Objetivo cumprido

Futsal Fem. - Seleção A

Portugal goleia a Croácia e garantiu um lugar no Campeonato da Europa 2022.

VEJA AS MELHORES IMAGENS DO ENCONTRO.

A Seleção Nacional de futsal feminino vai estar no Campeonato da Europa 2022. As vice-campeãs europeias em 2019 voltam a estar nas quatro melhores equipas do continente europeu, depois de somarem três vitórias (e goleadas) em três encontros, a última diante da Croácia, por 16-1, este sábado.

A primeira parte foi exigente para a Equipa das Quinas, porventura a mais complicada desta fase de apuramento.

Portugal dominou sempre as incidências da partida, teve constantemente o controlo da posse de bola, mas a Croácia, remetida constantemente ao seu terço defensivo, veio com a lição bem estudada e fechava como podia os caminhos para a sua baliza.

A Equipa das Quinas não conseguia desbloquear a partida em jogo corrido, mas consegui-o através de uma bola parada. Pisko com um ‘tiraço’ abriu a contenda aos quatro minutos de jogo.

Os minutos que se seguiram não mostraram grandes diferenças em relação aos iniciais. A Croácia continuava remetida à defesa, apostando, sempre que possível, num hipotético erro das jogadoras portuguesas que possibilitaria uma saída rápida para o ataque. Portugal insistia, insistia, insistia, mas a bola teimava em não entrar. No entanto, diz o ditado que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” e o minuto 16 assistiu, finalmente, à insistência portuguesa dar novos frutos. Bola colocada no coração da área à espera de um desvio que surge a meias entre Fifó e Tomislava Matijevic e estava feito o 2-0 para Portugal.

A vantagem de dois golos durou pouco, pois no minuto seguinte (que viria a ter três golos!), a mesma jogadora croata converte uma grande penalidade assinalada a favor da equipa anfitriã.

Este golo parece ter deslumbrado a formação da casa que, no mesmo minuto, sofreu por duas vezes, primeiro por intermédio de um grande remate de Fifó e, segundos depois, por Janice, duas jogadoras que se estrearam a marcar nesta Fase de Apuramento.

A segunda parte iniciou-se como terminou a primeira, com o domínio português a traduzir-se em golos. Após o intervalo, as croatas continuavam combativas e a preferir dar a iniciativa de jogo à turma portuguesa.

Contudo, era nas bolas paradas que Portugal fazia mais estragos. A Croácia continuava a não apresentar eficácia na hora de ‘sobreviver’ à versatilidade de jogadas estudadas portuguesas e Carla Vanessa aproveitou para bisar em poucos minutos (22’ e 25’), através dessa forma.

Esta entrada da equipa portuguesa desnorteou por completo a formação croata, deitando por terra qualquer plano de jogo que pudesse ter sido combinado ao intervalo. Portugal não tirou o pé do acelerador, e, depois do bis da pivot do GCR Nun’Álvares, veio o hat-trick da ala/pivot do SL Benfica. Sara Ferreira, em cinco minutos, fez três golos, colocou Portugal a vencer por 9-1 e disparou a contenda.

O jogo não ficou fechado sem Portugal chegar aos dois dígitos. Fifó bisou na partida aos 32’ e Pisko seguiu o mesmo caminho aos 33’. No mesmo minuto, Portugal chegou à dúzia de golos marcados por Lídia Moreira, num contra-ataque exemplar das comandadas de Luís Conceição.

Dois minutos depois, Pisko completou o hat-trick. Sara Ferreira fez o poker (39’), Ana Azevedo inscreveu o seu nome na lista de marcadores a quarenta segundos do final e Carla Vanessa fez também o hat-trick a 15 segundos do término da partida.

16-1, um recital de futsal por parte da equipa orientada por Luís Conceição e um lugar garantido nas quatro melhores equipas da Europa, com uma fase de apuramento absolutamente irrepreensível.

Pisko em discurso direto:

"Estamos muito feliz e com sentimento de dever cumprido, que era aquilo que mais queríamos, em março estar na final-four e tentarmos ser campeãs da Europa.

Hoje é tempo de desfrutar e nos próximos estágios então começarmos a pensar em preparar esse objetivo que temos. Agora é festejar e aproveitar que estamos aqui todas em família, porque somos uma grande família."

Luís Conceição em discurso direto:

"Sabíamos que a Croácia, enquanto pudesse, iria chatear um bocadinho. Entrámos um pouco naquele jogo instável, desorganizados e depois na pausa técnica conseguimos acalmar o jogo, sair de forma organizada e pensar o jogo outra vez. A partir daí fomos fazendo os golos, fomos jogando com outro à vontade, na segunda parte entrámos a fazer mais golos e quando o resultado começa a ser mais volumoso e depois é difícil parar, com esta qualidade toda que elas têm e a fazer golos, é difícil pararem-nos. Essencialmente estivemos focadas, estivemos determinadas, fomos decidindo bem nos últimos dez metros porque sabíamos que a equipa adversária ia encostar-se nos últimos metros do campo e foi positivo."

FICHA DE JOGO

Mladost Sports Hall
Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa - Grupo 2

Árbitros: Ivo Tsenov (Bulgária) e Yevhen Hordiienko (Ucrânia)
3.º árbitra: Florentina Kallaba (Kosovo)
Cronometrista: Dino Kramar (Croácia)

CROÁCIA - PORTUGAL

Croácia (cinco inicial): Nikolina Severinski, Sandra Trstenjak, Tomislava Matijevic, Valentina Stipancevic e Gabrijela Gaiser.
Suplentes: Andrea Telisman - Cap., Sara Bucic, Lucija Svorcina, Petra Barbir, Marijana Oresic, Sandra Brkan e Marija Zagar.
Treinador: Luka Marinovic
Golos: Tomislava Matijevic (17')
Disciplina: nada a assinalar.

Portugal (cinco inicial): Ana Catarina, Ana Pires, Cátia Morgado, Ana Azevedo - Cap. e Lídia Moreira
Suplentes: Odete Rocha, Inês Fernandes,  Janice Silva, Sara Ferreira, Carla Vanessa, Fifó e Pisko.
Treinador: Luís Conceição
Golos: Pisko (4', 33' e 35'), Tomislava Matijevic (a.g., 16'), Fifó (17' e 32'), Janice (17'), Carla Vanessa (22', 25' e 40'), Sara Ferreira (25', 27', 30' e 39'), Lídia Moreira (33') e Ana Azevedo (40')
Disciplina: cartão amarelo a Inês Fernandes (17')

 

Eis a lista de convocadas:
ASD Citta di Falconara: Fifó e Janice Silva;
FC Vermoim: Ana Azevedo;
GCR Nun'Álvares: Ana Pires, Carla Vanessa, Cátia Morgado, Odete Rocha e Pisko;
Novasemente GD: Lídia Moreira;
SL Benfica: Ana Catarina; Inês Fernandes e Sara Ferreira;

Programa da Seleção*:

23 de outubro de 2021 | sábado
16h30: jogo Croácia x Portugal 

24 de outubro de 2021 | domingo
06h20: saída de Zagreb;
07h55: chegada a Frankfurt;
09h10: saída de Frankfurt;
11h15: chegada a Lisboa

(*Em Karlovac é mais uma hora do que em Portugal continental.)


;

Notícias