Seleção Sub-17 Feminina

Carolina Ferreira: "Vamos entrar em campo para ganhar"

Futebol Fem. - Sub-17

A Equipa das Quinas já ultima detalhes para o jogo diante da Alemanha.

A Seleção Nacional sub-17 feminina cumpre, esta quarta-feira, o último dia de trabalhos antes do encontro diante da Alemanha.

A Equipa das Quinas pretende dar seguimento ao bom resultado obtido diante da Finlândia, na primeira jornada, numa altura em que Portugal está muito próximo de garantir a presença na Liga A, para a segunda fase de apuramento.

Esta quarta-feira, o fpf.pt falou com Carolina Ferreira, jogadora do SL Benfica e que saiu do banco no encontro diante do conjunto nórdico. Ao relembrar esse jogo, a atleta não tem dúvidas que foi Portugal quem mais lutou pela vitória e considera justo o triunfo: "foi muito bom para nós termos ganho da forma que ganhámos. Estivemos sempre em cima delas, pressionámos, conseguimos impor o nosso jogo que era fundamental. Tivemos muito tempo a posse de bola e só podia dar um bom resultado para nós. Houve mais mérito de Portugal. Claro que a expulsão ajudou, mas quisemos a vitória mais do que elas e isso foi visível durante o jogo todo, mesmo na altura em que estava onze contra onze. O segredo esteve em termos pressionado e defendido sempre bem", considerou.

A atleta deixou o mote para os desafios que se avizinham, em particular o desta quinta-feira, frente à Alemanha. "Para os próximos dois jogos, precisamos de ter espírito de sacrifício, porque não há muito tempo de intervalo entre os jogos, logo não há muito tempo para recuperar. Ainda assim, se entrarmos com cabeça e tivermos a atitude que tivemos contra a Finlândia, vamos conseguir fazer uma boa prestação no campo. A Alemanha vai ser um adversário extremamente difícil, é das melhores equipas do mundo no nosso escalão e vamos precisar de estar ao nosso melhor para as conseguirmos vencer. Vamos entrar em campo para ganhar, mas sabemos que vamos precisar de fazer um jogo praticamente perfeito. Vai ser difícil, mas vamos lutar para saírmos a sorrir no final""

Carolina Ferreira destacou ainda o bom ambiente no grupo de trabalho, algo que foi visível nos festejos dos golos do primeiro jogo. "O espírito de grupo também é uma arma nossa. Temos estado juntas desde setembro, por isso temos vindo a criar uma família entre nós. Em grupo, ajudamo-nos umas às outras tanto fora como dentro de campo", disse.

Eis a lista atualizada de convocadas:
Clube Condeixa: Maria Silva:
FC Famalicão:  Ana Rita Cunha;
SC Castêlo Maia: Gabriela Vinhas;
SC Braga: Ana Pinto e Leonor Faria;
SL Benfica: Carolina Ferreira, Inês Simas, Lara Martins, Mafalda Mariano e Victória Ferreira;
Sporting CP: Andreia Bravo, Bruna Ramos, Carolina Rodrigues, Cristiana Martins, Isabel Cardoso, Leonete Correia, Maria Ferreira, Maria Francisca e Marta Melão;
Viseu 2001 ADSC: Ana Carolina Ferreira.

Programa da Seleção:
11 de novembro de 2021 | quinta-feira

15h00: Alemanha - Portugal  no Estádio Municipal de Albufeira

12 de novembro de 2021 | sexta-feira
10h00: treino 

13 de novembro de 2021 | sábado
10h30: treino 

14 de novembro de 2021 | domingo
17h00: Bósnia Herzegovina - Portugal , no Estádio Algarve

Como funciona o novo formato
O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-17 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento das jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substituição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na Bosnia Herzegovina, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Após o desfecho da segunda fase de qualificação, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem
O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato é igual ao implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-19.


;

Notícias