Estreia convincente

Futebol Fem. - Sub-17

A Equipa das Quinas estreou-se, esta segunda-feira, com uma vitória por 6-0 diante da Finlândia, na Ronda 1 da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa.

VEJA AQUI AS MELHORES IMAGENS DO ENCONTRO.

A Seleção Nacional sub-17 feminina entrou a vencer, esta segunda-feira, na Ronda 1 da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 2022. As comandadas de Marisa Gomes triunfaram por 6-0, frente à Finlândia e deram um passo importantíssimo na luta pela permanência na Liga A.

Num jogo disputado no Estádio Municipal de Albufeira, cedo se percebeu que Portugal quereria tomar conta das incidências da partida. O domínio da posse de bola era uma constante e quando Portugal não tinha o esférico nos pés, colocava uma pressão asfixiante no conjunto nórdico, obrigando-o a errar ou a atirar a bola para fora.

Aos cinco minutos dá-se o primeiro acontecimento digno de registo da partida. Leonete Maisa Correia desmarca-se, segue isolada para a baliza e é derrubada por Nyholm. A equipa de arbitragem não teve dúvidas e mostrou cartão vermelho direto à atleta finlandesa, deixando a equipa escandinava a jogar com dez elementos.

Se Portugal já tomava conta do jogo, a partir daí nunca mais perdeu o controlo do mesmo, nem esteve perto disso. O primeiro golo surgiu, portanto com naturalidade, mas ninguém no estádio imaginou a forma como esse golo aconteceria.

Há momentos em que o futebol se transforma em poesia e foi isso que aconteceu na bota da capitã de Portugal, Inês Simas. O relógio apontava o minuto 22 e Portugal dispunha de um livre poucos metros à frente da linha divisória do meio-campo. Todos esperariam um cruzamento, mas a número 10 tinha outras ideias na cabeça. Pontapé fortíssimo na bola, que sobrevoa toda a gente e entra, sem hipóteses de defesa na baliza finlandesa. Estava inaugurado o marcador para festejos dos adeptos portugueses, certamente maravilhados com o lance que tiveram a possibilidade de assistir.

Galvanizadas com o primeiro golo, as comandadas de Marisa Gomes foram à procura do segundo e conseguiram-no. A pressão de Inês Simas na grande área adversária deu frutos, com a capitã da Seleção Nacional a recuperar a bola e a dar ‘de bandeja’ para Leonete Correia encostar para a baliza desprotegida (37’). Estreia de sonho para a número 8 da Equipa das Quinas que marca um golo na sua primeira internacionalização.

Na segunda metade, Portugal não baixou o ritmo nem diminuiu a ambição dentro de campo e foi, constantemente, à procura do golo. Essa busca incessante foi recompensada ao minuto 67 quando Maria Ferreira remata cruzado e faz o 3-0 para a Equipa das Quinas.

Na parte final do jogo, a Finlândia acabou por ‘cair’ psicologicamente e Portugal aproveitou para dobrar a vantagem.

Aos 80 minutos, Lara Martins, com 15 anos acabados de fazer, surgiu isolada perante a guardiã finlandesa, após grande passe de Andreia Bravo, antecipa-se à mesma e atira a contar para o 4-0.

Seis minutos depois, foi Cristiana Martins a fazer o quinto golo, um minuto após entrar em campo e depois de ter fintado a guarda-redes adversária.

Por fim, no último minuto do período de descontos, Ana Ferreira sentenciou a partida em 6-0.

Uma grande vitória e uma exibição de excelência por parte das comandadas de Marisa Gomes. Melhor entrada na Fase de Apuramento era difícil e Portugal, perante um conjunto com muito valor, não se acanhou, e garantiu um triunfo por números que devem ser recordados.

Com o primeiro teste ultrapassado, Portugal centra agora atenções nos dois próximos encontros, diante da Alemanha (11 de novembro) e Bósnia Herzegovina (14 de novembro). No outro jogo do Grupo 4, disputado em simultâneo ao Portugal x Finlândia, a Alemanha venceu a Bósnia, por 4-0.

Marisa Gomes, Treinadora Nacional, em discurso direto:

“É um ‘balão de oxigénio’ e de confiança para aquilo que é o processo. Começar a ganhar é ótimo, e ganhar por tantos golos ainda é melhor.

Temos de valorizar a capacidade da equipa de, ao longo do jogo, ter tido organização e confiança para ir ajustando em função do que o adversário fazia.

Tínhamo-nos preparado para um jogo, no entanto, não se preparam coisas que acontecem, como a expulsão, o que retraiu um pouco as miúdas. Mas, depois, fomos melhorando. Elas passaram a estar mais envolvidas no jogo, a jogar como sabem, e isso permitiu-nos marcar mais golos.

Este jogo não retrata o demérito da Finlândia. É uma boa equipa, com argumentos fortes a nível atlético. Temos de valorizar a capacidade da nossa equipa em ter tornado o jogo fácil.

A equipa conseguiu ter a bola em vários espaços, respondendo à pressão finlandesa. Grande mérito das miúdas também no momento defensivo, por termos conseguido fechar nos ‘timings’ ajustados, quando elas arriscavam, para conseguir roubar bolas em momentos críticos.

Pensamos jogo a jogo. Vamos recuperar e preparar a Alemanha da melhor maneira. Sabemos que o nível de dificuldade é diferente, por dois motivos: porque o padrão de jogo delas é muito diferenciado e porque nós temos muita fadiga. Mas, elas, com certeza, também terão. O que podemos prometer é que vamos tentar fazer o nosso melhor”.

Inês Simas em discurso direto:

"Senti-me confiante na altura e decidi arriscar. Felizmente saiu-me bem e fiz um grande golo, um dos melhores da minha carreira.

"É um grande resultado, mas só podemos ficar a pensar neste resultado até hoje à noite, pois temos mais dois jogos já aí à porta e são muito importantes."

"Sim, a expulsão ajudou-nos. Uma equipa que fica a jogar em superioridade numérica tem vantagem e nós aproveitámos isso e fizemos um grande resultado."

Leonete Correia em discurso direto:

"Correu muito bem! Fazer um golo e uma assistência na primeira internacionalização é boa forma de me estrear e estou muito satisfeita."

"Ao início confesso que estava um pouco nervosa, mas com o desenrolar do jogo comecei a acreditar mais em mim e fui-me soltando."

"Fui muito bem recebida pelo grupo. Recebi bastante amor, carinho e uma enorme amizade."

"Vamos tentar fazer o nosso melhor nos próximos jogos, sempre com o intuito de os vencer, apesar de sabermos que serão muito difíceis. O nosso foco já está nesses encontros."

Ficha de Jogo
Ronda 1 da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 
Estádio Municipal de Albufeira 

Árbitra: Abigail Marriott (Inglaterra)
Árbitras assistentes: Lauren Impey (Inglaterra) e Veronica Martinelli (Itália)
4.ª Árbitra: Maria Sole Caputi (Itália)

PORTUGAL 6-0 FINLÂNDIA (2-0 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): Victória Ferreira, Ana Pinto, Gabriela Vinhas, Maria Francisca, Bruna Ramos (Ana Carolina Ferreira, 79'), Andreia Bravo, Inês Simas - Cap., Mafalda Mariano (Carolina Ferreira, 65'), Maria Ferreira (Carolina Rodrigues, 79'), Maria João Silva (Lara Martins, 65') e Leonete Correia (Cristiana Martins, 85').
Suplentes não utilizadas: Ana Rita Cunha, Leonor Faria, Isabel Cardoso e Marta Melão.
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: Inês Simas (22'), Leonete Correia (37'), Maria Ferreira (67'), Lara Martins (80') e Carolina Ferreira (90+3')
Disciplina: cartão amarelo a Mafalda Mariano (48')

FINLÂNDIA (11 inicial): Nastase, Kalske, Nyholm - Cap., Perkaus (Turkia, 75'), Heikkinen, Kalske (Angeria, 62'), Schalin (Makipelkola, 62'), Aho (Yla-Mononen, 46'), Walta, Halttunen e Seiro (Friman, 62').
Suplentes não utilizadas: Niinisto, Sarlin, Ek e Savolainen.
Treinador: Marko Saloranta
Golos: -.
Disciplina: ​​​​cartão vermelho a Nyholm (5')

 

Eis a lista atualizada de convocadas:
Clube Condeixa: Maria Silva:
FC Famalicão:  Ana Rita Cunha;
SC Castêlo Maia: Gabriela Vinhas;
SC Braga: Ana Pinto e Leonor Faria;
SL Benfica: Carolina Ferreira, Inês Simas, Lara Martins, Mafalda Mariano e Victória Ferreira;
Sporting CP: Andreia Bravo, Bruna Ramos, Carolina Rodrigues, Cristiana Martins, Isabel Cardoso, Leonete Correia, Maria Ferreira, Maria Francisca e Marta Melão;
Viseu 2001 ADSC: Ana Carolina Ferreira.

Programa da Seleção:
09 de novembo de 2021 | terça-feira
10h00: treino 

10 de novembro de 2021 | quarta-feira
10h30: treino 

11 de novembro de 2021 | quinta-feira
15h00: Alemanha - Portugal  no Estádio Municipal de Albufeira

12 de novembro de 2021 | sexta-feira
10h00: treino 

13 de novembro de 2021 | sábado
10h30: treino 

14 de novembro de 2021 | domingo
17h00: Bósnia Herzegovina - Portugal , no Estádio Algarve

Como funciona o novo formato
O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-17 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento das jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substituição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na Bosnia Herzegovina, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Após o desfecho da segunda fase de qualificação, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem
O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato é igual ao implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-19. 


;

Notícias