas que ia criando oportunidades de golo atrás de oportunidades de golo. Um inspirado Oliver Camis, guardião galês, mantinha o País de Gales vivo no jogo, respondendo da melhor forma às iniciativas ofensivas por parte dos jogadores portugueses.

A vantagem mínima permaneceu durante o resto da primeira parte, bem como em grande parte do segundo tempo. O resultado não estava fechado e o desacerto na finalização alimentava as esperanças dos comandados de Richard Williams em pontuarem no jogo. Aos 76 minutos, no único remate galês à baliza, Diogo Fernandes é obrigado a uma defesa de grande qualidade, salvando Portugal de sofrer o empate.

Foi preciso esperar até aos 86 minutos para a Seleção Nacional sentenciar a partida. Grande golo de Rodrigo Ribeiro, entrado menos de 20 minutos antes, a colocar Portugal com uma vantagem de dois golos no marcador.

Portugal garantia assim mais três pontos e segue com um registo imaculado no Grupo 11: duas vitórias em dois jogos, sete golos marcados e zero sofridos. Liderança isolada no grupo e presença na Ronda de Elite garantida! O último jogo disputa-se esta terça-feira, diante da Ucrânia, que este sábado venceu o Cazaquistão por 3-0.

José Lima, Treinador Nacional, em discurso direto:

“Preparámos muito bem o jogo, a equipa teve uma atitude fantástica, dominámos do princípio ao fim e o resultado acaba por ser escasso, face a tantas oportunidades criadas. Era um jogo difícil, mas os jogadores interpretaram muito bem. Quando assim é, temos de estar satisfeitos.

Mesmo já tendo passado à próxima fase, temos o grande objetivo de ganhar [à Ucrânia] para conquistarmos os nove pontos e ficarmos em primeiro lugar.

Estes jogos têm de ser preparados e, dentro dessa preparação e do jogo em si, escolhemos os que são os melhores para aquele jogo. Se tiver de haver alterações, todos os jogadores estão preparados para jogar e, quando assim é, jogando o ‘a’, o ‘b’ ou o ‘c’, a equipa é que conta e isso é que é o fundamental.

Este apuramento é destes jogadores que estão aqui, mas também de muitos jogadores que não puderam vir – era um número restrito –, mas que em próximas convocatórias podem vir. E uma palavra de apreço também para um jogador nosso, o André Oliveira, que teve uma lesão grave e foi operado. Esta vitória é-lhe dedicada.”

Rodrigo Ribeiro, em discurso direto:

"Entrei e tentei ajudar a equipa, como sempre. Estávamos a fazer um grande jogo. Acho que esta vitória é muito importante porque ficamos apurados, mas queremos mais. Vamos encarar o próximo jogo frente à Ucrânia da mesma forma que temos vindo a encarar estes. Vai ser um jogo para ganhar e para conseguirmos o primeiro lugar do grupo.

O primeiro lugar é muito importante, para depois partirmos também para outra posição para a Ronda de Elite. Tal como disse, vamos encarar o próximo jogo da mesma forma que encaramos os outros todos, porque Portugal encara todos os jogos para ganhar! Sabemos que somos uma grande seleção e vamos querer prová-lo ganhando o próximo jogo e conquistando o primeiro lugar."

FICHA DE JOGO 
Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa - Grupo 11
Estádio Algarve

Árbitro: Christian-Petru Ciochirca (Áustria)
Árbitros assistentes: Habip Tekeli (Áustria) e Daniel Vsilevski (Macedónia do Norte)
Quarto árbitro: Igor Stojchevski (Macedónia do Norte)

PORTUGAL 2-0 PAÍS DE GALES (1-0 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Fernandes, Leonardo Barroso, Diogo Monteiro - Cap., Henrique Arreiol, Dinis Rodrigues (Gustavo Varela, 79'), João Gonçalves (Rafael Luís, 69'), Ivan Lima (João Rego, 88'), João Conceição, Marlon Júnior, João Veloso (Guilherme Santos, 88') e Afonso Moreira (Rodrigo Ribeiro, 69').
Suplentes: Francisco Machado, Alfa Baldé, Gustavo Varela, Gonçalo Ribeiro e Luís Gomes;
Treinador: José Lima
Golos: Diogo Monteiro (18') e Rodrigo Ribeiro (86')
Disciplina: cartão amarelo a Marlon Júnior (12') e a João Gonçalves (53')

PAÍS DE GALES (11 inicial): Oliver Camis, Alexander David Williams (Tanatswa Nyakuhwa, 74'), William Andiyapan, George David Abbott, Ben Nicholas Lloyd, Luke Bernard Harris - Cap., Omari Benjamin (Japhet Matondo Mpadi, 58'), Theo Robinson (Charles Crewe, 86'), Scott Godden (Sebastian Dabrowski, 58'), Sonny Lewis (Finlay Ashworth, 58') e Cole Fleming.
Suplentes: James Pradic, Alexander Roberts, Jayden Fuller e Troy Perret.
Treinador: Richard Williams
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo a Sonny Lewis (10') e a Mpadi (67')

Eis a lista final dos convocados:
FC Porto: Diogo Fernandes, Gonçalo Ribeiro e Luís Gomes;
PAOK: Gustavo Varela; 
SC Braga: João Gonçalves e José Rodrigues;
Servette FC: Diogo Monteiro;
SL Benfica: Alfa Baldé, Francisco Machado, Ivan Lima, João Conceição, João Rego, João Veloso e Rafael Luís;
Sporting CP: Afonso Moreira, Guilherme Santos, Henrique Arreiol, Leonardo Barroso, Marlon Júnior e Rodrigo Ribeiro

Programa de atividades da Seleção Nacional sub-17:

14.11.2021 | domingo
11h30 Treino no Algarve

15.11.2021 | segunda-feira
10h15 Treino no Algarve

16.11.2021 | terça-feira
15h00 Jogo Ucrânia-Portugal, Estádio Algarve


;

Notícias