Seleção Sub-17 Feminina

Desfecho inglório

Futebol Fem. - Sub-17

A Equipa das Quinas perdeu com a Alemanha, por 3-1, na segunda jornada da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa.

VEJA AQUI AS MELHORES IMAGENS.

A Seleção Nacional sub-17 feminina perdeu, esta quinta-feira, por 3-1, diante da Alemanha, na segunda jornada da Ronda 1 da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 2022.

Frente à número 1 do ranking do escalão e campeã europeia em título, as comandadas de Marisa Gomes não mostraram medo e olharam olhos nos olhos a equipa germânica, dividindo o jogo e superiorizando-se à equipa adversária, inclusive, durante praticamente toda a partida. 

Após uns primeiros 20 minutos de domínio completo de Portugal, a Alemanha começou a dividir o jogo e a sair em transição rápida para o ataque. A Equipa das Quinas ia dando conta do recado, mas aos 26 minutos o conjunto germânico inaugura o marcador por Loreen Bender, na conversão de uma grande penalidade.

A Alemanha seguia, então, na frente do marcador, mas Portugal não baixava os braços e, poucos minutos depois, dispõe de uma grande oportunidade, mas a guardiã Eve Boettcher leva a melhor.

Na segunda metade, mais do mesmo: Portugal dominava e obrigava a equipa adversária a retrair-se no campo e a procurar fazer golos em transições ofensivas ou de bola parada. O segundo golo alemão nasce precisamente de um canto e pela mesma jogadora: Loreen Bender (53').

Muitos poderiam pensar que a Equipa das Quinas baixasse os braços a partir de então, mas a personalidade da equipa veio ao de cima e Inês Simas reduz para 2-1 (58'), também na conversão de um castigo máximo, após uma fantástica pressão alta das jogadoras portuguesas. 

Até ao fim do jogo, Portugal dispôs de oportunidades para marcar, mas a ineficácia teimava em andar de mãos dadas com a Seleção Nacional e mostrava não querer nada com as alemãs, que, mais uma vez contra a corrente do jogo, marcaram, desta feita por Paulina Platner, na recarga de um contra-ataque alemão.

Uma derrota que não compromete as aspirações portuguesas na prova, mas que deixa boas perspetivas para o futuro imediato e a longo prazo. Relativamente a esta Fase de Qualificação, Portugal goleou a Finlândia no primeiro jogo e continua em muito boa posição de confirmar a presença na Ronda 2. Não o conseguiu esta quinta-feira, mas um empate diante da Bósnia no domingo (que nesta jornada perdeu diante da Finlândia por 4-0) bastará para garantir essa mesma passagem. Quanto ao futuro a longo prazo, as comandadas de Marisa Gomes mostraram personalidade e talento técnico e táctico para se baterem contra qualquer seleção sub-17 do mundo.

Marisa Gomes, treinadora nacional, em discurso direto:

“Não foi pela fadiga que perdemos. Também não foi por falta de organização, foi por questões de detalhe. É verdade que iniciámos o jogo e estivemos muito bem. Tivemos, na primeira parte, mais oportunidades do que a Alemanha, mas o futebol é de eficácia e nós não fomos eficazes.

Contudo, gostaria de enaltecer a capacidade de resposta das miúdas, não só em termos físicos, como em termos de organização de jogo, porque a Alemanha foi-se ajustando, ao intervalo mudou algumas coisas, e nós conseguimos responder, manter o nível de jogo e, mesmo quando a equipa estava partida, criar algumas oportunidades.

E vimos a Alemanha a acabar o jogo a fazer antijogo. Se fôssemos pensar nisto antes do jogo, se calhar não acharíamos possível. Estou muito orgulhosa daquilo que as miúdas fizeram hoje, do trabalho da equipa e da capacidade de resposta individual de cada uma.

Vamos partir para terceiro jogo muito felizes com o que já foi feito neste apuramento. O objetivo de ficar na Liga A é fundamental, porque estas miúdas merecem estar numa fase final. Hoje, pelo jogo que vimos, são competentes para jogar uma fase final e disputar um jogo contra qualquer equipa.

Também sabemos que estas miúdas precisam de crescer. E, como crescem na adversidade, temos de ir a uma fase final para lhes garantir essas condições e para que, no final da época, tenham um maior número de jogos internacionais e de ações contra as melhores jogadoras. Hoje, jogaram contra a equipa número um do ‘ranking’ da idade delas e, se jogassem sem camisolas, se calhar havia pessoas que diriam que a Alemanha era a nossa equipa.”

Maria Ferreira em discurso direto:

"O resultado não foi o que desejávamos, mas acho que a equipa esteve muito bem. Tanto as jogadoras que entraram de início, como as que foram entrando deram boa resposta. Temos que estar orgulhosas daquilo que fizemos e tenho a certeza que no próximo jogo vamos acabar com um sorriso na cara. Foi muito bom o que fizemos aqui hoje.

Estávamos por cima do jogo quando sofremos o 3-1. Infelizmente foi um lance que não conseguimos controlar, mas reagimos bem e continuámos por cima. Foi isso que a professora nos pediu e creio que demos uma boa resposta.

Temos o objetivo de estar na segunda fase e vamos cumpri-lo."

Margarida Pinto em discurso direto:

"Entrámos muito bem no jogo. Ainda tínhamos alguma fadiga do último jogo, mas creio que respondemos bem dentro de campo. Nos primeiros minutos dominámos o jogo e mesmo depois do penalty continuámos muito bem. Impusemos o nosso jogo e apesar de a Alemanha ser uma equipa muito forte, estivemos bem.

Temos que levantar a cabeça, porque aprendemos muito com este jogo e é com este tipo de partidas que crescemos.

Vamos passar à fase seguinte e no futuro vamos encontrar a Alemanha. Não vamos ter medo de ninguém, hoje provámos que somos muito boas e vamos responder-lhes no futuro."

Ficha de Jogo
Ronda 1 da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 
Estádio Municipal de Albufeira 

Árbitra: Maria Sole Caputi (Itália)
Árbitras assistentes: Veronica Martinelli (Itália) e Solenne Bartnik (França)
4.ª Árbitra: Maika Vanderstichel (França)

ALEMANHA 3-1 PORTUGAL (1-0 ao intervalo)

ALEMANHA (11 inicial): Eve Boettcher, Carlotta Schwoerer (Antonia Dehm, 57'), Laura Gloning, Annaleen Bohler, Jella Veit, Mathilde Janzen, Mara Alber - Cap. (Saphia Kraul, 87'), Paulina Platner, Marie Steiner (Anne Reif, 76'), Alara Sehitler e Loreen Bender (Svea Stoldt, 87').
Suplentes: Anne Moll, Marlene Deyss e Mia Werner.
Treinador: Friederike Kromp
Golos: Loreen Bender (26' e 53') e Paulina Platner (83')
Disciplina: cartão amarelo a Loreen Bender (20') e a Paulina Platner (29')​​​​

PORTUGAL (11 inicial): Victória Ferreira, Bruna Ramos (Carolina Rodrigues, 81'), Maria Francisca, Gabriela Vinhas, Maria Ferreira, Andreia Bravo (Lara Martins, 74'), Maria João Silva (Leonete Correia, 56'), Inês Simas - Cap., Margarida Pinto, Mafalda Mariano (Ana Rita Cunha, 74') e Cristiana Martins (Carolina Ferreira, 74').
Suplentes: Ana Carolina Ferreira, Leonor Faria, Isabel Cardoso e Marta Melão.
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: Inês Simas (58')
Disciplina: cartão amarelo a Andreia Bravo (57') e a Bruna Ramos (65')

 

Eis a lista atualizada de convocadas:
Clube Condeixa: Maria Silva:
FC Famalicão:  Ana Rita Cunha;
SC Castêlo Maia: Gabriela Vinhas;
SC Braga: Ana Pinto e Leonor Faria;
SL Benfica: Carolina Ferreira, Inês Simas, Lara Martins, Mafalda Mariano e Victória Ferreira;
Sporting CP: Andreia Bravo, Bruna Ramos, Carolina Rodrigues, Cristiana Martins, Isabel Cardoso, Leonete Correia, Maria Ferreira, Maria Francisca e Marta Melão;
Viseu 2001 ADSC: Ana Carolina Ferreira.

Programa da Seleção:
12 de novembro de 2021 | sexta-feira
10h00: treino 

13 de novembro de 2021 | sábado
10h30: treino 

14 de novembro de 2021 | domingo
17h00: Bósnia Herzegovina - Portugal , no Estádio Algarve

Como funciona o novo formato
O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-17 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento das jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substituição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na Bosnia Herzegovina, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Após o desfecho da segunda fase de qualificação, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem
O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato é igual ao implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-19.


;

Notícias