Seleção Sub-17 Feminina

Marta Melão: "Continuamos a acreditar muito em nós"

Futebol Fem. - Sub-17

A Equipa das Quinas já prepara o encontro frente à Bósnia.

A Seleção Nacional sub-17 feminina continua a trabalhar no Algarve, agora já a preparar a derradeira jornada da Fase de Apuramento. As comandadas de Marisa Gomes treinaram na manhã desta sexta-feira já com as atenções viradas para a Bósnia, onde um empate lhes garantirá a continuação na Liga A.

Após o apronto matinal, o fpf.pt falou com Marta Melão, jogadora do Sporting CP, que partilhou a mensagem deixada pelos treinadores, bem como a equipa se encontra no início da preparação do encontro frente à Bósnia. "Os treinadores ficaram muito orgulhosos da nossa exibição. Claro que estamos tristes por não termos ganho, mas não estamos de cabeça baixa, porque fizemos mesmo uma boa exibição contra a campeã europeia em título. Agora continuamos a trabalhar para o jogo da Bósnia e vamos dar tudo para ganhar", salientou. 

Portugal está a um ponto de garantir a continuidade na Liga A, mas a internacional portuguesa garante que a equipa não pensa no empate. "Não estamos com o empate na cabeça, porque todos os jogos são para ganhar. Vamos entrar com a mesma força com que entrámos para os dois jogos anteriores porque queremos sair vencedoras", afirmou.

A confiança da equipa mantém-se intacta, apesar da derrota desta quinta-feira, assegurou Marta Melão. "Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa. Contra a Finlândia correu-nos muito bem o jogo e fizemos uma grande exibição. Ontem tivemos mais dificuldades, mas jogámos contra uma das melhores equipas da Europa e o jogo podia ter caído para o nosso lado. Estávamos confiantes antes do encontro de ontem e continuamos confiantes depois. O jogo frente à Alemanha serviu para crescermos, porque aprendemos muito com esta derrota, mas continuamos a acreditar muito em nós", garantiu. 

Eis a lista atualizada de convocadas:
Clube Condeixa: Maria Silva:
FC Famalicão:  Ana Rita Cunha;
SC Castêlo Maia: Gabriela Vinhas;
SC Braga: Ana Pinto e Leonor Faria;
SL Benfica: Carolina Ferreira, Inês Simas, Lara Martins, Mafalda Mariano e Victória Ferreira;
Sporting CP: Andreia Bravo, Bruna Ramos, Carolina Rodrigues, Cristiana Martins, Isabel Cardoso, Leonete Correia, Maria Ferreira, Maria Francisca e Marta Melão;
Viseu 2001 ADSC: Ana Carolina Ferreira.

Programa da Seleção:
13 de novembro de 2021 | sábado
10h30: treino 

14 de novembro de 2021 | domingo
17h00: Bósnia Herzegovina - Portugal , no Estádio Algarve

Como funciona o novo formato
O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-17 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento das jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substituição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na Bosnia Herzegovina, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Após o desfecho da segunda fase de qualificação, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem
O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato é igual ao implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-19.


;

Notícias