Seleção Sub-20

Wanya Marçal: "Anos a sonhar com esta camisola"

Seleção Sub-20

Médio do Leicester orgulhoso pela estreia em jogos de Portugal.

A Seleção Nacional sub-20 regressou esta sexta-feira ao trabalho, depois de ter vencido por 2-0 a Inglaterra, num jogo de preparação disputado em Leiria. No final do treino da tarde, no Estádio Municipal de Fátima, Wanya Marçal falou com fpf.pt sobre a estreia em jogos de Portugal e não escondeu o orgulho pelo feito. 

"Os cinco minutos que estive em campo foram dos mais especiais da minha vida. É uma honra jogar na Seleção de Portugal. E frente à Inglaterra, a equipa do país onde vivo e jogo, foi dez vezes mais especial", contou o médio, de 19 anos, que assinou contrato profissional com o Leicester, da Premier League, no verão passado. 

Nascido em Portugal, de mãe portuense e pai angolano, Wanya Marçal não esconde que "foram anos a sonhar com o equipamento das Quinas". "Desde pequeno que quero vestir esta camisola. Entrei no jogo já perto do fim e não deu para mostrar muito; no entanto, deu para sentir coisas boas. Espero que seja a primeira de muitas experiências na Seleção. Vou trabalhar muito", acrescentou o jogador, que chegou a ser sondado por responsáveis da seleção inglesa.

"Nasci em Portugal e sinto este país. Quando me convocaram, não pensei duas vezes. Soube que era a escolha certa", explicou o jovem centrocampista, contando que os irmãos mais novos, também na formação do Leicester, "partilham o sonho de representar Portugal", tendo um deles sido chamado às seleções mais jovens "no ano passado".

Desafiado a descrever-se enquanto jogador, foi lesto a responder. "Sou explosivo com a bola e forte nos duelos inidivuais. Posso dizer que tenho aptidão para marcar, mas gosto sobretudo de criar chances para a equipa", frisou o médio, que fez quatro golos e duas assistências nos sub-23 do Leicester nesta época, o que lhe valeu a chamada à equipa principal.

"A época tem estado a correr bem. Estive lesionado no começo e depois recuperei e apareci bem. Fui convocado para um jogo da Liga Europa e outro da EFL Trophy, e agora estou aqui. Só posso estar feliz", sublinhou, com convicção.

Sobre os jogadores que o infuenciam, confessoue que sempre gostou de "ver jogar Cristiano Ronaldo". "Também vejo jogos antigos do Figo. Tenho 'skills' e gosto de participar em duelos e em sprints rápidos como eles. São as minhas maiores referências em Portugal, os exemplos que mais quero seguir", contou.

Treino em Fátima

Os comandados de Emílio Peixe realizam mais um treino este sábado, a partir das 10h45, no Estádio Municipal de Fátima, a pensar no embate diante da Alemanha, marcado para segunda-feira, às 15h00, no mesmo local.

Recorde os convocados:

AD Sanjoanense: José Oliveira
Clermont Foot: Mathys Jean-Marie
FC Famalicão: Pedro Brazão
FC Porto: Bernardo Folha e Rodrigo Ferreira
Leicester City: Wanya Marçal
SC Braga: Bernardo Couto e Diogo Fonseca
SL Benfica: Diogo Nascimento, Filipe Cruz, Gerson Sousa, Henrique Pereira, Rafael Brito, Rafael Rodrigues, Samuel Soares e Tomás Araújo.
Sporting CP: Duarte Carvalho, João Daniel, Paulo Agostinho e Rafael Fernandes
Vitória SC: André Amaro e Hélder Sá

Programa de atividades da Seleção Nacional sub-20:

13 de novembro | sábado
10h45: Treino - Estádio Municipal de Fátima

14 de novembro | domingo
16h00: Treino - Estádio Municipal de Fátima

15 de novembro | segunda-feira
15h00: Portugal vs. Alemanha | Estádio Municipal de Leiria

   

 

 

 

 


;
;
12 de Novembro 2021
Foto

D.R.

Notícias